A chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil afetou múltiplas áreas da Administração Pública, trazendo desafios em diferentes frentes. O novo contexto implicou forte capacidade de adaptação e a busca por soluções inovadoras pelo governo, setor privado e sociedade civil.
Por isso, com a finalidade de apoiar as iniciativas de órgãos do governo federal que possam mitigar efeitos da pandemia de Covid-19, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) abre, nesta quinta-feira (6), chamada de projetos que visem desenvolver soluções para os desafios emergentes e estratégias para implementação de mudanças.
As inscrições para os projetos de transformação governamental estão abertas até o dia 06 de setembro e devem envolver solução de problemas públicos relacionados aos seguintes temas:
- Ampliação e fortalecimento das capacidades do Sistema de Saúde para o enfrentamento da Covid-19;
- Retomada econômica e geração de oportunidades no contexto da Covid-19;
- Mitigação das consequências socioeconômicas da pandemia para as populações mais vulneráveis;
- Redesenho e simplificação de serviços públicos;
- Produtividade e adaptação do trabalho ao contexto remoto; e
- Mitigação dos impactos da pandemia na educação.
A Enap custeará a contratação da equipe de facilitadores dos projetos melhor classificados. Os demais projetos selecionados serão financiados pelo órgão interessado no valor médio de R$ 40 mil, a depender do número de horas de oficinas. A estimativa é de que os projetos durem de um a quatro meses, a partir de outubro de 2020.
Para inscrever o projeto de transformação em governo basta preencher o formulário. Podem participar órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, preferencialmente do poder executivo federal.
Após a seleção dos projetos mais aderentes aos critérios, as equipes proponentes serão chamadas para apresentação dos projetos em mini-oficinas. A divulgação do resultado acontecerá em 30 de setembro de 2020.
Confira mais informações sobre a chamada de projetos