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MBA em Pessoas, Liderança e Inovação

Inove a gestão pública: capacite-se para liderar com diversidade, inclusão e soluções colaborativas que elevem a qualidade e a sustentabilidade dos serviços públicos. A modalidade é 100% EaD, autoinstrucional com algumas aulas on-line e ao vivo. O Curso conta com estratégias didáticas e metodológicas que proporcionam uma aprendizagem real, de aplicação prática ao dia a dia da gestão de pessoas, diversidade, liderança e inovação.

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O que você irá aprender

Com um olhar voltado para a prática, nesse MBA a(o) estudante será capacitada(o) a atuar no aprimoramento das políticas práticas de gestão de pessoas, integrando competências técnicas e comportamentais para o desenvolvimento colaborativo de soluções inovadoras, com foco em diversidade, inclusão, bem-estar no trabalho, liderança e desempenho, e visando agregar qualidade e sustentabilidade às políticas e aos serviços públicos ofertados à sociedade.

O que você irá aprender
Público-alvo?

Público-alvo?

O curso é direcionado a servidoras(es) públicos federais, estaduais e municipais ocupantes de cargo efetivo, militares integrantes do cargo efetivo das Forças Armadas, empregadas(os) públicas(os) federais concursadas(os) de empresas que recebam recursos da União para pagamento de pessoal; e empregadas(os) públicas(os) estaduais e municipais concursadas(os) desde que tenha previsão desse vínculo em lei estadual ou municipal de criação da carreira.

    O público-alvo deverá, preferencialmente:
  • a. atuar em processos e/ou projetos institucionais relacionados à gestão de pessoas e/ou em funções de liderança; ou
  • b. ter interesse em desenvolver ou aprimorar competências em gestão de pessoas, liderança e inovação em contextos organizacionais da Administração Pública.

Como funciona

Quer entender como funcionam as aulas e mais informações sobre a metodologia?

Cronograma de aulas

As disciplinas autoinstrucionais serão disponibilizadas no período de outubro de 2025 a novembro de 2026. As aulas e os desafios com encontros ao vivo e on-line terão suas datas e horários especificados no calendário do curso. Poderão ocorrer alterações no calendário do curso por necessidade e conveniência da ENAP, devendo a turma ser informada com a maior antecedência possível, conforme consta no Regulamento dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da ENAP (Resolução nº 12, de 15 de junho de 2021).

Estrutura do curso

A estrutura curricular do curso possui:

  • três jornadas de aprendizagem compostas por 9 disciplinas que abordam situações-problema, com carga horária de 15 horas e 30 horas, que somam 225h;
  • três desafios: Gestão de Pessoas, Diversidade e Inovação (15 horas). Serão ofertados 3 desafios, Gestão de Pessoas, Diversidade e Inovação, em que a(o) aluna(o) deverá realizar apenas 1
  • três ciclos temáticos compostos por 10 disciplinas que somam 165h;
  • cinco aulas por meio de videoconferência, de 2h cada, com temas e cronograma a serem definidos ao longo do curso, totalizando 10h.

 

Jornada de aprendizagem 1 - Visão Geral do Campo da Gestão de Pessoas no Setor Público

  • Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas: desafios e tendências no setor público - 30h
  • Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento - 15h
  • Desempenho e Engajamento e Resultados - 30h

Jornada de aprendizagem 2 - Diversidade e Inclusão nas Organizações Públicas

  • Equidade de Gênero e Raça na Gestão Pública - 15h
  • Pluralidade e Diversidade na Gestão de Pessoas - 30h
  • Participação e Inclusão de Pessoas com Deficiência nas Organizações Públicas - 15h

Jornada de aprendizagem 3 - Inovação

  • Inovação no Setor Público - 30h
  • Impacto das novas Tecnologia na Organização do Trabalho - 15h
  • Economia Comportamental e Tomada de Decisão - 30h

A disciplina de Desafios será em formato de laboratório de casos que são realizados a partir da metodologia de Aprendizagem baseada em Problemas (ABP), em que os “problemas” são o ponto de partida para a aprendizagem. Assim, a aprendizagem parte de situações-problema que suscitam dúvidas e estimulam a cognição para práticas de investigação e resolução criativa.

Os alunos escolherão 1 desafio para realizar ao longo da jornada correlata ao tema.
Serão 3 Desafios:

  • Desafio em Gestão de Pessoas
  • Desafio em Diversidade
  • Desafio em Inovação

Ciclo temático 1 - Instrumentos de Gestão de Pessoas

  • Mediação e Resolução de Conflitos - 15h
  • Comunicação e Práticas Interativas - 15h
  • Desenvolvimento de Indicadores de Desempenho - 15h
  • Plano de Desenvolvimento de Pessoas Baseado em Competência - 15h

Ciclo temático 2 - Saúde, Bem-Estar, Emoções e Autogestão no Trabalho

  • Saúde e Bem-estar no Trabalho - 15h
  • Gestão das Emoções - 15h
  • Técnicas de Organização e Autogestão - 15h

Ciclo temático 3 - Liderança e Geração de Valor Público

  • Liderança Dialógica nas Organizações Públicas - 30h
  • Gestão de Equipes de Trabalho - 15h
  • Mentoria em Gestão de Pessoas - 15h

Cinco aulas ao vivo com temas diversos, sendo quatro aulas ao vivo obrigatórias

Processo seletivo

Confira nos editais de seleção, o público-alvo, os critérios de seleção e o cronograma previsto

Pré-requisitos

Pré-requisitos

São requisitos para ingresso no curso: Ser graduado em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC; Ser servidor público, ocupante de cargo efetivo, empregado público federal concursado ou militar integrante do quadro efetivo das Forças Armadas; Pertencer ao público-alvo a que se destina o processo seletivo, conforme Edital; Não estar cursando outro programa de Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu da ENAP ou não ter cursado nos últimos dois anos até a data da matrícula; Ser aprovado em processo seletivo da ENAP; Requisitos técnicos: possuir câmera, microfone e conexão à internet suficiente para acompanhar aulas síncronas. A conexão ideal é a partir de 2Mb de velocidade real. Abaixo disso, ocorrem travamentos e outras dificuldades de visualização dos vídeos.

Análise e avaliação curricular

Análise e avaliação curricular

Experiência profissional e acadêmica do candidato. As informações utilizadas são as informadas no formulário de inscrição.

Análise e avaliação de experiência profissional

Análise e avaliação de experiência profissional

Essa fase consiste na elaboração de um Relato de Trajetória Profissional, que deverá ser redigido pela(o) candidata(o) em campo específico do formulário de inscrição

Saiba mais

Dúvidas?

Fale com a coordenação do curso pelo e-mail: selecaomba@enap.gov.br

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