Entenda o papel dessas instituições; confira dicas de leitura

Afinal, o que é um think tank e qual é a sua importância para políticas públicas no Brasil? Think tanks são instituições que desempenham um papel de advocacy para políticas públicas, além de terem a capacidade de explicar, mobilizar e articular os atores. Atuam em diversas áreas, como segurança internacional, globalização, governança, economia internacional, questões ambientais, informação e sociedade, redução de desigualdades e saúde.

Produzem pesquisas, análises e recomendações que contribuem para um ambiente de conhecimento, permitindo, inclusive, que os formadores de políticas públicas tenham ferramentas para tomar decisões mais embasadas, além de ter um papel importante na disseminação de conhecimento à sociedade.

“A ideia de think tank nasceu justamente a partir da percepção de uma falta na sociedade, uma necessidade”, explica Diogo Costa, presidente da Enap, citando o exemplo do Institute of Economic Affairs, um dos primeiros think tanks no mundo, fundado em 1955.

“Os think tanks conseguem cumprir um papel muito importante numa  sociedade cada vez mais complexa de informação: fechar lacunas de conhecimento na sociedade, entre academia e sociedade, entre academia e o governo e até mesmo entre o governo e a sociedade”, explica Diogo.

 

 

Panorama

Existem hoje no mundo mais de 8 mil think tanks, segundo levantamento da Universidade da Pensilvânia, que atuam em níveis regionais, nacionais ou globais. São instituições de diferentes naturezas: podem ser autônomas ou ligadas a governo, universidades, fundações, partidos políticos ou ao setor privado.

No Brasil, existem mais de 100 think tanks. E o número continua em ascensão na América Latina, inclusive com diversificação dos tipos. Ainda predominam, no entanto, aqueles ligados a universidades, governos ou fundações.

 

 

#CuradoriaEnap

Para ler

  • Dez think tanks compartilham resultados na Enap
  • 2019 Global Go Think Tank Index Report. Principal publicação do tema, divulgada anualmente pela Universidade da Pensilvânia, com um ranking das instituições | Universidade da Pensilvânia
  • Think tanks in policy making - Do they matter?. Estudo comparativo entre think tanks dos Estados Unidos e da China | Friedrich-Ebert-Stiftung
  • Desenhos organizacionais e atuação de think tanks governamentais: uma análise comparativa internacional. Análise de uma instituição holandesa e outra coreana traz as lições aprendidas, as oportunidades de inovação e as trajetórias possíveis. Ipea

 

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Quais são as lições que podemos tirar da experiência de dez think tanks

Saiba quais são os desafios do futuro para o aconselhamento em políticas públicas e como a Enap tem atuado

Publicado em:
26/02/2020
Enap promove seminário internacional "Future of Think Tanks and Policy Advice"

Evento integra iniciativa global; confira a programação e se inscreva!

Publicado em:
16/01/2020