Iniciativas de capacitação e formação de lideranças e de engajamento de equipes promovidas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) foram destaque na mesa de abertura do evento “Alta Performance no Serviço Público: Lideranças que Geram Resultados”, realizado nesta quarta-feira (14) pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Brasília (DF).
Com o tema “Liderança de Alta Performance”, a mesa de abertura do evento contou com a participação da presidenta da Enap, Betânia Lemos; do diretor Executivo do Dnit, Carlos Barros, e do diretor Executivo de Gestão do Senado Federal, Márcio Tancredi, e foi moderado por Júnia Melo, coordenadora de Capacitação, Treinamento e Ensino do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).
A presidenta da Enap, Betânia Lemos, destacou iniciativas da Escola para a capacitação e a especialização de lideranças, como o LideraGOV e o E20+5, e para promover um maior engajamento de servidoras e servidores, como o Sou Enap. Ela evidenciou que uma liderança de alta performance no serviço público é aquela que consegue engajar sua equipe em torno de uma causa comum, gerando propósito e significado no trabalho cotidiano.
"'Engajamento' é a palavra-chave. Um líder de alta performance, nas décadas de 60 e 70, era quem olhava os resultados, controlava planilhas e mandava as pessoas trabalharem. Só que a sociedade vem mudando. E, hoje, para um bom líder conseguir a alta performance da sua equipe, não basta que ele olhe os processos e divida bem as tarefas, ele tem que engajar", realçou Betânia.
"A Enap está nesse processo para engajar a equipe desde 2023. E tudo começou com o planejamento estratégico, ao fazermos uma escuta de todos os nossos servidores - os que estão na liderança e os que não estão -, de forma a aproveitar toda a diversidade do nosso corpo." "O propósito que a gente tirou de todo esse processo foi o de unir conhecimento e prática para a transformação do Estado", frisou a presidenta da Enap.
Betânia Lemos apresentou, ainda, o projeto Sou Enap, realizado sempre ao início e ao final de cada ano. "Duas vezes no ano, a Enap fecha para esse evento interno, em que reunimos todos: servidores, servidoras e líderes. Não é um evento apenas para mostrar o resultado.”
“Os próprios servidores se inscrevem para apresentar o que eles estão fazendo para atingir aquele objetivo estratégico. Então, ele é construído com a participação das próprias pessoas que estão trabalhando na ponta e fazendo acontecer", detalhou.
Outra iniciativa da Enap apresentada por Betânia Lemos na mesa de abertura foi o projeto E20+5, que é um projeto interno de sucessão. "Também foi inspirado no LideraGOV, mas adaptado para realidade interna da Enap. O programa foi lançado este ano, com um grupo de 25 servidores que estão desenvolvendo as habilidades para uma boa liderança", finalizou a presidenta da Enap.
LideraGOV: referência
Betânia Lemos apresentou detalhes do programa LideraGOV, que é promovido pela Enap em conjunto com a área de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), ao qual a Escola é vinculada.
"Esse programa foi muito bem formulado. Ele traz bases teóricas para a prática na formação de lideranças. Eu convido a todas as pessoas que não conhecem a entrarem no nosso site e verem as características desse programa, que, inclusive, ganhou o prêmio Espírito Público no ano passado", exaltou a presidenta da Enap.
O diretor Executivo do Dnit, Carlos Barros, agradeceu a Enap pelo desenvolvimento do LideraGOV e destacou a importância da iniciativa promovida pela Escola para a idealização do próprio programa de lideranças do Departamento: o Lidera Dnit, que forma esta semana a primeira turma de 40 profissionais.
“A Enap fez um um processo muito bom em termos de desenvolvimento desse Programa, e a gente tem adaptado às nossas realidades. Nós pegamos essa realidade que é o LideraGOV e transformamos no Lidera Dnit, que hoje traz esse desenvolvimento”, ressaltou Barros.
Já o diretor Executivo de Gestão do Senado Federal, Márcio Tancredi, trouxe a experiência da Casa que comanda o Congresso Nacional na transformação da forma com que as lideranças são formadas pela instituição.
"No Senado, a gente tem o programa de formação gerencial que tinha uma cara muito tradicional e ortodoxa. Fizemos um movimento junto com a área de capacitação do ILB para fazer uma transformação grande nesse programa, para trazer coisas relevantes, como soft skills, que são muito importantes", explicou Tancredi.
Liderança 360º
A Enap também foi representada na terceira e última mesa do evento do Dnit, com o tema "Alta Performance Visão 360º. Kátia Simões, coordenadora de Gestão Estratégica e Modernização na Diretoria de Gestão Corporativa da Enap, lembrou que fez parte de uma das turmas do LideraGOV e garantiu atestar o quanto o programa transformou a sua própria realidade profissional.
"Quando o corpo organizacional - a minha comunidade interna - se percebe inserida numa comunidade diversa, imediatamente eu gero vários tipos de mobilizações internas. Eu promovo um senso de pertencimento mais legítimo e um senso de justiça organizacional, inclusive. E, consequentemente, eu promovo um maior nível de engajamento da organização", ponderou Kátia.
"O líder é um facilitador. E, sendo um facilitador, ele é movido e eu me movo principalmente por um senso de missão pública, que é um motor propulsor que faz com que eu, sistematicamente, primeiro tente me aperfeiçoar, me desenvolver e me conhecer melhor, para que eu possa ser uma alavanca para minha equipe", finalizou a coordenadora de Gestão Estratégica e Modernização da Enap.
O LideraGOV, promovido pela Enap em parceria com o MGI, foi destaque, ainda, na primeira mesa do evento, com o tema “Lideranças que Geram Resultados”. O programa foi indicado como uma iniciativa que serviu de base para a formação de pessoas líderes que conseguem motivar equipes e gerar resultados no setor público.
Sobre o evento
O evento “Alta performance no setor público: lideranças que geram resultados” reuniu servidores públicos de diferentes esferas da Administração Pública para um espaço de aprendizado e troca de experiências.
O objetivo do evento, promovido pelo Dnit, foi o de consolidar uma cultura organizacional voltada para a excelência na gestão pública e promover o desenvolvimento contínuo das lideranças institucionais.
Betânia Lemos parabenizou o Dnit pela iniciativa de discutir a alta performance no serviço público justamente neste momento em que, mais do que nunca, precisamos entregar resultados, pois o Estado e a democracia vivem crises de credibilidade.
A presidenta da Enap ressaltou, entretanto, que atualmente também precisamos olhar para as pessoas como indivíduos, já que o Brasil vive uma crise de saúde mental, o que impacta a vida de cada uma dessas pessoas e, também, as entregas e os resultados institucionais. E, quando falamos do setor público, essa realidade impacta a vida de toda a população.