Mais de 60 atividades pela manhã e outras 70 à tarde. O segundo dia da Semana de Inovação foi repleto de interação e debates - incluindo o uso de inteligência artificial no serviço público. Pela manhã, houve o lançamento do livro República em Notas, da pesquisadora Gabriela Lotta. À tarde foi a vez da escritora, palestrante e ativista internacional Maha Mamo fazer a divulgação da publicação Maha Mamo: A luta de uma apátrida pelo direito de existir. Com prefácio de Sonia Bridi, o livro narra a trajetória de Maha desde a chegada ao Brasil como refugiada (em 2014) até a conquista da nacionalidade.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO DA TARDE
Laboratórios de inovação: o encontro
A oficina Labs de inovação: o encontro promoveu trocas de experiências entre laboratórios de inovação de todo o Brasil, cujos resultados vão virar uma publicação da InovaGov para compartilhar soluções. A atividade contou com mais de 80 participantes que tiveram a oportunidade de mapear exemplos de novos modelos de laboratório e trocar experiências. “A ideia é que vocês se conheçam. O que vamos fazer hoje vai gerar um produto real, para compor a biblioteca do InovaGov”, explicou a facilitadora, Carol Ramalhete.
Aplicação da inteligência artificial ao Infogov
Durante a oficina DataChat: Uma experiência do Infogov com o ChatGPT, Pedro Masson, coordenador-geral de Ciências da Enap apresentou uma novidade: o Infogov (plataforma online que integra diferentes bases de dados do governo em um único local) vai contar agora com a tecnologia do ChatGPT. “Temos muita expectativa com essa novidade porque a ideia é que as pessoas não precisem mais gastar tempo navegando em portais, baixando dados, tratando dados para conseguir responder suas perguntas” sintetizou.
A ideia, segundo o coordenador, é habilitar o ChatGPT, a atuar no banco de dados do Infogov, apenas com uma simples perguntas, do tipo: quantas mulheres ocupam cargo de confiança no governo?”. O programa vai entender a pergunta rapidamente e trará os dados em e 10 ou 15 segundos, o que economiza tempo para todos: cidadão, gestor e outros interessados, o que proporcionará mais acessos e maior transparência ativa.
Futuro LGBTQIAPN
A artista independente, Htadhirua, usa suas obras para trazer reflexões sobre ancestralidade, realidade LGBTQ+ e colonialidade. Em sua palestra, Htadhirua apresentou a pesquisa Queer the Future, que tem por objetivo preparar as pessoas LGBTQ+ para sobreviver e prosperar na próxima década e além. ‘’A gente tá falando de, possivelmente, parentes, vizinhes (sic), e pessoas do círculo de vida de vocês que farão parte dessa comunidade’’. Por isso, Htadhirua destacou a necessidade de as pessoas conhecerem essa realidade.
Conto de Falhas: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima (iGOVnights)
Participantes da Semana da Inovação estiveram em um bate-papo descontraído trazendo histórias de falhas e aprendizados anteriores à inovação. A conversa faz parte da série iGOVnights, encontros organizados por servidores públicos apaixonados pelo que fazem. O propósito é conectar pessoas e experiências. A conversa foi realizada pelos “Transformers”, da Prefeitura do Recife - convidados para compartilhar como estão contornando os desafios para fazer uma administração pública na capital pernambucana.
Atendimento ao cidadão
Até o final de novembro será lançada uma consulta pública para ouvir os cidadãos sobre a Estratégia Nacional do Governo Digital. A ideia é sistematizar todas as contribuições e apresentar em janeiro o documento final, que terá vigência de 2024 a 2027. A informação sobre os próximos passos da discussão dessa regulamentação foi dada por Loyane Tavares, diretora na Secretaria de Governo Digital do Ministério de Gestão e Inovação, durante mesa redonda na Semana de Inovação em que se discutiu como ter um governo mais inclusivo, inteligente e sustentável em um Brasil Digital.
Fotos: Paulo Negreiros