Prever o ambiente em que os governos operam nunca foi uma tarefa fácil, e os desafios do século 21 tornam a tarefa ainda mais complexa. Buscando novos olhares sobre esse tema, a última edição do FronTend, no dia 23 de junho, trouxe o CEO da Demos Helsinki, Juha Leppänen, para um bate-papo com a diretora de inovação da Enap, Bruna Santos, sobre o “Governo do Século 21”.
Leppänen abordou as transformações necessárias para que governantes se tornem mais aptos a responder às demandas da sociedade, como trabalhar com mais experimentação no governo, implementar sistemas que possam potencializar lideranças, e adaptar todas as ideias aos contextos locais, já que cada país possui características diferentes dos outros.
Características essenciais para governos
Falando sobre transformação social e inovação no governo, Juha destacou que erros acontecerão, mas que o importante é aprender com eles, e continuar adiante. "Podemos tirar algumas lições do boxe. Cometemos erros, mas tentamos ir em frente. O importante é nos levantarmos depois de uma ‘queda’". Persistência é a chave", disse.
Quando questionado sobre características importantes para os governos do século 21, ele explicou que, apesar de não serem as únicas importantes, a sabedoria, a colaboração, a imaginação e a humildade têm um importante papel para “dar direção para o que é necessário no futuro para os governos."
O CEO da Demos Helsinki também ressaltou a importância de os governantes admitirem que não sabem de tudo, e de não tentarem fazer tudo de uma vez: "Precisamos deixar para trás a ideia de que temos que saber tudo e fazer tudo. Esse é o aspecto da humildade. Fazer isso seria empoderador, e deixaria livre muita energia que poderia ser usada para explorar novas direções, experimentar com novas ideias."
Juhan também deu dicas de livros e publicações para quem deseja se aprofundar no assunto. Confira!
Você confere esse e outros eventos no Canal da Enap no Youtube: https://www.youtube.com/c/CanalENAP/