Esse é o objetivo do seminário Seminário sobre Inovações em Compras Públicas, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), nesta sexta-feira (18), em Brasília-DF.
A atividade foi ministrada pelo professor do programa de Logística Pública da Enap e analista do Tribunal Superior Eleitoral, Thiago Bergmann de Queiroz. Segundo ele, a inovação não refere-se apenas criação de novos processos, mas da melhoria contínua de algo pré-existente. "Não dá para inovar a partir do zero. A inovação só é inovação quando ela gera resultados e melhorias", disse.
Na abertura do evento, o diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, lembrou que o seminário é o 34º seminário realizado pela Enap na área de Logística Pública. "Mais de 5000 alunos foram capacitados em eventos como este, desde 2013", disse. "O tema do seminário é um dos carros chefes da Enap, em número de capacitados, eventos e esforços", afirmou.
A diretora da Central de Compras da Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Virginia Bracarense Lopes, alertou que o mundo, a tecnologia e o mercado estão evoluindo muito rápido e por isso "é preciso inovar, evoluir e repensar os atuais modelos e processos de compras públicas". Para ela, intenção do governo em inovar os processos é favorecer "a eficiência do gasto público e atender as necessidades reais da administração pública".
Durante o evento foram apresentadas possíveis inovações em termos de contratação pelo Estado no Brasil e no mundo e discutidas, as abordagens do Tribunal de Contas da União (TCU) e de órgãos de controle frente às inovações em termos de Compras Públicas.
A atividade conta com a participação de inscritos oriundos de vários Estados e do Distrito Federal. São servidores de órgãos da Administração Pública: Ministério do Planejamento, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Ministério da Defesa, Ministério da Transparência, agências Reguladoras, Institutos Federais, dentre outros.
Inscrição cancelada com sucesso!
Seminário aborda as principais inovações na área de Compras Públicas
Debater as principais inovações na área de Compras Públicas para os próximos anos, em termos de legislação e de gestão no Brasil.
