A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação


Há 27 anos a Escola Nacional de Administração Pública- Enap estimula a implementação de serviços, processos e políticas públicas inovadores com impacto sobre o serviço público e a vida do cidadão com a premiação de iniciativas desenvolvidas por servidores públicos. A edição deste ano do Concurso Inovação do Setor Público trouxe novidades. Além das tradicionais três categorias, criou outras duas: inovação ambiental e votação pelo público.

Confira as fotos do evento

A inovação agradou. Mais de 16 mil pessoas participaram da votação on-line para eleger os projetos favoritos em cada uma das outras categorias. O nome dos vencedores, no último dia da Semana de Inovação da Enap, foi mantido em segredo até o momento do anúncio no lotado auditório Inspira.

“É muito árduo inovar no serviço público”, afirmou a ministra substituta de Gestão e Inovação, Cristina Kiomi Mori. Segundo ela, o “drive tecnológico” é o primeiro ponto em que se pensa ao se falar em inovação; porém a transformação mais importante é nas pessoas. O prêmio é um reconhecimento aos servidores, que inovam diariamente.

Neste ano, foram 23 inciativas finalistas de governos federais, estaduais, municipais e consórcios intermunicipais com mais de 200 mil habitantes.  Os vencedores dessa edição se somarão aos mais de 400 trabalhos já premiados pela Enap.

Entre os vencedores desta edição, alguns foram agraciados duplamente. O Projeto “Brasil MAIS - Meio Ambiente Integrado e Seguro”, da Polícia Federal, foi o campeão da categoria de Inovação Ambiental e ficou em terceiro lugar na categoria de inovação em processos organizacionais. Já os servidores da prefeitura de Recife foram reconhecidos com projetos diferentes, o “EITA! Recife - Do Fomento à Inovação Aberta ao Marketplace de Soluções”  e  “GO Recife - Geração de Oportunidade”.

Conheça lista das iniciativas vencedoras:

CATEGORIA GERAL I: INOVAÇÃO EM PROCESSOS ORGANIZACIONAIS NO PODER EXECUTIVO FEDERAL, ESTADUAL E DO DISTRITO FEDERAL

1º LUGAR -> Otimização do Giro de Leitos como estratégia gerencial para aumentar a capacidade de internação hospitalar - Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes/Ufes

2º LUGAR -> Robô Alice - Analisador de Licitações, Contratos e Editais - Controladoria-Geral da União

3º LUGAR -> Projeto Brasil MAIS - Meio Ambiente Integrado e Seguro - Polícia Federal

CATEGORIA GERAL II: INOVAÇÃO EM SERVIÇOS OU POLÍTICAS PÚBLICAS NO PODER EXECUTIVO FEDERAL

1º LUGAR -> Garantias financeiras para assegurar o descomissionamento de instalações em campos de petróleo e gás natural no Brasil - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 

2º LUGAR -> Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina - Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz 

3º LUGAR -> Transformação digital e de pessoas no Executivo Federal com a plataforma SOUGOV.BR - Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

CATEGORIA GERAL III: INOVAÇÃO EM SERVIÇOS OU POLÍTICAS PÚBLICAS NO PODER EXECUTIVO ESTADUAL, DO DISTRITO FEDERAL E MUNICIPAL (MUNICÍPIOS OU CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS COM MAIS DE 200 MIL HABITANTES)

1º LUGAR -> Programa de Inclusão Digital Prodabel – PBH - Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte PRODABEL

2º LUGAR -> EITA!Recife - Do Fomento à Inovação Aberta ao Marketplace de Soluções – Prefeitura do Recife 

3º LUGAR -> GO Recife - Geração de Oportunidade - Prefeitura do Recife

CATEGORIA ESPECÍFICA IV: INOVAÇÃO AMBIENTAL

1º LUGAR -> Projeto Brasil MAIS - Meio Ambiente Integrado e Seguro - Polícia Federal

2º LUGAR -> O pioneiro Programa de REDD+ Jurisdicional do Acre - Secretaria de Estado de Planejamento/AC

3º LUGAR -> Programa BRDE LABS 2022 no Paraná – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE

 CATEGORIA ESPECÍFICA VI: ESCOLHA DO PÚBLICO

Categoria I -> 1º LUGAR- Programa de Compliance Público Estadual e Municipal de Goiás- Controladoria-Geral do Estado de Goiás.

Categoria II -> 1º LUGAR- Transformação Digital e de Pessoas no Executivo Federal com a plataforma SOUGOV.BR- Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Categoria III -> 1º LUGAR- Programa de Inclusão Digital Prodabel- Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte.

Saiba mais sobre o 27º Concurso Inovação no Setor Público

Foto: Paulo Negreiros

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Ética e IA, Marco Legal das startups e Amazônia inovadora marcam último dia de programação da Semana de Inovação 2023

Durante três dias, foram mais de 500 horas de programação para cerca de 15 mil pessoas no presencial e virtual

Publicado em:
09/11/2023