Enap ajudou o município a construir mapa de potencialidades e manual de ações para desenvolver atividade turística

Como construir e implementar uma política pública de identificação, incentivo e fortalecimento do patrimônio histórico-cultural e de promoção do turismo de base comunitária e afrocentrado para o desenvolvimento sustentável e inclusivo? Esse foi o desafio que a cidade de Flores de Goiás/GO enfrentou na jornada de inovação Cidades que Transformam. O projeto - realizado em conjunto por servidores da Enap e do município - acaba de ser finalizado e resultou na entrega de dois produtos: o mapa de potencialidades de Flores de Goiás para o afroturismo; e o manual de ações para o desenvolvimento do afroturismo.

O mapa apresenta para a comunidade local e turistas alguns bens culturais que fortalecem a cultura negra/quilombola local e os outros atrativos do território que ressaltam a originalidade do município. Já o manual ajudará o município a construir ações de curto, médio e longo prazos para fomentar a atividade turística na temática afro. O manual deverá ser entregue à cidade no início de 2023.

Para a secretária municipal de Cultura, Igualdade Racial e Turismo de Flores de Goiás, Rozimere Cardoso, a oportunidade de realizar o projeto com a Enap vem ao encontro de inovar para transformar a vida das pessoas, mas principalmente de resgatar a história, a cultura e o senso de pertencimento e identidade da comunidade local. “Não queremos reconstruir, mas zelar e preservar um modo de vida, nossos saberes e fazeres. É um projeto de longo prazo, temos muito a produzir”, disse.

Jornada de aprendizados

O município Flores de Goiás se estende por 3.709,4 km2 e conta com 16.557 habitantes - de acordo do o último censo. É remanescente de um dos primeiros quilombos do Brasil, conforme descrito no site do IBGE.

Kauara Rodrigues, gerente de projetos da área de Transformação Governamental da Enap, aponta que o trabalho com Flores de Goiás identificou, reconheceu e mapeou os agentes locais que potencializam a cultura e mantém a tradição. “Foram entrevistas, escuta ativa e registro, ressaltando a importância de construção colaborativa, com o protagonismo da própria comunidade”, afirmou.

Como parte do projeto, a Enap promoveu webinário com três especialistas que ajudaram a compreender e debater os desafios e oportunidades do turismo de base comunitária, do empreendedorismo e o papel do município na sua implementação.

Francinete Pereira, mestre em turismo e liderança do quilombo de Alcântara/Maranhão abordou o tema “Turismo de base comunitária e afrocentrado: experiências, desafios e potencialidades''. Nilcemar Nogueira, doutora em Psicologia Social e responsável pela criação do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira (MUHCAB) no Rio de Janeiro, abordou a implantação de políticas públicas na área. Gabriela Palma, fundadora da Sou+Carioca, empresa de turismo que promove a ressignificação dos espaços públicos por seus moradores, abordou o tema “O Afroturismo: experiências e boas práticas nas cidades brasileiras”.

Assista ao webinário: