Em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Enap selecionará um(a) consultor(a) designer de jogos para fomentar a aplicação de ciências comportamentais a políticas públicas. O produto final da consultoria será um jogo em meio digital baseado na ferramenta SIMPLES MENTE para uso integrado a projetos de inovação. A seleção é pioneira no setor público brasileiro e se espelha nas melhores práticas de governos, organismos internacionais e organizações da sociedade ao redor do mundo.
As ciências comportamentais buscam identificar fatores que influenciam o processo de tomada de decisão e o comportamento humano de maneira geral. Sua incorporação ao campo das políticas públicas vem crescendo no mundo todo. O objetivo é tornar as políticas públicas mais aderentes ao modo como, de fato, as pessoas tomam suas decisões, e assim entregar melhores resultados para a sociedade. A concessão do Prêmio Nobel de economia a Daniel Kahneman, em 2002, e a Richard Thaler, em 2017, dois grandes propulsores da área, ilustra a relevância que o tema vem ganhando nas últimas duas décadas.
Apesar da grande expansão dessa área nos últimos anos, ainda são praticamente inexistentes materiais em língua portuguesa que permitam apresentar esses conhecimentos aos servidores públicos brasileiros e demais atores envolvidos nas políticas públicas populacionais do país. Com o intuito de contribuir para suprir essa lacuna, a Enap, em parceria com o UNFPA, está desenvolvendo uma ferramenta capaz de destacar de forma fácil, atraente, social e conveniente para os formuladores de políticas públicas alguns dos elementos mais robustos e potentes identificados até o momento no campo das ciências comportamentais. A ferramenta, que recebeu o nome de SIMPLES MENTE, foi desenhada para possibilitar a incorporação de mecânicas e características de jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado. Essa estratégia é comumente conhecida como "gamificação", e exemplos de sua aplicação incluem a UNITEDNATIONSPLAY, desenvolvida pela ONU, e o software CONSUL, reconhecido pelo United Nations Public Service Awards em 2018.
A contratação terá duração aproximada de quatro meses, com conclusão até dezembro de 2020. O valor total do contrato é de R$ 46.000,00, pagos na modalidade produto.
Como se inscrever:
O formulário é o único meio para recebimento de candidaturas. Não serão aceitas postulações enviadas por email. O(a) candidato(a) também deverá submeter à Comissão de Seleção, ao final do formulário, portfólio de projetos para fins de avaliação técnica classificatória, de acordo com o termo de referência. Os candidatos com melhor classificação serão chamados para entrevista.
Requisitos desejáveis e classificatórios:
- Graduação em qualquer área do conhecimento;
- Experiência profissional mínima de desenvolvimento de 2 (dois) jogos. (Obrigatórios)
- Graduação em design e desenvolvimento de jogos ou áreas correlatas;
- Pós-graduação (lato sensu) em design e desenvolvimento de jogos ou áreas correlatas;
- Mestrado em design e desenvolvimento de jogos ou áreas correlatas;
- Experiência profissional no desenvolvimento de jogos digitais;
- Experiência profissional no desenvolvimento de jogos pedagógicos ou serious games em meio digital ou analógico;
- Conclusão com aprovação em curso certificado com carga horária mínima de 20 horas com as seguintes temáticas:
(design de jogos, jogos digitais, computação gráfica, design gráfico, animação;
ferramentas de design, inteligência artificial, programação para dispositivos móveis, desenvolvimento de sistemas, ciências comportamentais e
economia comportamental.)
Principais atividades:
- Desenvolver uma estratégia gamificada para aplicação de ciências comportamentais a políticas públicas. Ao final do processo, deverá ser entregue um jogo em meio digital baseado no protótipo da ferramenta SIMPLES MENTE para uso integrado a projetos de inovação;
- Realizar reuniões, oficinas e/ou outras atividades colaborativas com a equipe da Enap e seus parceiros para análise de contexto, mapeamento do conhecimento e iniciativas existentes e definição dos parâmetros técnicos do jogo;
- Planejar e detalhar a interface do jogo e seus respectivos elementos de jogabilidade;
- Desenvolver a interface do jogo e seus respectivos elementos de jogabilidade em meio digital;
- Executar testes com usuários para refinamento do protótipo;
- Desenvolver a versão final do jogo com base nos resultados dos testes com usuários e eventuais comentários da Enap e seus parceiros;
- Elaborar manual, guia ou documento com orientações de uso do jogo;
- Fazer interlocução com parceiros internos e externos para levantamento de dados e informações que subsidiem a elaboração dos produtos previstos;
- Registrar e compartilhar códigos de programação envolvidos no desenvolvimento do jogo;
- Adotar todas as medidas e compartilhar todas as informações necessárias ao contínuo aperfeiçoamento do jogo após o término do contrato;
- Atuar em articulação com o escritório do Brasil do UNFPA e a Enap;
- Sistematizar e organizar informações sobre as atividades do projeto durante o período, a fim de contribuir para a produção de relatório;
- Contribuir para a gestão do conhecimento por meio do registro e documentação de resultados e lições aprendidas;
- Realizar outras atividades atinentes ao objeto do Termo de Referência, sempre que solicitado pela supervisora.