Inscrição cancelada com sucesso!

Estão abertas as inscrições para o “Workshop virtual: Governo Digital e Inclusão”, um evento paralelo às atividades principais do G20, que acontecerá entre os dias 18 e 19 de junho. O evento, uma parceria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), tem o objetivo de debater melhores práticas em governo digital entre a comunidade internacional.
 
“O governo brasileiro entende que a transformação digital deve ser inclusiva, com um olhar de não deixar ninguém para trás. Por isso, queremos debater Infraestruturas Públicas Digitais (IPD) com foco em identidade digital e compartilhamento de dados, pois são temas que vão melhorar a prestação de serviços públicos”, diz o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
 
No Brasil, o GOV.BR é um dos exemplos de IPDs. Atualmente, a plataforma do governo brasileiro já tem mais de 156 milhões de usuários, que podem acessar cerca de 4.200 serviços digitais. Entre eles estão a Assinatura Eletrônica GOV.BR, Declaração Pré-Preenchida do Imposto de Renda, Meu SUS Digital, Celular Seguro, Meu INSS, Enem, eSocial e a Carteira Digital de Trânsito.
 
Outro exemplo de IPD brasileiro é o Conecta GOV.BR. Este programa promove a troca automática e segura de informações entre os sistemas do governo para que o cidadão não tenha que reapresentar informações que o governo já possua. Esta integração de dados, conhecida como interoperabilidade, facilita a vida do cidadão, simplifica o serviço público, reduz fraudes e traz segurança e economia para todo o processo. O Conecta GOV.BR já possibilitou uma economia, tanto para a administração pública quanto para os cidadãos, de mais de R$ 4,3 bilhões.

Inscrições abertas

Para participar, é necessário preencher o formulário disponível no portal do G20. Todos os inscritos terão direito ao certificado de participação concedido pela Enap.

“A inclusão digital é uma prioridade brasileira no G20. Com isso, queremos ampliar o acesso das pessoas a serviços digitais que melhorem a sua vida e que promovam, em última análise, a inclusão social, nosso objetivo maior. Por isso, precisamos de mais espaços e momentos como esse, que se proponham a debater e a encontrar alternativas para os grandes desafios. A Enap está de portas abertas para receber e apoiar ações nessa temática”, afirma a presidenta da Escola, Betânia Lemos.

O workshop é uma das entregas do MGI para a prioridade “Governo Digital: Construindo uma Infraestrutura Pública Digital Confiável e Inclusiva” do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20. O Brasil ocupa a presidência temporária do grupo até 30 de novembro de 2024.