Flacso Brasil e República.org apoiam edição especial da Janela Avaliação. Inscrições podem ser feitas até 18 de outubro

Instituições públicas das três esferas de governo que querem avaliar alguma iniciativa relacionada ao tema “concursos e seleções” podem concorrer à 2ª edição da Janela Avaliação, lançada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com o Instituto República e a Flacso Brasil. Nela, órgãos e entidades terão oportunidade de acessar, de forma gratuita, a assessoria para avaliação de políticas públicas ofertada pela Enap. As inscrições já estão abertas e terminam no dia 18 de outubro. 

Podem participar órgãos e entidades da administração pública direta ou indireta que desejem contar com o processo de assessoria para o aperfeiçoamento de seus concursos, processos de seleção e provimento de cargos e funções públicas. As avaliações inscritas podem ser anteriores ou posteriores à implementação da iniciativa (ex ante ou ex post). 

As propostas serão analisadas com base em critérios como pertinência da demanda, maturidade e complexidade da política pública, potencial de geração de valor para a sociedade e compromisso da instituição proponente e disponibilidade da equipe.

As iniciativas pré-selecionadas serão divulgadas até 24 de outubro. As equipes proponentes serão chamadas para entrevistas para apresentarem suas propostas entre 24 e 27 de outubro. A divulgação das iniciativas selecionadas deverá acontecer em 28 de outubro.

Como funciona o serviço

A Assessoria para avaliação ocorre sob demanda e se inicia com um primeiro contato entre o órgão solicitante e a equipe da Enap. Com base no debate do caso, a equipe da Escola elabora um plano de trabalho que é colocado em prática por meio de oficinas virtuais conduzidas por assessores especialistas em avaliação.

No caso da Janela Avaliação, o plano de trabalho será pactuado com o órgão que teve sua iniciativa selecionada. O processo de avaliação dura de quatro a seis meses, com dedicação média de quatro horas por semana, considerando atividades síncronas e assíncronas. Nesta edição 2022, o processo de avaliação acontecerá entre novembro de 2022 e abril de 2023. 

No portfólio de projetos, o serviço já contabiliza atendimentos a diversas secretarias e ministérios, além de entes subnacionais. Também estão sendo apoiados os ciclos avaliativos do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Cmap), do qual a Enap é apoiadora técnica.

Saiba mais sobre o processo de Assessoria para Avaliação da Enap