Giliberto Capano, professor da Universidade de Bolonha, irá analisar respostas dos governos à pandemia e como o desenho de políticas públicas pode auxiliar governos para enfrentar pandemias futuras

A pandemia de Covid-19 representa um teste de resistência para o atual desenho dos arranjos político-institucionais e de políticas públicas em governos de todo o mundo. Em países emergentes, como o Brasil, segundo um estudo do Banco Mundial, a crise profunda causada pelo novo coronavírus deve durar pelos próximos cinco anos.

Diante do atual cenário, muitas perguntas surgem ao observar como os governos responderam à pandemia: quais são os fatores mais críticos que direcionaram as respostas? Quão decisivas são as características da planejada governança multinível de um país? E quais são as capacidades analíticas, operacionais e políticas necessárias para lidar de forma adequada e eficaz em uma crise como essa?

Essas são as perguntas a serem respondidas pelo professor de Ciência Política e Políticas Públicas na Universidade de Bolonha (Itália), Giliberto Capano, na próxima quinta-feira (4), durante o seminário online “Policy Design and Crisis Management: Lessons from the Covid-19 Pandemic”. 

Natural da Itália, primeiro grande epicentro da pandemia Covid-19 no mundo ocidental, Capano vai apresentar as evidências e análise comparativa das diversas respostas governamentais à pandemia da Covid-19 e discutir o Desenho de Políticas Públicas como ferramenta para aconselhar os formuladores de políticas frente aos desafios apresentados e a se preparar no caso de pandemias futuras.

Giliberto Capano 

Professor de Ciência Política e Políticas Públicas na Universidade de Bolonha, foi membro executivo e é co-fundador e tesoureiro da International Public Policy Association (IPPA) e membro do Comitê Executivo do Consórcio Europeu de Pesquisa Política. Anteriormente, foi editor da “Rivista Italiana di Politiche Pubbliche” (Revista Italiana de Política Pública) e é co-editor da Policy & Society (desde 2009). Ele foi co-autor de nove estudos monográficos e co-editou doze livros. Seus trabalhos na língua inglesa foram publicados em vários livros e em periódicos.

Serviço

Seminário Policy Design and Crisis Management: Lessons from the Covid-19 Pandemic
Palestrante: Giliberto Capano, professor de Ciência Política e Políticas Públicas na Universidade de Bolonha (Itália)
Data: 04/02/2021
Horário: 09h30 às 11h30

O seminário será transmitido ao vivo no canal da Enap no Youtube (em Inglês, sem tradução simultânea). Para servidores públicos federais integrantes das carreiras atendidas pelo Programa de Aperfeiçoamento da Enap e demais servidores federais de nível superior que atuem diretamente na área temática do curso, será preciso fazer uma pré-inscrição para participar do evento pela plataforma Zoom.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap lança websérie sobre como uma escola de governo pode se reinventar durante uma pandemia

Em quatro episódios, integrantes da equipe irão compartilhar experiências sobre o processo de ensino em ambiente totalmente virtual

Publicado em:
06/08/2020
Café com Debate traz a experiência da IBM na próxima sexta-feira (5); inscrições abertas

Fábio Rua irá debater se estamos caminhando para um novo normal ou para um grande reboot

Publicado em:
02/06/2020
Como decidir com segurança e qualidade em tempos de pandemia?

É forte a demanda para que o gestor público pense em soluções criativas e construa soluções jurídicas inéditas, afirma Juliana Palma.

Publicado em:
02/06/2020
gLOCAL: especialistas vão debater o uso das ciências comportamentais no campo da avaliação

Painel acontece no próximo dia 4 de junho; Inscreva-se

Publicado em:
25/05/2020