Transformação governamental
Dúvidas gerais
- Projetos de construção colaborativa de soluções para problemas públicos: são projetos de apoio à construção colaborativa de soluções para problemas públicos, por meio de oficinas sob medida e atividades de campo. Para isso, são aplicadas abordagens como design thinking, métodos ágeis ou metodologias preditivas. O apoio da Enap busca fortalecer a capacidade das organizações de construírem soluções a partir da maior compreensão da realidade em que os problemas se inserem, empatia com os usuários dos serviços, uso de evidências e foco na geração de valor público. As atividades têm como base a construção colaborativa, mediada por profissionais experientes da Enap e de seu banco de colaboradores. Além de ampliar o conhecimento sobre os problemas e construir colaborativamente soluções, as atividades ainda desenvolvem competências de inovação nas equipes envolvidas no projeto. O conhecimento metodológico é internalizado no órgão, de forma a permitir a continuidade do trabalho pela própria equipe de servidores públicos. O processo colaborativo gera aprendizagem por meio da troca entre pares, do aprender fazendo e da aplicação do conhecimento aos problemas reais enfrentados, base pedagógica da Enap.
- Projetos de Desenho Colaborativo de Estratégias Organizacionais: são projetos de apoio à gestão estratégica e fortalecimento da governança de organizações públicas, por meio de construção colaborativa em oficinas sob medida. Para isso, são aplicadas metodologias preditivas, tais como BSC e planejamento situacional, ou métodos ágeis de planejamento. O apoio da Enap busca fortalecer a capacidade das organizações de planejarem e gerarem valor público em contextos de rápidas mudanças. As atividades têm como base a construção colaborativa, mediada por profissionais experientes da Enap e de seu banco de colaboradores. Além de desenhar a estratégia organizacional, alinhar o corpo dirigente, engajar o corpo técnico, motivar as equipes e fortalecer a governança, as atividades ainda desenvolvem competências nas equipes envolvidas no projeto. O conhecimento metodológico é internalizado no órgão, de forma a permitir a continuidade do trabalho pela própria equipe de servidores públicos. Além disso, o processo colaborativo gera aprendizados por meio da troca entre pares a partir dos problemas reais enfrentados.
São dirigentes que podem assumir o compromisso de que o projeto será tratado como prioridade, garantindo, por exemplo, que haverá pessoas na equipe com tempo de trabalho reservado para atuar no projeto.
SuperaCovid
Para a chamada especial de projetos para o enfrentamento à pandemia, serão selecionados 8 (oito) projetos de órgãos públicos para serem desenvolvidos com apoio da Enap em 2020-2021. Para essa chamada específica, serão aceitas propostas relacionadas a resolução de problemas públicos decorrentes da pandemia de Covid-19, em especial ações de enfrentamento e mitigação de seus impactos que se encaixem nos eixos definidos.
-
O órgão proponente deve pertencer à administração direta e indireta, preferencialmente do Poder Executivo federal;
-
Apresentação de um problema público relacionado à ou decorrente da pandemia de Covid-19 em suas diversas dimensões, conforme descrição dos eixos;
-
Disponibilidade do órgão demandante em disponibilizar equipe para participar de todas as atividades do projeto, conforme cronograma a ser pactuado;
-
Compromisso da instituição proponente de construir solução ou estratégia de forma colaborativa e com foco nos usuários; e
-
Adequação do objetivo do projeto às abordagens e metodologias utilizados pela Diretoria de Inovação.
-
Impacto e valor público gerado pela resolução do problema;
-
Apoio dos dirigentes do órgão ao projeto (patrocínio);
-
Envolvimento de equipe colaborativa e aberta ao aprendizado;
-
Disponibilidade para realização de etapa de ampliação do entendimento do problema, por meio de entrevistas com usuários, especialistas e partes interessadas realizadas de forma remota;
-
Abertura à experimentação de novas metodologias; e
-
Capacidade de geração de aprendizado para a equipe demandante e para a Enap.
-
A Enap custeará integralmente a contratação da equipe de facilitadores dos três projetos melhor classificados. Os demais projetos selecionados serão custeados pelo órgão demandante por meio de TED ou Nota de Movimentação de Crédito no valor médio de R$ 40 mil, a depender do número de horas de oficinas.
Os projetos selecionados para a fase de entrevistas em mini-oficinas serão divulgados em 9 de setembro de 2020. O resultado final deve ser divulgado no dia 30 de setembro de 2020.
Os produtos serão desenvolvidos de forma customizada de acordo com a natureza do problema. Algumas possibilidades de produtos a serem desenvolvidos em oficinas são:
- Entendimento e enquadramento de problema;
- Formulação e aprimoramento de políticas públicas e programas;
- Estratégias de implementação relacionadas a políticas setoriais;
- Formulação ou implementação de políticas ou programas transversais;
- Implementação de pilotos de políticas públicas;
- Redesenho de serviços com base na experiência do usuário;
- Mapeamento de jornada/experiência do usuário de serviços presenciais e digitais;
- Imersão em campo e pesquisa com partes interessadas;
- Prototipagem e construção de MVP (Produto Mínimo Viável);
- Prototipagem de plataformas para oferta de serviços;
- Teste de aplicativos, sites e portais;
- Apoio à implementação de soluções.
- Alinhamento estratégico;
- Construção de cenários;
- Mapa de atores;
- Metas e indicadores;
- Estratégia para implementação de mudanças;
- Carteira de entregas estratégicas;
- Concepção de projeto (com base em canvas de projetos);
- Matriz de responsabilidades;
- Análise de riscos;
- Planos de ação;
- Estruturas de coordenação e governança de políticas e programas;
- Estrutura de monitoramento.
Sim, as atividades dos projetos selecionados ocorrerão no formato remoto. A Enap dispõe de ferramentas e expertise para conduzir projetos de transformação governamental de forma remota. A Escola realizou com sucesso projetos no formato remoto para diversos órgãos.
Os projetos duram em média de 1 a 4 meses. O tempo de duração será definido junto com os órgãos proponentes, considerando as condições e objetivos de cada projeto.
Não necessariamente. Cada projeto é desenhado junto com os facilitadores e órgãos proponentes. Portanto, o calendário de execução é ajustado considerando as condições e disponibilidade de cada órgão. No entanto, eles devem se encerrar até o fim do primeiro semestre de 2021.
Sim, um mesmo órgão pode inscrever propostas diferentes. Não há limite máximo no número de propostas por órgão.
Sim, este é um escopo válido.
Não. O projeto pode tratar do desenho ou redesenho de uma política ou serviço, pode desenvolver e testar algum protótipo ou MVP (produto mínimo viável) e pode, inclusive, modelar e implementar o piloto de uma política ou serviço. Entretanto, não há como acompanhar a implementação da política pública na sua escala final.