Começa nesta segunda-feira, dia 16, a Semana de Inovação 2020, o evento online organizado pela Escola Nacional de Administração Pública e que terá quatro dias de palestras e debates

A abertura da Semana de Inovação 2020 será uma oportunidade para o público conhecer e debater as ideias de quatro grandes especialistas que estão pensando as mudanças tecnológicas e seu potencial para atender os cidadãos no mundo todo. Nesta segunda-feira, dia 16, ocorre a abertura oficial de evento que será online e poderá ser acompanhado pelo público na internet (https://gov.br/enap/semanadeinovacao).

As palestras do primeiro dia trazem três especialistas em tecnologia e suas aplicações em instituições públicas e privadas. Às 16h, a professora Beth Noveck fará a palestra “Buscando soluções para problemas públicos”. Ela dirige o Laboratório de Governança (GovLab) e é professora de Tecnologia, Cultura e Sociedade e professora afiliada do Center for Urban Science and Progress da Tandon School of Engineering da Universidade de Nova York. É autora do livro “Resolvendo problemas públicos: um guia prático para consertar nosso governo e mudar nosso mundo”, a ser lançado em junho de 2021.

“Que outro negócio vocês conhecem, que outro setor da economia, e especialmente um tão grande como o setor público, que não busca reinventar seu modelo de negócios de forma constate?”, diz Noveck.

Em seguida, às 16h30, Jane Wiseman, Tanja Aitamurto e Tiago Peixoto debatem o tema “Governo com foco no cidadão”. Wiseman pertence à Escola de Governo da Universidade de Harvard) e comanda o Institute for Excellence in Government, uma consultoria sem fins lucrativos, dedicada a melhorar o desempenho do governo. Ela criou uma plataforma aberta para o acesso do governo aos melhores exemplos de abordagens de eficiência operacional, com estudos de caso mostrando implementação bem sucedida.

Aitamurto é professora assistente no Departamento de Comunicação da Universidade de Illinois. “Eu examino novas tecnologias de mídia para informar, capacitar e conectar pessoas, abordando duas questões fundamentais: como as novas tecnologias de mídia impactam o comportamento humano e a sociedade e como podemos aproveitar essas tecnologias para o bem social, para promover uma sociedade mais diversa e inclusiva por meio do jornalismo, mídia e democracia digital?”, disse a professora.

Tiago Peixoto trabalha no Banco Mundial como especialista-sênior do setor público, ajudando governos a desenvolverem soluções para melhorar os serviços e as políticas públicas. Seu trabalho envolve pesquisa sobre tecnologia, engajamento cívico e governança. É membro do Laboratório de Governança da Universidade de Nova York e foi listado na TechCrunch como uma das vinte pessoas mais inovadoras em democracia.

Por último, a Arena Futuros (palco principal) da Semana de Inovação recebe Tim O’Reilly, para a palestra “Bem-vindas/os ao século XXI”. Ele é o fundador e principal executivo da O’Reilly Media, empresa que tem uma plataforma online de aprendizagem e conhecimento sob demanda. O empreendedor é um dos pioneiros no uso de conceitos na área de tecnologia da informação, como “Software Open Source”, “Web 2.0”, “The Maker Movement”, “Governo como Plataforma” e “The WTF Economy”.

Consulte aqui a programação completa:

https://gov.br/enap/semanadeinovacao/programacao

Evento

Com o tema “(Re) Imaginar e construir futuros”, a Semana de Inovação 2020 vai reunir 20 mil inovadores em governo, mais de 350 palestrantes renomados de vários países e 100 instituições. Ao todo, haverá 200 horas de discussões e reflexões, no período de 16 e 19 de novembro, com palestras, oficinas, mesas redondas, cursos, sessões on-demand e atrações. Para participar do evento, é necessário se inscrever no site oficial (https://gov.br/enap/semanadeinovacao) para obter seu passaporte da cidade virtual da inovação, onde acontecerão as atividades.

O evento é realizado por meio de parceria da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso-Brasil), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério da Economia e o Governo Federal. Os patrocinadores são a Dataprev, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (Nic.br), o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e as empresas IBM e Microsoft.

A Semana de Inovação 2020 tem ainda o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Embaixada da Dinamarca no Brasil; Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA); Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI); República.org; Instituto Arapyaú; Brava; Humanize; e Fundação Tide Setúbal.

Entrelugar

Palestras, debates e oficinas serão realizados nos seguintes espaços: Arena Futuros (palco principal), Pavilhão das Trilhas, Parque das Conexões e Pavilhão da Inspiração. Os participantes terão acesso por meio da cidade virtual “Entrelugar”, criada especialmente para o evento. A definição conceitual do evento apresentação o conceito de “entrelugar” – um espaço de transição entre o que fomos até agora e o que podemos ser daqui em diante. Neste espaço, somos desafiados tanto por antigas questões que permanecem (fome, pobreza, violência) quanto por novas questões que emergem (futuro do trabalho à distância, ética da tecnologia, equilíbrio entre economia e saúde).

O Palco Holofote (que ficará no Pavilhão da Inspiração) vai reunir palestrantes para tratar de iniciativas de inovação em governo, destacar pessoas, equipes e instituições que têm histórias e resultados para mostrar. Já as trilhas temáticas de políticas públicas, tecnologia, gestão pública, metodologias e ferramentas têm 144 atividades programadas, entre mesas redondas, oficinas, rodas de conversa.

#GOVAFTERSHOCK

A Semana de Inovação 2020 faz parte também da iniciativa da #GOVAFTERSHOCK, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e realizada em vários países simultaneamente nos dias 17 e 18 de novembro. Como indica o próprio título, o choque são os efeitos da pandemia da Covid-19 no mundo e nos governos. O primeiro dia focará as discussões em três questões: “o que queremos deixar para trás após esse choque?”, “O que queremos manter?” e “O que queremos fazer diferente?”. O segundo dia reunirá líderes mundiais para debater sobre os insights gerados pelos eventos ao redor do mundo.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Concurso Inovação do Setor Público anuncia vencedores entre os 23 finalistas

A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação

Publicado em:
08/11/2023