Formar líderes capazes de transformar suas áreas de atuação de forma sistêmica

e desenvolver competências técnicas e gerenciais de forma integrada. Esse foi o objetivo principal alcançado pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) ao longo dos quatro cursos proporcionados no primeiro semestre de 2018: Gestão de Pessoas, Orçamento e Finanças, Transformação de Serviços e Tecnologia da Informação e Comunicações.

"Ambientes que permitem inovação requerem uma conjugação de fatores que impulsione novas práticas, que encorajem e capacitem servidores para ações de maior impacto, com mais retorno para a sociedade", explicou o coordenador-geral de Educação Executiva, Pedro Vilela.

Diante desta necessidade, os cursos foram estruturados a partir de quatro eixos de conteúdos multidisciplinares: um eixo técnico, que varia de acordo com o tema do curso, gestão pública, desenvolvimento gerencial e inovação.

No eixo técnico, os participantes conheceram o ecossistema governamental em que atuam, identificando as principais estruturas, atores e desafios, bem como as ferramentas e as melhores práticas para enfrenta-los. No eixo gestão pública, além de identificar e estruturar problemas, os participantes aprenderam a desenvolver e dramatizar soluções estratégicas para criar valor público. Já no eixo desenvolvimento gerencial, o foco foi em desenvolver competências interpessoais para a gestão de equipes de alto desempenho orientadas a resultados.

"Todos os eixos convergiram no Desafio Inovação, no qual os participantes usam ferramentas de Design Thinkingpara desenvolver colaborativamente soluções para problema públicos relevantes em seus campos de atuação", disse Vilela.

O conhecimento aplicado na prática - A aluna Maria da Penha Barbosa da Cruz, coordenadora-geral de Modernização de Cargos e Carreiras, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), fez o curso na área de Gestão de Pessoas e classificou a capacitação como sendo de elevado nível:

"As diversas técnicas e ferramentas apresentadas no curso estão sendo aos poucos utilizadas tanto na área de gestão pública, na análise e proposição de solução de problemas complexos, quanto no desempenho da função gerencial, com vistas ao alcance de maior alinhamento e engajamento da equipe de trabalho", afirmou.

Anderson da Silva Costa, Diretor de Tecnologia da Informação, no Instituto Federal de Brasília, depois de participar do curso na área de Tecnologia da Informação e Comunicações, também relatou como está utilizando os conceitos estudados em seu cotidiano.  "Um dos instrumentos que nós utilizamos é a ferramenta Canvas, para estruturar as ações indicadas para resolução de problemas. Além disso, a abordagem da criação de protótipos para experimentação antecipada de uma solução proposta também está sendo implementada dentro da nossa instituição", descreveu.

Seleção dos professores - Sobre a escolha do corpo docente, Vilela ressalta que o foco foi na escolha de professores que possuem não somente a teoria, mas também a prática. "A solução dos problemas públicos depende de conhecimento teórico, mas sobretudo, conhecimento prático da dinâmica e dos principais desafios do setor público. Assim, além de uma trajetória acadêmica sólida, todos os professores convidados para atuar no PDL possuem vasta experiência profissional no setor público", afirmou.

Mais informações: //Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo./">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.