São sete artigos e dois livros; baixe os conteúdos gratuitamente

Você sabia que o Brasil tem 43 laboratórios de inovação no setor público? Que já existem protótipos de inteligência artificial para prever o resultado do recurso interposto pela AGU/PGF, para melhor orientar o processo de tomada de decisões sobre a interposição ou não de recursos? E que 45% de um universo de 253 cidadãos pesquisados se preocupam em poupar, mas no momento ainda não guardam recursos para a “melhor época” de suas vidas?

Parece muito assunto misturado. Mas temos uma boa notícia: a Enap tem um repositório onde está tudo bem organizado para você. 

São conteúdos sobre esses e outros temas, fruto do trabalho de pesquisadores que responderam ao chamamento da Escola para fazer pesquisas com orientação do GNova, laboratório de inovação da Enap. Alguns projetos foram desenvolvidos em colaboração com outros órgãos que tinham interesse em resolver problemas públicos. Enfim, pessoas e órgãos que resolveram sair do seu “quadrado” para desenvolver projetos inovadores. Alguns deles colocam novos olhares sobre o funcionamento da administração pública, outros têm foco nos cidadãos. 

Veja o que separamos para você, no #esquenta para a Semana de Inovação, evento que está em contagem regressiva e ocorrerá de 16 a 19 de novembro. Se você não se inscreveu, está em tempo. Temos uma cidade maravilhosa esperando por você. E pasme! Estamos com 458 palestrantes para quatro dias de atividades. Inscrições em gov.br/enap/semanadeinovacao.

Aproprie-se desta curadoria especial! São artigos e livros em creative commons. Pode baixar para ler depois. Quem sabe eles sirvam de inspiração, guia e roteiro para seguir caminhos semelhantes, adaptá-los e testá-los em seu contexto específico? Vem!

Artigos

Laboratórios de Inovação no Setor Público: Mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais

Autor: Hironobu Sano

O autor selecionou 13 dos 43 laboratórios de inovação que mapeou no Brasil, para a realização de entrevistas semiestruturadas, levando em consideração a diversidade encontrada no mapeamento geral. A análise dos dados revelou que os laboratórios atuam na geração de ideias inovadoras, desenvolvem protótipos e avançam na sua implementação, baseando-se em metodologias ágeis e na cocriação. Além disso, os laboratórios fazem parte da estratégia de inovação das organizações e sua criação vem se somar à busca por melhorias na gestão, nos serviços públicos e nas políticas públicas.

Inovação na área jurídica: ciência de dados e custo oportunidade

Esta publicação apresenta os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa Cátedras Brasil Inovação, organizado pelo Laboratório de Inovação em Governo (GNova), em parceria com a Escola da Advocacia-Geral da União. Ela aborda o tema inovação na área jurídica e apresenta quatro das pesquisas realizadas nessa modalidade. 

Texto I – Ciência de dados aplicada à análise dos custos associados aos recursos interpostos pela Advocacia Pública Federal

Autor: Elias Jacob de Menezes Neto

O estudo culminou com a entrega dos protótipos de dois mecanismos de inteligência artificial cujo objetivo é prever o resultado do recurso interposto pela AGU/PGF, de modo a melhor orientar o processo de tomada de decisões sobre a interposição ou não de recursos. 

Texto 2 - Sistema de apoio à análise de custos de oportunidade em processos jurídicos, baseado em inteligência computacional

Autor: Flávio Rosendo da Silva Oliveira

O projeto objetivou construir um sistema de apoio à análise de custo de oportunidade em processos jurídicos, baseado em inteligência computacional. Mais especificamente, por demanda do time de supervisores da AGU, foi enfocada a realização de cálculos tomando por base projeções de tempo até o primeiro julgamento. 

Texto 3 - Judicialização do Benefício de Prestação Continuada (BPC) – uma proposta de fluxograma de gestão processual-administrativa do benefício

Autora: Julia Maurmann Ximenes

O objetivo é aperfeiçoar as linhas de atuação do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) na análise administrativa dos pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), e da Advocacia-Geral da União (AGU), quando o benefício é judicializado. 

Texto 4 - Corrupção e autocomposição: notas de inovação em governo para Advocacia-Geral da União

Autor: Anderson Medeiros Bonfim

A pesquisa visa, em caráter sugestivo, contribuir para reflexões e debates públicos que permitam reestruturar e aperfeiçoar aspectos pontuais das rotinas internas da AGU, bem como a sua articulação com outros órgãos, tendo em vista práticas lícitas, transparentes e eficientes, assim entendidas como eficazes na persecução, preservadoras da segurança jurídica e da sustentabilidade econômica das pessoas jurídicas colaboradoras. 

Economia comportamental

Texto 1 - Soluções complementares para adesão a planos de previdência complementar: aplicações baseadas na economia comportamental

Autor: Bruno César de Melo Moreira

O projeto teve como objetivo propor novas soluções de desenho e implementação de políticas públicas, baseadas em insights da Economia Comportamental, que visem aumentar as adesões e migrações voluntárias ao plano de previdência complementar da Funpresp, auxiliando, assim, na superação de barreiras de comportamento apresentadas pelos indivíduos no País.  

Texto 2 - Estratégia-aplicativo: insights comportamentais para poupar

Autor: Dany Rogers Silva

O estudo propõe o desenho de uma intervenção de natureza educacional, formada por insights comportamentais, por meio de um aplicativo que incentive a poupança e promova o planejamento financeiro pessoal. Essa ferramenta foi desenhada com o que há de mais avançado das ciências comportamentais e pretende ser um auxílio para o planejamento de sonhos e poupança das famílias brasileiras.

Livros

A série Inovação na Prática registra as experimentações e os aprendizados da equipe do Laboratório no desenvolvimento de projetos com instituições do governo federal. Esse registro tem por objetivo permitir que as metodologias utilizadas e as lições aprendidas pelo GNova sirvam de exemplo, inspiração, guia e roteiro para organizações interessadas em seguir caminhos semelhantes, adaptá-las e testá-las em seus contextos, projetos e desafios de inovação. 

Ciências comportamentais e políticas públicas (2020)

Autores: Antonio Claret Campos Filho, João Sigora, Manuel Bonduki

“No momento em que escrevemos este prefácio, a atenção e os esforços estão voltados para combater a pandemia do novo coronavírus, em escala global. A tragédia se faz sentir impreterivelmente em vidas humanas e lança desafios econômicos e sociais expressivos e crescentes. Vivenciamos um momento único, em que discussões sobre o papel das ciências comportamentais, no comportamento individual e em sociedade, têm ganhado cada vez mais relevância. Mas a que se refere concretamente a abordagem comportamental”?

O livro traz em si o próprio relato da experimentação, evidenciando uma das possíveis formas de utilização do ferramental aqui apresentado para melhorar políticas públicas pela aplicação de ciências comportamentais. O foco comportamental convida os usuários a se centrarem em detalhes relacionados a burocracias, tecnologias e prestação de serviços que podem afetar drasticamente as políticas públicas.

Ciclos de vida de laboratórios de inovação pública (2020)

Autores: Autores Caio Werneck, Elisabete Ferrarezi, Isabella Brandalise, Lucas Vaqueiro e Manuel Bonduki (Enap e Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo)

Os laboratórios surgem como uma tentativa de lidar com as incertezas e complexidade dos problemas públicos. Por isso, são unidades com mandatos para experimentação, que aprendem rápido sobre os problemas e podem criar soluções a partir de testes e erros. Seu objetivo é contribuir com a criação de políticas e serviços sensíveis às necessidades das pessoas. Nesta publicação são abordadas a infância, a adolescência e a maturidade dos laboratórios de inovação em governo, ancorando esse projeto na prática, em reflexões de gestores e equipes de inovação pública. Esperamos que esta seja uma oportunidade para direcionar nossa energia para a construção de organizações mais conscientes dos seus próprios ciclos de vida.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

O ativista e presidente da CUFA Preto Zezé é o terceiro convidado do InovaPod

Gravado durante a Semana de Inovação 2023, novos episódios do podcast são lançados às segundas-feiras

Publicado em:
10/03/2024
Está no ar InovaPod com a participação da ativista Maha Mamo

O segundo episódio da temporada conta sua história de 30 anos como apátrida e a conquista da cidadania brasileira

Publicado em:
04/03/2024
Podcast de inovação retorna com novos episódios

O podcast produzido pela GNova, em parceria com a Rede Inovagov, foi criado em 2019 e conta com novos episódios gravados durante a 9ª Semana de Inovação

Publicado em:
26/02/2024
Concurso Inovação do Setor Público anuncia vencedores entre os 23 finalistas

A premiação englobou cinco categorias e teve recorde de votação

Publicado em:
08/11/2023