O município é conhecido como a capital mundial das redes. A jornada com a Enap durou quatro meses e fez parte do projeto Cidades que Transformam

O projeto Cidades que Transformam acaba de ser concluído em mais um dos municípios selecionados: São Bento, na Paraíba. A cidade foi uma das selecionadas para receber apoio da Enap para redesenhar serviços públicos ou definir estratégias para aumentar o impacto de uma política pública. O desafio de São Bento foi sobre promover a valorização do trabalho das feiteiras, de forma que elas consigam ter mais visibilidade e estabilidade na profissão. A solução desenvolvida foi a criação do Recanto das Feiteiras, um núcleo de apoio coletivo, com objetivo de prestar apoio gerencial e técnico às feiteiras, fortalecendo parcerias locais e dando visibilidade aos negócios. 

O local será destinado para capacitações profissionais e financeiras, cursos de cooperativismo, atenção à saúde, precificação de serviços e padronização de produtos. São Bento é um município do sertão paraibano, com cerca de 35 mil habitantes. A cidade é conhecida como a capital mundial das redes de dormir. Grande parte da produção das redes é feita de forma artesanal, por mulheres conhecidas como feiteiras. 

Na entrega do projeto, o prefeito Jarques Lúcio da Silva disse que a cidade tem um time fantástico, inovador e engajado. “Na maioria das vezes somos esquecidos, especialmente quando se fala do Nordeste. Com a Enap tivemos oportunidade de aprender e apoiar as feiteiras, mulheres com garra, força e vontade de transformar suas vidas e o lugar onde se encontram”, comemorou Jarques Lúcio. A iniciativa foi realizada de agosto a dezembro de 2022 e contou com o engajamento de representantes das principais secretarias municipais de São Bento. 

Raquel Martins, gerente do projeto pela Enap, acredita que um diferencial na jornada com a equipe de São Bento está relacionada aos momentos de escuta ativa realizados em comunidades quilombolas da zona rural de São Bento. “Na etapa de imersão em campo, foram realizadas entrevistas com feiteiras da Comunidade Quilombola Terra Nova; e o teste do protótipo Recanto das Feiteiras foi realizado na Comunidade Barra de Cima, valorizando assim o conhecimento e a experiência de quem está no dia a dia vivenciando o problema”, destacou.

Adriana Ligiéro, coordenadora-geral de serviços de Transformação Governamental da Enap, avalia que um dos méritos da jornada com o município é pegar uma parte tão importante da cultura local e transformar isso em oportunidade de maior geração de renda, reconhecimento desse patrimônio cultural da cidade. “Recebemos o desafio de  ajudar a trazer mais cidadania e perspectiva de sustentabilidade do trabalho das artesãs e famílias que desenvolvem esse trabalho de forma artesanal”, afirmou a coordenadora.

Para saber mais sobre o tema ou se beneficiar dos aprendizados dessa jornada pode acessar o vídeo com a entrega do projeto de São Bento: