A importância de envolver a população na busca por soluções para os problemas coletivos foi o mote da mesa “Colaboratório de inovação cidadã – CLIC. Com a palavra, as pessoas cidadãs”, no terceiro dia da Semana de Inovação 2024 da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A mesa, uma das mais aguardadas da programação, apresentou os resultados de quatro protótipos que foram construídos dentro do Colaboratório de Inovação Cidadã (CLIC) e que tiveram como objetivo principal levar informação sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
De acordo com os coordenadores do projeto, neste primeiro experimento o laboratório buscou pessoas que já estavam envolvidas de alguma forma com o CadÚnico e que tinham interesse em propor soluções para aprimorar o programa. No total, foram selecionadas 35 pessoas, de diferentes perfis e comunidades do Distrito Federal, para trabalharem juntas nos projetos.
Do trabalho realizado, surgiram os protótipos: “CadÚnico: O que, como e para quem?”; “Gincana Jovem Influencer”; “Vozes da Cidadania” e “Histórias Únicas”.
Os grupos apresentaram diferentes proposta de abordagens para informar melhor a população sobre a importância e os benefícios do CadÚnico. O diagnóstico dos participantes foi de que o maior desafio do programa é a desinformação e a dificuldade de acesso.
“Muita gente ainda acha que CadÚnico é a mesma coisa que Bolsa-Família, ou que não pode ser usado por quem tem carteira assinada, por exemplo. Outras pessoas não fazem ideia da gama de benefícios que o programa oferece. Então o desafio foi propor alternativas para esse problema. E o resultado de todos os protótipos foi incrível”, afirmou Niva Silva, do Instituto Procomum.
Para a diretora de inovação da Enap, Camila Medeiros, o projeto mostrou que o governo pode – e deve – pensar em novas formas de promover a participação cidadã na construção de políticas públicas efetivas.
“Esse é um projeto que nos enche de orgulho, de emoção, e é a prova de como a administração pública precisa não só dar voz ao cidadão, em processos importantes como audiências públicas, mas também criar mecanismos para que esse cidadão participe efetivamente da construção dessas políticas públicas. Porque é ele que está lá na ponta, que conhece verdadeiramente aquela realidade. Acho que a lição que fica é que temos que levar essa metodologia colaborativa para outros órgãos e servidores, para que ampliemos os espaços de participação popular, porque a sociedade demanda novas e mais acessíveis formas de participação”, destacou.
A coordenadora-geral de articulação do Ministério do Desenvolvimento Social, Iara Monteiro, parabenizou a iniciativa e afirmou que o governo pode adotar algumas das ideias apresentadas nos protótipos do CLIC.
“Acho que o primeiro passo é disseminar essas iniciativas dentro do Sistema Único de Assistência Social, ver que de forma conseguimos adotar algumas dessas propostas. É claro que a gente espera que haja orçamento para isso, mas a grande virada de chave é ter em mente que, além do investimento em tecnologias, para melhorar ainda mais o CadÚnico nós precisamos aprimorar a nossa comunicação, a nossa linguagem com o cidadão que utiliza esse serviço”, pontuou.
Colaboratório de Inovação Cidadã (CLIC)
O Colaboratório de Inovação Cidadã (CLIC) é uma iniciativa que visa promover a participação ativa da sociedade no desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios públicos específicos. Criado por meio de uma colaboração entre o GNova Lab, o Instituto Procomum, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Ouvidoria-Geral da União (OGU), o CLIC incentiva o engajamento de cidadãos na criação de protótipos voltados para a melhoria de serviços sociais essenciais, como o Cadastro Único.
O CLIC é uma oportunidade para que as inovações surgidas de experiências e necessidades reais sejam implementadas, tornando as políticas públicas mais adaptadas às demandas da população e promovendo uma cultura de inovação baseada na colaboração entre governo e sociedade civil.
Sobre a Semana de Inovação
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.
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