Inscrição cancelada com sucesso!

Diálogo promovido na Semana de Inovação busca aprofundar a abordagem do assunto para expandir o conjunto de soluções que possam dar conta de suas complexidades

Aldemir Pereira de Sousa

A importância da primeira infância e a iniciativa da comunidade de prática foram temas em debate da oficina “Comunidade de Prática da Primeira Infância: Catalisando Soluções Inovadoras para o Futuro”, realizada na manhã desta terça-feira, 29 de outubro, na biblioteca da Enap. Durante o evento, foram apresentados os principais resultados e aprendizados obtidos pela comunidade como forma de estimular o engajamento e fortalecimento de rede de apoio em torno do tema. Além do compartilhamento de experiências, a oficina foi também uma oportunidade para dialogar a respeito de desafios e para a construção de caminhos que possam refletir no futuro das políticas públicas e práticas voltadas para a primeira infância. O evento é parte da programação da 10ª Semana de Inovação, promovida pela Enap, e que será realizada entre os dias 29 e 31 de outubro, em Brasília.

Karla Monteiro, líder da Rede InovaGov, falou a respeito da plataforma colaborativa Comunidade de Prática da Primeira Infância, que realiza oficinas práticas em busca de soluções inovadoras para problemas complexos dessa etapa da vida. Karla afirmou que a primeira reunião da comunidade foi realizada em junho deste ano e que um dos propósitos foi integrar diferentes agentes que de alguma forma atuam com o tema. “A intenção é quebrar as barreiras entre setores como governo federal, terceiro setor e academia, permitindo que a interação entre as partes envolvidas assegure os direitos das crianças", afirmou ela.

A diretora de programas da Secretaria Executiva do Ministério da Gestão e da Inovação dos Serviços Públicos (MGI), Michelle Morais de Sá e Silva, afirmou que a dificuldade maior ao abordar o tema da primeira infância é pensar na perspectiva de territórios e microterritórios e como isso impacta nas ações de campo. "Investir na universalização do acesso aos serviços essenciais para a primeira infância é fundamental. Precisamos garantir que todas as crianças tenham oportunidades iguais desde cedo", declarou Michelle.

A assessora parlamentar da deputada estadual Marina Helou e secretária-executiva da Frente Parlamentar pela Primeira Infância da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Silvia Abud, salientou que a discussão dos aspectos da primeira infância deve ser aprofundada, evitando abordagens superficiais e repetitivas do assunto. “É necessário assegurar o desenvolvimento pleno na primeira infância, indo além de apenas creches e vacinas. Devemos focar no bem-estar integral das crianças", defendeu Silvia.

Especialista em gestão de redes de ensino e consultora da Early Childhood Development Action Network (ECDAN), Jaqueline Natal relatou que a experiência da comunidade de prática permitiu o mapeamento de seis municípios de São Paulo que não têm creche. “Hoje nosso maior desafio é garantir a prioridade de acesso aos bebês de zero a três anos. A intersetorialidade dessa comunidade permitiu identificar que 60% das crianças na primeira infância em estado de vulnerabilidade social nunca frequentaram creche ou pré-escola, segundo dados do Cadastro Único cruzados com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios", disse ela.

Além das intervenções, a oficina promoveu um diálogo entre novas redes, como a Rede Paulista de Laboratórios de Inovação e a Rede de Inovação em Governança e Gestão Pública, com redes mais maduras, como InovaGov MT e Conexão Inovação Pública. Jaqueline apontou a importância da oportunidade que a Semana de Inovação proporciona nesse aspecto. "Essa troca de experiências fortalece a cooperação e o aprendizado mútuo, contribuindo para o avanço das iniciativas de inovação no setor público," afirmou ela.

Sobre a Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap, em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério das Mulheres e o Tribunal de Contas da União (TCU), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e tem patrocínio de Petrobras, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Microsoft, IBM/TD Synnex, Fundação Lemann, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), CGI.br, Serpro, Dataprev, Caixa e Governo Federal.

SERVIÇO:

O quê: Semana de Inovação 2024 (entrada gratuita)

Onde: Escola Nacional de Administração Pública - Enap (SPO Área Especial 2-A, Asa Sul, Brasília-DF)

Data: 29, 30 e 31 de outubro

Formato: Presencial e On-line (Apenas as atrações de palco principal serão transmitidas. As demais atividades presenciais só para os participantes in loco. A programação on-line é exclusiva para inscritos on-line)

Mais informações e inscrições:  http://semanadeinovacao.enap.gov.br

Saiba todas as novidades da SI nas nossas redes: Instagram e LinkedIn