O dia 20 de novembro é a data que se faz alusão à morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares. Em homenagem a ele, o mês é dedicado a recordar as batalhas e resistências contra o racismo, o preconceito e as desigualdades sociais. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), junto a alguns de seus parceiros, têm buscado promover ações para o debate das desigualdade raciais no serviço público, fortalecer as políticas de ação afirmativa e a promoção e gestão da igualdade.
Conheça algumas das iniciativas promovidas no mês da Consciência Negra:
Datathon: Desigualdades Raciais no Serviço Público
Até 24 de novembro está sendo realizado desafio de inovação aberta que reúne servidores públicos, estudantes, acadêmicos e outras pessoas interessadas em uma imersão nos dados da plataforma de dados Infogov. A ideia é refletir sobre o que os números dizem em relação às desigualdades raciais no serviço público e quais as possíveis soluções para este problema. A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Igualdade Racial (MIR).
LideraGOV 4.0 - edição extraordinária para pessoas negras
A 4ª edição do programa LideraGov já está acontecendo, com um diferencial: participação exclusiva de pessoas negras. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento dessas lideranças em uma possível ocupação de cargos estratégicos e garantir a implementação do Decreto nº 11.443/2023, que determina a reserva de 30% de cargos de gestão para esse segmento. Os Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e da Igualdade Racial são parceiros desta edição.
A política de igualdade racial no Brasil contemporâneo: origens, avanços e desafios
Está em curso o aperfeiçoamento sobre “A Política de Igualdade Racial no Brasil contemporâneo: origens, avanços e desafios”. As aulas, que se estendem até início do mês de dezembro, têm como objetivo desenvolver consciência quanto aos aspectos históricos do fenômeno ocidental do racismo e desigualdades raciais - especialmente em relação ao modo como se desenvolveu no Brasil -, obter uma consciência mais abrangente do ethos republicano e democrático (essenciais à atuação profissional dos gestores públicos). Além disso, o conteúdo é voltado para o reconhecimento de problemas de interesse público relacionados com políticas de igualdade racial e identificação de alternativas de soluções setoriais ou multissetoriais para o complexo processo de desigualdades raciais no Brasil contemporâneo.
Banco de perfis de lideranças para promoção e gestão da diversidade
Foi lançada na última sexta (17) a chamada pública para formação do Banco de Perfis para Lideranças na área de promoção e gestão da diversidade. A iniciativa está sendo organizada em conjunto com o MIR e faz parte das ações do Programa Líderes que Transformam, que tem como um dos seus objetivos a busca por profissionais para cargos de liderança da administração pública.
As pessoas candidatas aprovadas na pré-seleção do Banco de Perfis poderão ser indicadas às vagas disponíveis em governos parceiros do programa, para atuação na área de promoção e gestão da diversidade.
1° Encontro Nacional de Mulheres de Carreiras de Estado
Servidoras públicas que ocupam cargos estratégicos no governo se reuniram este mês para debater sobre representação nas áreas de gestão e construção de uma agenda de paridade de gênero na administração pública brasileira no nível federal. A discussão teve como foco acesso, promoção e permanência, considerando as interseccionalidades de raça, geração, identidade de gênero e capacidades. O evento contou com o apoio e colaboração de 18 entidades associativas.
Websérie “De geração em geração: diálogos sobre a política de igualdade racial”
Perspectivas distintas sobre promoção da igualdade racial, levando em consideração as múltiplas manifestações do racismo que se moldam à medida que o indivíduo cresce. Essa foi a proposta da websérie “De geração em geração: diálogos sobre a política de igualdade racial”, produzida em conjunto com o MIR. Os episódios ficaram gravados e podem ser assistidos na íntegra, nos links abaixo:
Para ampliar o escopo editorial e de publicações sobre racismo no Brasil, principalmente na área de gestão, está aberto o prazo de submissão de artigos para edição especial da Revista do Serviço Público (RSP) dedicada ao tema "Raça, racismo e políticas públicas de equidade racial no Setor Público". Os estudos servirão de base para uma discussão aprofundada das questões relacionadas à raça, etnia, racismo e políticas públicas de combate à discriminação para a promoção da igualdade e da equidade racial no âmbito do setor público. Destacam-se também a atenção à questão racial em políticas consideradas universais e, especialmente, em áreas em que o debate racial é ainda rarefeito ou mesmo inexistente.
Aula-show de ritmos africanos
Para celebrar a cultura afro-brasileira, o projeto Biblioteca do Futuro, da Diretoria de Inovação da Enap, está promovendo este mês dois shows de ritmos africanos com o grupo cultural Àsé Dúdu. O grupo é referência em ritmos, cultura africana no Distrito Federal e também é um bloco de carnaval que representa a comunidade afrodescendente de Brasília. Além da música, o Àsé Dúdu promove o debate sobre a cultura negra e realiza ações contra as diversas formas de preconceito, como o racismo.
A Biblioteca do Futuro é uma iniciativa que tem a proposta de transformar a biblioteca em um espaço de construção de conhecimento, colaboração e inovação, diversificando e inovando os serviços e experiências oferecidas.