Realize o seu cadastro até 15/05/2024.

A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna pública a abertura de Edital de Chamada Pública Simplificada n. 26/2024 (com retificação do ANEXO II - CRONOGRAMA PREVISTO no Edital n. 38/2024) destinado à prospecção, seleção e formação de professores-facilitadores com conhecimento e experiência na temática Praticando a programação com a linguagem Python para compor o Banco de Colaboradores da Diretoria de Desenvolvimento Profissional (DDPro).

 Perfil procurado:

  • Servidores públicos e servidoras públicas de todas as esferas e poderes e profissionais sem vínculo com a administração pública, mas que possuam comprovado conhecimento teórico e prático na temática Praticando a programação com a linguagem Python.
  • Preferencialmente, servidoras públicas e servidores públicos federais ativos(as).

O processo seletivo é realizado em 03 (três) etapas:

  • Etapa I – análise documental de caráter eliminatório e classificatório, mediante preenchimento de formulário eletrônico. É pré-requisito para participação nessa etapa a apresentação dos certificados de conclusão dos seguintes cursos:
  1. Formação de Facilitadores de Aprendizagem (40h) - https://www.escolavirtual.gov.br/curso/141
  2. Temos que dar aulas remotas... e agora? (10h) - https://www.escolavirtual.gov.br/curso/313
  • Etapa II - caso o seu perfil seja selecionado (Etapa I), você será convidado a participar do processo de formação de professores-facilitadores da Escola (Etapa II). A participação nessa etapa é de caráter eliminatório. Na formação de professores-facilitadores, serão repassados os conteúdos de didática para facilitadores de aprendizagem da Enap e as estratégias de ensino do curso descrito na Chamada Pública Simplificada. Ao final, as pessoas candidatas apresentarão uma miniaula com base nos conhecimentos adquiridos durante todo o processo de formação. As aulas da Formação Inicial não possuem a finalidade de aprofundamento no conteúdo teórico, mas de repasse das estratégias de ensino que constam no planejamento didático do curso Praticando a programação com a linguagem Python já desenhado pela Enap.
  • Etapa III - inclusão no Banco de Colaboradores. Nessa etapa, as pessoas participantes aprovadas na Formação Inicial e que obtiveram a menção “muito bom” ou “bom” na avaliação final de suas miniaulas serão incluídas pela Enap no Banco de Colaboradores habilitados a facilitarem o curso objeto do processo seletivo.

 Como se cadastrar:

Preencha o formulário, exclusivamente por este canal, clicando em “Inscreva-se!”.

Para a Enap, é importante que você goste de ensinar e se identifique com os nossos valores. Confira nossos referenciais conceituais e metodológicos.

É imprescindível a leitura do Edital nº 26/2024 e sua retificação (Edital nº 38/2024), que estão anexados a essa página, para maiores detalhes a respeito das etapas de participação nessa Chamada Pública Simplificada.

 ℹ Outras informações:

O preenchimento desse formulário não configura o direito de inserção automática no Banco de Colaboradores da Enap (Etapa III) nem a obrigatoriedade de contratação. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Para verificar outras oportunidades abertas para trabalhar na Enap, consulte a página de vagas (https://enap.gov.br/pt/vagas).

É vedada a contratação direta pela Enap de militares na ativa para prestação de serviços técnicos especializados de instrutoria de treinamentos e cursos de aperfeiçoamento, de acordo com o disposto nos arts. 42 e 142 da Constituição Federal de 1988 e demais normas vigentes.