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A proposta é sensibilizar altas lideranças a respeito de conhecimentos, habilidades e atitudes que surgem nas funções de chefia na gestão pública

Bell Vilanova

Servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participaram presencialmente de uma capacitação oferecida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em Brasília. O Curso Premium de Liderança Pública foi ofertado a uma turma exclusiva do órgão formada por servidores e servidoras da Autarquia que ocupam cargos de liderança.

Com objetivo de aprimorar as competências de liderança, as aulas, realizadas entre os dias 7 e 11 de outubro, abordaram a competência transversal diversidade e inclusão, e as competências essenciais de liderança para o serviço público.

“Quando promovemos um ambiente inclusivo, como fazemos nos cursos da Enap, especialmente no programa Premium de Liderança, oferecemos aos líderes públicos a oportunidade de refletir sobre suas práticas e de entender que a riqueza das perspectivas é um ativo indispensável”, explica Soraya Brandão, coordenadora-geral de Capacitação de Altos Executivos da Enap.

Para Soraya, diversidade e inclusão são fundamentais para que existam instituições representativas e capazes de responder de maneira abrangente às demandas sociais.

"Para o FNDE, por exemplo, ter lideranças que abraçam a diversidade e incluem diferentes vozes fortalece a criação de políticas mais eficazes e justas. Isso faz com que o setor público se aproxime ainda mais das reais necessidades da sociedade que servimos”, conclui.

Ao término da capacitação, os servidores puderam compreender o contexto internacional e nacional sobre a política de liderança e competências, além de adquirir conhecimentos sobre modelo de gestão e a importância de externalizá-los e como o seu comportamento enquanto liderança influencia no funcionamento da equipe.

 

Metodologia

Neste curso, a dinâmica em sala de aula instigou os participantes a aplicarem estratégias e técnicas para trabalhar em equipe, garantindo a equidade e gerando um ambiente de confiança.

Foram aplicadas metodologias de vivência teórico-prática, quando o conhecimento é construído conjuntamente a partir das experiências dos docentes e dos participantes – incentivando debates e discussões, utilizando-se ainda metodologias participativas e colaborativas.