O texto deverá ser redigido em primeira pessoa do singular, com até 8.000 (oito mil) caracteres considerando os espaços, estruturado em quatro parágrafos, conforme os critérios apresentados no quadro “Critérios para análise e avaliação de experiência profissional” apresentado abaixo.
O relato tem por objetivo descrever a trajetória profissional da(o) candidata(o), suas experiências em liderança e/ou na área de Gestão de Pessoas, a relação entre sua atuação e os objetivos do curso, bem como sua disponibilidade e motivação para participação na especialização.
Os dois primeiros parágrafos deverão abordar, respectivamente, experiências com liderança e atuação na área de gestão de pessoas no setor público, caso a(o) candidata(o) tenha indicado tais experiências na 1ª fase.
Caso a(o) candidata(o) não tenha indicado experiência em liderança ou na área de Gestão de Pessoas na 1ª fase, deverá, necessariamente, utilizar o respectivo parágrafo para relatar outras vivências institucionais significativas. A avaliação considerará a relevância das experiências descritas, seu alinhamento com as competências desenvolvidas no curso e os critérios apresentados no quadro “Critérios para análise e avaliação de experiência profissional” apresentado abaixo. Nestes casos, a pontuação será atribuída proporcionalmente à consistência, clareza e pertinência das informações apresentadas.
Quadro - Critérios para análise e avaliação de experiência profissional
Parágrafos | Critérios | Pontuação |
---|---|---|
Parágrafo 1 - Caso tenha indicado que possui experiência com pessoas sob a sua liderança, aponte as principais atividades desempenhadas enquanto liderança, formal ou informal, e principais habilidades desenvolvidas. | Capacidade de descrever experiências significativas de liderança formal ou informal, em organizações públicas, privadas ou sociais (terceiro setor). | Até 25 |
Apontar habilidades de influência e engajamento de pessoas e equipes no ambiente de trabalho. | ||
Apontar habilidades em mediação de conflitos e negociação no ambiente de trabalho. | ||
Capacidade de dissertar com coesão textual e clareza de expressão. | ||
Parágrafo 2 - Caso tenha indicado que possui experiência na área em gestão de pessoas do setor público, aponte as principais atividades desenvolvidas na área de Gestão de Pessoas (departamento/coordenação/órgão). | Capacidade de descrever experiências significativas de gestão de pessoas, evidenciando habilidades técnicas e comportamentais. | Até 25 |
Apontar habilidades específicas em técnicas de gestão de pessoas no ambiente de trabalho. | ||
Capacidade de dissertar com coesão textual e clareza de expressão | ||
Parágrafo 3 - Indique como o curso poderá contribuir para o seu desenvolvimento profissional na área de gestão de pessoas e/ou exercício da liderança de equipes. | Capacidade de descrever aprendizados que serão obtidos pelo curso e como eles serão úteis para o exercício das funções em gestão de pessoas | Até 10 |
Capacidade de descrever aprendizados que serão obtidos pelo curso e como eles serão úteis para o exercício das funções em liderança | ||
Capacidade de descrever aprendizados em inovação obtidos pelo curso e como estes serão úteis para suas funções. | ||
Capacidade de dissertar com coesão textual e clareza de expressão | ||
Parágrafo 4 - De maneira sumária, relate sua disponibilidade para se dedicar às atividades do curso, caso aprovada(o), e como pretende lidar com a modalidade de ensino à distância, conciliando com as responsabilidades profissionais. | Capacidade de descrever sua disponibilidade para se dedicar às atividades do curso, caso aprovada(o), e como pretende lidar com a modalidade de ensino àdistância, conciliando com suas responsabilidades profissionais. | Até 10 |
Capacidade de dissertar com coesão textual e clareza de expressão. | ||
Pontuação máxima | 70 |