Acelerando novas lideranças no Governo Federal

O momento de chegada em um novo ambiente de trabalho pode ser desafiador sob vários aspectos. Alguns relatos demonstram que o percurso para compreender o funcionamento e a estrutura da administração pública federal pode levar meses.

Nós acreditamos que uma administração pública cada vez mais eficiente precisa receber bem seus novos servidores públicos e preparar as lideranças para os novos desafios e para a entrega de resultados à sociedade.

Se você está assumindo um cargo de liderança (cargos de Natureza Especial, CCE 10 a 18, DAS 3, FCE e equivalentes) no Governo Federal, participe!

O que é onboarding?

"Onboarding é o processo de fazer com que um novo colaborador se sinta parte da organização e garantir que ele tenha as habilidades e os conhecimentos necessários para desempenhar sua função” (Macmillan Dictionary, tradução livre).

O Programa Onboarding na Administração Pública Federal, desenvolvido pela Enap, é uma estratégia de receber, acolher e acelerar a capacidade de atuação das servidoras e servidores sem experiência anterior ou carreira na Administração Pública Federal , que estão sendo nomeados em 2023 para assumir cargos em comissão (a partir do CCE 10): secretários/as executivos/as e adjuntos/as, secretários/as especiais, secretários/as nacionais, diretores/as, assessores/as especiais, chefes de gabinete, gerentes de projetos, coordenadores/as-gerais e equivalentes.

Benefícios do onboarding
1
Acolhe, socializa e integra as novas lideranças à cultura do serviço público federal
2
Acelera a aprendizagem e produtividade, ajudando a gerar entregas mais ágeis à sociedade
3
Permite familiarizar-se com os métodos e as ferramentas de trabalho mais atuais e efetivos
4
Potencializa a colaboração em rede, estimulando o compartilhamento de experiências e boas práticas de gestão
5
Fortalece o propósito do “servir público”, com engajamento, liderança e inovação
Edição 2023

O Programa Onboarding na Administração Pública Federal é oferecido pela Enap em 12 turmas com até 40 participantes, nos períodos matutino e noturno.

Confira como as sessões estão programadas:

img onboarding formatos 2

 Vamos juntos?

Tire suas dúvidas: onboarding@enap.gov.br

 

 

Parceiros

pnud flacso mgi gf colorida 1