Educação executiva

Modalidades de ensino

As ações de desenvolvimento na modalidade presencial ocorrem exclusivamente na infraestrutura física da Enap ou de parceiros, oportunizando o contato direto entre os participantes ao mesmo tempo e no mesmo local. Devido à pandemia da Covid-19, os cursos desta modalidade estão sendo realizados na modalidade remota.

Os cursos e oficinas na modalidade remota ocorrem em uma sala virtual, por meio de aplicativo de videoconferência, em que participantes e professores ou facilitadores encontram-se online em dia e hora marcados. A carga horária da ação contabiliza a duração dos encontros online e pode considerar também o tempo de dedicação em atividades assíncronas. Os eventos nessa modalidade são transmitidos ao vivo por serviços de streaming.

Os cursos na modalidade a distância ocorrem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), podendo ser exclusivamente autoinstrucionais de início imediato ou oferecer tutoria. Dessa forma, os cursos online oferecem flexibilidade de tempo e de local de estudo.

As ações de desenvolvimento na modalidade híbrida ocorrem de modo combinado: presencialmente na infraestrutura física da Enap ou de parceiros e também com momentos de atividades síncronas e/ou assíncronas apoiadas por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

   Cursos a distância Cursos remotos 
 Vantagens Faça no seu ritmo
  • Estude no seu tempo, a qualquer hora e lugar.
  • Início imediato
  • Catálogo com quase 300 cursos
  • Cursos novos todo mês
  • Acesso ilimitado
  • Catálogo de cursos de mais de 50 instituições
 Aulas online ao vivo
  • Interaja com os principais especialistas em uma sala de aula virtual de onde estiver
  • Troca de experiências, construção e resolução de problemas com professores facilitadores e colegas
  • Aprendizagem aplicada 
  • Catálogo de cursos exclusivos da Enap
  • Trilhas desenhadas para o desenvolvimento de competências transversais e de liderança
Gratuito?  Sim Sim
Quem pode fazer  Em sua maioria todos podem se inscrever. Alguns casos apresentam restrições.  Exclusivo para servidores públicos.
Formato Cursos autoinstrucionais (sem tutor)  Cursos com professor(a) facilitador(a)
Limite de vagas  Sim, depende do curso Sim, depende do curso
Tem avaliações com notas?  Sim Depende do curso
Tem certificado de conclusão?

Sim, com nota mínima de 70%

 Sim, com presença mínima de 75% e aprovação em avaliações, quando houver.
Como se inscrever
  1. Localize seu curso na vitrine de cursos
  2. Faça sua inscrição.
  3. Comece o curso! Atenção para o prazo máximo de conclusão
  1. Escolha o curso na vitrine de cursos
  2. Inscreva-se
  3. Os selecionados receberão a confirmação de matrícula pelo e-mail cadastrado, com link de acesso à sala de aula virtual.
  4. Esteja online no dia e hora marcados!
Como acessar Basta acessar a plataforma com seu login e senha Sala de aula virtual (Zoom ou plataforma similar). A senha de acesso é fornecida pelo e-mail cadastrado após confirmação da matrícula.
As aulas são gravadas? Sim Não

Cursos a distância de início imediato

A Enap oferece cursos a distância de curta duração na Escola Virtual de Governo. A plataforma centraliza a oferta de cursos de mais de 50 instituições em um só lugar, nas temáticas de atuação da Enap. Na vitrine do Portal Enap, é possível conferir o catálogo de cursos disponíveis.

Todos os cursos são gratuitos, de início imediato. Os alunos têm flexibilidade para estudar no seu tempo, a qualquer hora e lugar.  A Escola certifica cursos produzidos pela equipe Enap e de outras instituições conteudistas.

Sim, todos os cursos da Enap são gratuitos. 

Os cursos são abertos a todos, sejam pessoas com ou sem vínculo com a administração pública. Alguns, no entanto, possuem um público-alvo específico. Ou seja, somente as pessoas que fazem parte daquele público-alvo poderão realizar o curso. Nesses casos, os critérios estão detalhados no descritivo do curso. 

 

Não. O cadastro da Enap é diferente do cadastro realizado na Escola Virtual.Gov (EV.G). Em seu primeiro acesso à EV.G, é preciso realizar um cadastro, usando um e-mail válido, no seguinte endereço: https://www.escolavirtual.gov.br/login. Para outras dúvidas, acesse: https://bit.ly/EVGperguntasfrequentes

A Enap utiliza também outros ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para cursos de longa duração ou para apoio aos cursos presenciais.

Em caso de dúvidas sobre esses ambientes, entre em contato com a coordenação de seu curso:

  1. Acesse a Vitrine de Cursos do Portal Enap (Página inicial > Cursos > Cursos a distância de início imediato)
  2. Escolha o curso desejado. Você será redirecionado para a página do curso. 
  3. Basta clicar no botão “inscreva-se” 
  4. Pronto! O curso tem início imediato, logo após a inscrição. 

Caso seja seu primeiro acesso, será necessário, primeiro, fazer um cadastro na plataforma.

Os cursos a distância de curta duração (educação executiva) oferecidos na Escola Virtual de Governo são cursos de educação continuada. Por isso, não estão sujeitos ao reconhecimento do MEC.

Já os cursos de pós-graduação a distância seguem as regras próprias para essa modalidade, inclusive o credenciamento pelos respectivos órgãos competentes. 

Se você tem interesse em apresentar à sua instituição os certificados de cursos realizado na Escola Virtual para progressão funcional ou aproveitamento de créditos na faculdade, por exemplo, consulte as regras da sua instituição pois cada uma possui autonomia para definir os critérios de aceitação ou não.

Confira as perguntas frequentes no site da Escola Virtual de Governo. Lá estão listadas as principais dúvidas e respostas. Caso as informações não sejam suficientes, acione a EVA, a atendente virtual da EV.G Basta clicar no ícone de balão no canto inferior da página de perguntas frequentes. A EVA proporciona um atendimento online com orientações em tempo real, reduzindo a espera para você. Ela esclarece dúvidas sobre emissão de certificados, inscrições, cadastros no site, cursos oferecidos, entre outros. 

Como a EVA está em fase de adaptação, a cada interação, ela aprimora-se na capacidade de identificar a dificuldade do usuário e de respondê-lo com precisão. Dica: escreva sua demanda com frases curtas. Caso a EVA não consiga de imediato apresentar uma solução, ela encaminhará sua demanda aos colegas da equipe de atendimento da EV.G, que responderão de acordo com a ordem de chegada das mensagens.

Você poderá se inscrever em quantos cursos quiser, a qualquer tempo, inclusive no mesmo período, desde que tenha disponibilidade para cursá-los. Por isso, programe-se! Organize seu tempo para acompanhar e concluir os cursos e evite reprovações.

Certificados

Escola Virtual de Governo

Caso todas as atividades sejam concluídas com aproveitamento igual ou superior à nota mínima exigida no curso, você poderá emitir seu certificado na Escola Virtual de Governo. Para outras dúvidas, acesse: https://bit.ly/EVGperguntasfrequentes

  1. Acesse: https://www.escolavirtual.gov.br/aluno/certificados
  2. Faça o login 
  3. No curso desejado, acesse: “Gerar certificado” ou “Antecipar conclusão”.

Atenção: ao antecipar a conclusão, o curso será finalizado antes da data prevista para o seu término. Nessa situação, caso você já tenha alcançado a nota necessária para aprovação, será possível emitir o seu certificado. Porém, se você ainda não tiver alcançado nota suficiente para aprovação, a sua inscrição será finalizada e você terá de se inscrever novamente para realizar o curso.

Outros cursos

Confira a data de realização do curso e siga os passos.

Para verificar a autenticidade, não é necessário ter cadastro na EV.G ou fazer login. Tenha em mãos o código identificador, localizado na parte inferior do certificado, e digite o código identificador no seguinte endereço: https://www.escolavirtual.gov.br/documentos/validacao. Todos os certificados emitidos pela EV.G possuem um código no verso que permite a verificação da sua autenticidade. 

Para cursos que não foram realizados na EV.G, deve-se acessar o QRCode do verso do certificado ou então acessar https://suap.enap.gov.br/comum/autenticar_documento/ e informar os dados solicitados.

Para solicitar emissão de certificados de cursos realizados na ESAF, na SOF e/ou no SIASG, é preciso entrar em contato diretamente com a CSE - Central de Serviço Enap, a qual é responsável pelo atendimento dessa demanda, pelo e-mail cse@enap.gov.br

Informe os seguintes dados:

  1. Nome do aluno: 
  2. Nome do curso: 
  3. CPF: 
  4. E-mail: 
  5. Ano de realização do curso:
  6. Órgão certificador: Esaf ou SOF ou SIASG

Acesse o link específico e informe o código de identificação que se encontra no verso do documento.

 Obs.: no caso de algum problema com de certificados, entre em contato com a CSE - Central de Serviço Enap