Inscrição cancelada com sucesso!

Ao longo de três dias de evento, Enap e parceiros fomentam debates em torno de ações e resultados pela construção de uma política nacional de cuidados

Ales Sandoval

A presidenta da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, conduziu a cerimônia oficial de abertura da 10ª Semana de Inovação. O ato oficial foi realizado durante a mesa “Brasil que Cuida”, que dá nome ao palco onde foi realizada. Betânia recebeu representantes das entidades parceiras: o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres (MM), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

A presidenta da Enap destacou o trabalho em conjunto com os parceiros pela construção de uma política nacional de cuidados e salientou o tema central desta edição da Semana de Inovação, que é “Novas formas de cuidar”, como uma mensagem para reflexão. “Cuidar é um tema que tem que ser discutido não somente pelas mulheres, mas por toda a sociedade, porque é o trabalho do cuidado que oferece suporte e estruturação para que todos os outros trabalhos ocorram. Sem esse trabalho, a gente não tem como ter uma sociedade e uma economia que funcionem. Por isso esse tema é tão caro para nós”, afirmou Betânia durante a solenidade.

A presidenta da Enap explicou o trabalho que vem sendo realizado pela escola durante todo o ano, junto aos ministérios, na construção do primeiro plano nacional do cuidado do Brasil. Nesse sentido, a Semana de Inovação será o ápice dos resultados, com a apresentação, por meio de oficinas, palestras e workshops, de tudo o que foi trabalhado pela Enap e seus parceiros. “A gente precisa discutir como a sociedade vai cuidar, como vamos cuidar uns dos outros. Essa discussão precisa sair das famílias, porque nessa nova transição elas já não dão conta sozinhas. Esse cuidado precisa ser compartilhado pelo Estado, pelas empresas e pelo mercado e pelas organizações do terceiro setor. É isso que discutiremos nesses três dias”, afirmou Betânia.

Respostas urgentes
A secretária nacional de cuidados e família do MDS, Laís Abramo, ressaltou a importância de políticas focadas nos trabalhos com os cuidados e como a invisibilidade afeta especialmente as mulheres. “Estamos diante de um momento na sociedade que requer do Estado respostas urgentes. A organização social dos cuidados no Brasil é injusta, desigual e insustentável, uma vez que coloca sobre as famílias, e em particular sobre as mulheres, a responsabilidade principal pela previsão dos cuidados”, declarou ele, que também destacou que essas barreiras limitam a inserção das mulheres no mercado de trabalho e na trajetória pública.

Cristina Mori, secretária-executiva do MGI, afirmou que o governo federal trabalha por um Estado que responda de maneira cada vez mais rápida e eficiente aos desafios que são colocados nesse momento da nossa história. Entre as iniciativas do ministério, destacou o trabalho realizado na construção da política nacional de cuidados e a importância da Semana de Inovação. “O tema deste ano é fundamental. O MGI foi criado para fortalecer as capacidades do Estado para promover a transformação. Porém, transformar para quê? Aqui temos um debate real que precisa ser feito globalmente, como o cuidado em suas múltiplas dimensões”, analisou a secretária-executiva.

Para Cristina, um evento presencial, como a Semana de Inovação, é uma oportunidade de emergir a novidade e o momento de encontrar outras pessoas e dialogar sobre contextos variados. “É nesse tipo de encontro que percebo a potência e a capacidade real de fazer essa transformação, engajando tanto os servidores e as servidoras públicas como todo o público que vem aqui participar. Que a gente possa fazer emergir daqui o novo, de fato. Um país que saiba cuidar da sua população, da sua sociedade, e que possa espalhar seu exemplo para o mundo”, acrescentou ela.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.

SERVIÇO:

O quê: Semana de Inovação 2024 (entrada gratuita)

Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, Brasília-DF)

Data: 29, 30 e 31 de outubro

Formato: Presencial e On-line (Apenas as atrações de palco principal serão transmitidas. As demais atividades presenciais só para os participantes in loco. A programação on-line é exclusiva para inscritos on-line)

Mais informações e inscrições:  http://semanadeinovacao.enap.gov.br

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn