Processos seletivos

A Enap abre inscrições periódicas para seleção de colaboradores com o objetivo de ampliar o quadro de professores e facilitadores. Buscamos profissionais para atuarem em ações de desenvolvimento nas modalidades presencial, remota e híbrida.

Quem pode participar

Nossos processos seletivos estão abertos a todas as pessoas interessadas, sejam elas servidoras ou servidores públicos de qualquer esfera ou poder, ou profissionais sem vínculo com a Administração Pública.

Como funciona o processo

As seleções são divulgadas em nosso site (enap.gov.br/pt/vagas), e para cada ação de desenvolvimento, realizamos um processo seletivo específico. Os profissionais interessados em participar preenchem um formulário, no qual podem apresentar seus currículos e manifestar interesse em integrar o banco de colaboradores da Enap.

A partir da análise curricular e do ranqueamento dos candidatos, nossa equipe técnica seleciona e convida até 30 profissionais para participarem da formação de professores e facilitadores.

A formação é dividida em três fases:

  1. Fase assíncrona: Nessa fase, os participantes revisam os conteúdos de didática e também da área temática específica por meio de nossa plataforma virtual de aprendizagem.
  2. Fase síncrona: Realizamos oficinas de conteúdo, nas quais abordamos os detalhes do curso que será ministrado pelos participantes aprovados no processo de seleção e formação.
  3. Fase de avaliação: Os participantes apresentam uma miniaula, demonstrando os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o processo de formação.

Ao final da formação, os participantes que obtiverem pelo menos 80% de frequência em todas as fases e que receberem as menções "bom" ou "muito bom" nas miniaulas são selecionados para integrar nosso banco de colaboradores. As pessoas selecionadas poderão ser convidadas para atuarem como docentes, considerando as necessidades da Enap, bem como a demanda e os perfis de cada turma.

A remuneração é realizada com base na Resolução Enap nº 21/2020 (e suas alterações).

Nossos cursos presenciais são realizados em nossa sede em Brasília, mas também podemos promovê-los em outras localidades do país. Já os cursos remotos são ministrados de forma virtual, dispensando a necessidade de deslocamentos.

Vagas