Debater os principais conceitos de compras públicas no Brasil, por meio da apresentação de um conjunto de mecanismos práticos para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, agregando valor público aos negócios das organizações, com riscos aceitáveis. Esse é o objetivo do II Seminário de Planejamento e Governança em Compras Públicas, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), realizado nesta sexta-feira, 20 de abril, em Brasília-DF, com o professor do programa de Logística Pública da Enap e servidor do Superior Tribunal Militar, Bruno

Eduardo Martins.

"O tema do seminário é um dos carros chefes da Enap, em número de capacitados, eventos e esforços", afirmou o diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques. Segundo Marques, o evento é o 33º seminário realizado pela Enap na área de Logística Pública. "Com a atividade temos o objetivo de fortalecer área de compras e de logística no governo federal e estadual. Desde 2013, já foram mais de 5000 alunos capacitados em eventos como este", disse.

Para o Secretário-Adjunto de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Cassiano de Souza Alves, o tema do seminário tem grande importância para o desenvolvimento e sustentação do Estado. Para Alves, o governo também é um agente de mercado. "Apenas nos últimos quatro anos, o governo federal despendeu na economia 145 trilhões com compras públicas". "Eventos como esses seminários contribuem para que seja desfeito essa imagem de um estado ineficiente, de gestores públicos que não tem capacidades de entrar nesse mercado em condição de igualdade com o fornecedor", destacou.

De acordo com o palestrante, Bruno Eduardo Martins, o planejamento faz parte das funções administrativas do gestor "e permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados, objetivos e metas a serem alcançados por qualquer empresa ou instituição". O professor da Enap, também abordou os tópicos de perspectivas de normas e práticas em planejamento de compras públicas; teto orçamentário e as compras públicas; posicionamento dos órgãos de controle frente ao planejamento em licitações; e técnicas e boas práticas em planejamento de compras públicas.

Confira o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5Iz272nGeR8