Inscrições abertas até 17 de abril de 2022

A Fundação Nacional Escola de Administração Pública (Enap) torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de consultoria técnica, conforme a seguir: 01 (uma) vaga para consultor(a) pessoa física, para qualificar técnica e metodologicamente o desenho de atividades da iniciativa Cidades que Transformam e realizar sistematização de aprendizados e boas práticas para fins de gestão do conhecimento e disseminação.

Em 2021 a GNova Transforma lançou chamada de projetos chamada de projetos de municípios para comporem a carteira da equipe em 2022. A iniciativa, conhecida como Cidades que Transformam, visa apoiar governos municipais na construção de soluções inovadoras para desafios públicos relacionados com a Agenda 2030 da ONU.

Para aprimorar a qualificação técnica e metodológica do desenho de atividades da iniciativa Cidades que Transformam, esta contratação busca profissional com experiência em serviços de orientação e mentoria. Durante a consultoria, serão executadas as atividades de registro, análise e sistematização de aprendizados e boas práticas no contexto da iniciativa Cidades que Transformam, para fins de gestão do conhecimento e disseminação.

Atividades a serem desempenhadas:
- Realizar revisão bibliográfica e de fontes documentais relacionadas à inovação no setor público no contexto municipal.

- Apresentar proposta preliminar de estruturação da publicação.

- Analisar e sistematizar informações sobre a iniciativa Cidades que Transformam, com foco no seu contexto, objetivos, metodologias, estratégias de execução e parcerias, para disseminação.

- Pesquisar, sistematizar e propor abordagens metodológicas, técnicas e atividades para qualificar projetos de inovação e transformação governamental, com ênfase na inovação em nível municipal.

- Avaliar e propor recomendações de melhoria para qualificar a iniciativa Cidades que Transformam, e apresentar proposta de revisão do desenho metodológico de suas etapas subsequentes.

- Prover apoio metodológico e mentoria para o desenho das jornadas do Cidades que Transformam, com o objetivo de qualificá-las e promover oportunidades para aprendizados transversais, com base em orientações e parâmetros técnicos definidos pela Enap.

- Prover apoio metodológico e mentoria para o desenho ou revisão do percurso dos projetos, de forma a contribuir para necessidades de interação, aprendizado e desenvolvimento dos produtos e alcance dos seus objetivos, com base em orientações e parâmetros técnicos definidos pela Enap;

- Apoiar e articular os times responsáveis pela coordenação e facilitação dos projetos da iniciativa Cidades que Transformam, de forma a contribuir para a qualificação técnica e a transversalidade de aprendizados e para o atendimento a necessidades específicas dos projetos.

- Acompanhar o desenvolvimento dos projetos de inovação e transformação governamental que compõem a iniciativa Cidades que Transformam, participando de oficinas e outros eventos síncronos quando convidado(a).

- Realizar interlocução com parceiros internos e externos para levantamento de dados e informações que subsidiem a elaboração dos produtos previstos.

- Analisar e sistematizar dados e informações relacionados a projetos de transformação governamental que compõem a iniciativa Cidades que Transformam, com vistas à disseminação, a partir de relatórios de sistematização e facilitação, entrevistas com atores envolvidos e outras fontes, descrevendo, entre outros, o problema ou desafio público, escopo do projeto, o percurso, as diferentes abordagens, metodologias e ferramentas empregadas e os produtos e resultados almejados e obtidos.

- Elaborar proposta de publicação sobre conhecimentos, abordagens metodológicas, técnicas e habilidades para o desenvolvimento de projetos de inovação e transformação governamental em contextos municipais, consolidando os aprendizados metodológicos e práticos adquiridos na iniciativa Cidades que Transformam e sua importância para a Agenda 2030 e para a geração de capacidades em servidores e gestores municipais.

- Apresentar o resultado da consultoria em ao menos um evento de disseminação a ser planejado e executado pela Enap.

 Conhecimentos ou habilidades necessárias:
- Graduação em qualquer área do conhecimento.

- Experiência profissional mínima de 4 (quatro) anos na aplicação da abordagem do design para o desenvolvimento de projetos de inovação no setor público, exceto docência.

- Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos em ao menos 15 projetos de inovação, dos quais no mínimo 12 projetos com o setor público, exceto docência.

- Experiência profissional de facilitação de processos colaborativos realizados totalmente por meio remoto em ao menos 5 projetos de inovação, exceto docência.

 Experiências desejáveis:
- Graduação ou pós em design.

- Experiência profissional em docência de cursos (presenciais ou à distância, com carga horária mínima de 20h) relacionadas à inovação no setor público e a abordagens e metodologias de design.

- Autoria de publicações com temáticas relacionadas à inovação no setor público e a abordagens e metodologias de design.

Duração do contrato:
180 dias a partir da sua assinatura

Valor total do contrato:
O valor total do contrato é R$ 60.000,00 (sessenta mil reais)

Inscreva-se:
https://bit.ly/consultoria_inovacao_municipios