Sempre com o compromisso de que nossa produção seja da mais absoluta relevância para a administração pública, promovemos pesquisas e aplicações em ciências de dados de diferentes maneiras:

  • Produção de pesquisa do corpo docente e discente dos programas de pós-graduação nos temas Governança e Desenvolvimento, Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, além das múltiplas áreas temáticas das especializações. 

Confira a pesquisa e produção acadêmica

  • Pesquisas comissionadas: pesquisas e aplicações próprias em ciência de dados, que buscam examinar ou responder a um problema específico, identificado como prioritário pela Enap. 

Plataforma InfoGov

  • Bolsas de pesquisas: programa voltado à promoção, no território nacional, de pesquisas em áreas temáticas de interesse da administração pública (Programa Cátedras Brasil). 

Faça sua busca na Biblioteca Digital

  • Pesquisas customizadas e aplicações de dados sob demanda: serviços destinados a atender necessidades específicas de entidades da administração pública, nas áreas de expertise da Enap. 

 

Eixos temáticos

Embora os desafios e perspectivas para a administração pública sejam muitos, um laboratório de ideias (think tank) não consegue ser relevante em tudo. Seu sucesso depende das escolhas que faz. E o foco da pesquisa e ciência de dados, neste momento, pode ser sintetizado nos seguintes eixos temáticos:  

 

  1. Gestão e performance do setor público
    A performance do setor público pode ser observada em dois grandes aspectos: entregas para a sociedade; e capacidade de fazer todas as entregas com eficiência (melhor escolha de recursos disponíveis, da melhor maneira possível). Em um mundo em rápida transformação, apresentar uma boa performance é mais desafiador, sobretudo para estruturas menos flexíveis, como é o Estado. O setor público tem o desafio de antever tendências, adaptar-se da melhor forma às mudanças da sociedade e contribuir para a melhor construção do futuro.

  2. Transformações institucionais e novos modelos de governança
    Boas instituições geram menos pobreza, mais inclusão e mais desenvolvimento. Entretanto, transformações institucionais não surgem do vácuo e muito menos surgem em uma combinação eficiente para todo e qualquer contexto. Não são triviais e é preciso pensar bem sobre elas, pois transformações ruins podem gerar custos sociais duradouros. Mecanismos de governança funcionais são um importante elemento para assegurar a adequada implementação das transformações institucionais. Novos modelos de governança podem também contribuir para melhorar a eficácia e eficiência das instituições existentes.

  3. Transformação digital e inovação nos serviços públicos
    Choques tecnológicos ocorrem de forma aleatória, imprevisível. A transformação digital é um desses choques que têm obrigado os governos a modernizar o atendimento ao cidadão. Além das inovações possíveis pela transformação digital, governos eficientes e eficazes buscam criar inovações organizacionais que permitam aprimorar os serviços públicos e a forma de entrega à sociedade.

  4. Qualidade regulatória
    Mercados são locais de trocas entre pessoas, baseiam-se na confiança (trust) e moldam as sociedades. Mesmo os mercados estando sujeitos a falhas, os governos podem ajudar a gerar ou aumentar essa confiança. Tentativas de corrigir falhas de mercado geralmente fracassam pela tendência de criar um excesso de regulamentos (obesidade regulatória). Uma qualidade regulatória eficaz vai na direção oposta, sendo fortemente relacionada a um mínimo de regulamentos – que é a essência da qualidade regulatória inteligente. Desde os anos 1990, o governo brasileiro tem aperfeiçoado seu marco regulatório, mas muito ainda pode ser feito na direção de maior qualidade regulatória. 

  5. Uso de evidências em gestão e políticas públicas
    A gestão e as políticas públicas têm consequências que podem ser desejáveis ou indesejáveis. Recursos são escassos e há muitos problemas para resolver. Identificar problemas prioritários, desenhar uma boa política resolutiva e conduzi-la com a melhor gestão possível não é algo trivial. Na Enap percebemos que o uso de evidências é uma forma eficaz de identificar as melhores oportunidades de investimento social e de minimizar as consequências indesejáveis da ação pública. Essa prática contribui para a construção de governos mais efetivos no atendimento às demandas dos cidadãos.