LideraGov

O LideraGov tem por objetivo constituir uma rede de servidores qualificados, aptos a atuar como líderes inovadores, comprometidos com a geração de valor público, e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas.

Por que participar do Programa LideraGov?

Uma experiência de formação diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança.

Possibilidade de realizar atividades de mentoria com lideranças conceituadas e reconhecidas.

Oportunidade de participar de uma rede de altas lideranças.

Vídeo dos relatos dos participantes das 1ª e 2ª edições do Programa LideraGov

Desenvolvimento de competências de liderança

O Programa LideraGov prevê o desenvolvimento de competências, entendidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes identificadas como necessárias à formação de lideranças inovadoras, aptas a potencializar o alcance de resultados do Estado em sua esfera de atuação.

 

O Programa LideraGov irá prepará-lo(a) para:

Reconhecer e avaliar características do seu estilo de liderança para aperfeiçoar e potencializar a sua atuação profissional.

Organizar, orientar e engajar pessoas e equipes, tendo em vista o alcance dos objetivos e metas organizacionais.

Atuar de forma sistêmica e estratégica, entender, analisar e comunicar o contexto, desenhar cenários futuros e delinear perspectivas de longo prazo alinhadas aos objetivos organizacionais.

Tomar decisões que produzam resultados de alta qualidade, por meio da identificação de problemas, da prospecção e construção dialogada de soluções e do cálculo de riscos.

Processo seletivo

O processo de seleção de candidatos ao Programa LideraGov busca identificar servidores com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança. O processo será realizado em três etapas.

Etapa I – Análise de perfil e trajetória profissional
Etapa II – Análise do potencial de liderança
Etapa III – Análise das competências profissionais dos candidatos.

Processo seletivo
  • Servidores públicos efetivos da administração pública federal, do Poder Executivo
  • Servidores não ocupantes de cargo de Direção e Assessoramento Superior ou Função Comissionada do Poder Executivo de níveis 4, 5 ou 6, cargo de Natureza Especial ou equivalentes
  • Servidores com mais de cinco anos para adquirir o direito à aposentadoria
  • Portadores de diploma de nível superior reconhecido pelo MEC
  • Servidores que disponham da anuência da chefia imediata para participar do Programa
O processo seletivo será realizado em três etapas. Ao final de cada uma, o candidato selecionado receberá as instruções para a estapa seguinte.

Etapa I  –  Contempla a análise do perfil e da trajetória acadêmica e profissional do candidato

Período de Inscrições: 22/11/2023 a 29/01/2023

Resultado da Etapa I: 03/03/2023

Serão valorizados nessa etapa a consistência da trajetória acadêmica e profissional do candidato, seu interesse pelo aprendizado contínuo, sua capacidade de formação autônoma, sua motivação para a melhoria do desempenho da Administração Pública. 

Etapa II – Identificar o potencial de liderança do candidato, por meio da avaliação de competências de liderança, notadamente de soft skills

Período de realização: 03/03/2023 a 16/03/2023

Resultado da Etapa II: 22/03/2023

Serão valorizadas nessa etapa as competências que evidenciem o potencial do candidato para o exercício da liderança, a partir de sua capacidade de demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a todo e qualquer servidor público e desejáveis em perfis de liderança.

Etapa III  – Avaliar as competências profissionais dos candidatos

Período de realização: 31/03/2023

Resultado da Etapa III: 20/04/2023

Serão valorizadas nessa etapa competências que evidenciem o potencial do candidato para o exercício da liderança, notadamente para a resolução de problemas, a partir da sua capacidade de demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a todo e qualquer servidor público, e especificamente requeridos em perfis de liderança.

Todas as três etapas possuem caráter classificatório. Serão selecionados 50 candidatos para participar do Programa LideraGOV.

O processo seletivo será realizado em três etapas. Ao final de cada uma, o candidato selecionado receberá as instruções para a estapa seguinte.

Etapa I  –  Contempla a análise do perfil e da trajetória acadêmica e profissional do candidato

Para participar:

● Preencher um formulário com informações pessoais, profissionais e acadêmicas;
● Elaborar um Relato Analítico da Trajetória Profissional de 3.000 a 4.000 caracteres (incluindo espaços);
● Apresentar um vídeo de motivação para participar do Programa, com duração de, no mínimo de 1 minuto e, no máximo, 2 minutos. 

Relato Analítico da Trajetória Profissional (3.000 a 4.000 caracteres, incluindo espaços)  Vídeo de Motivação (mínimo de 1 minuto e máximo de 2 minutos)

O Relato Analítico da Trajetória Profissional visa complementar as informações pessoais, profissionais e acadêmicas do candidato, permitindo uma análise mais bem contextualizada tanto do seu perfil, quanto da sua trajetória acadêmica e profissional.

 

Por meio de uma narrativa autoral, o(a) candidato(a) terá a oportunidade de evidenciar sua capacidade de se comunicar assertivamente, sintetizando sua história, propósito, experiências, aprendizados e motivação, de forma articulada com os objetivos do Programa LideraGOV.

 

Serão valorizados a clareza de ideias, a consistência da trajetória acadêmica e profissional do(a) candidato(a), seu interesse pelo aprendizado contínuo, sua capacidade de formação autônoma, sua motivação para atuar na melhoria do desempenho da Administração Pública. Será valorizada também a compatibilidade entre os seus valores e percepções com o interesse público e propósitos do Programa.

 

Reflita sobre o seu percurso profissional,sobre os fatos e aprendizados que contribuíram para sua evolução como servidor, avalie seu propósito e suas motivações como agente público, suas pretensões pessoais e de ascensão na carreira, sua disposição em investir seu tempo e energia em um projeto dinâmico e desafiador de formação e crescimento profissional.

 

Você deve elaborar uma narrativa coerente que dê significado ao seu percurso enquanto servidor público, integrando passado, presente e futuro profissional, com destaque para a conexão de propósitos entre o seu percurso de desenvolvimento profissional e o Programa LideraGOV.

 

ATENÇÃO: Serão desconsiderados textos com extensão inferior a 3.000 caracteres ou superior a 4.000 caracteres (incluindo espaços).

O líder do século XXI deve desenvolver a capacidade de se expressar de várias formas, traduzindo o discurso para diversos públicos, valendo-se de múltiplos meios de comunicação. Em tempos de gestão ágil, o Pitch tem se mostrado uma ferramenta eficaz de apresentação suscinta, na forma de um breve vídeo que visa despertar o interesse do interlocutor.

 

Neste processo seletivo, o Pitch será avaliado enquanto um vídeo de motivação. Essa auto apresentação tem por objetivo evidenciar as ambições e o comprometimento do(a) candidato(a) com o seu desenvolvimento profissional, assim como as suas motivações e intenção de aplicar os conhecimentos advindos da participação no Programa em prol da qualificação dos serviços do Estado e da produção de valor público.

 

Questione-se sobre o que o(a) faz querer investir seu tempo neste Programa LideraGOV, que diferença fará na sua trajetória profissional, e que ganhos efetivos sua participação no Programa trará para a organização. Venda o ‘seu peixe’! Seja ágil, criativo(a), verdadeiro(a) e cativante.

 

O Pitch deve ter duração de no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos. Não serão exigidos o emprego de recursos de nível profissional de roteiro, direção, montagem e edição. É, no entanto, recomendável prestar atenção à qualidade de som, de imagem e de conteúdo, assim como utilizar ferramentas tecnológicas, de uso doméstico, para edição audiovisual, visando um melhor aproveitamento do tempo. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) enviar o arquivo em formato compatível com os principais dispositivos de reprodução de vídeos (Mp3, Mp4, etc).

 

ATENÇÃO: Serão desconsiderados vídeos com duração inferior a 1 minuto e superior a 2 minutos.

 

 

Etapa II – Identificar o potencial de liderança do candidato, por meio da avaliação de competências de liderança, notadamente de soft skills

Para participar:

● Submeter-se a um teste de avaliação de soft skills

 

Etapa III  – Avaliar as competências profissionais dos candidatos

Para participar:

● Realizar um exercício de Estudo de Caso;
● Apresentar duas cartas de recomendação profissional, sendo uma de seu superior hierárquico e outra de um colega de trabalho, ambos atuais.

 

Todas as três etapas possuem caráter classificatório. Serão selecionados 50 candidatos para participar do Programa LideraGOV.

02/01/2023 a 29/01/2023

 

03/03/2023

 

22/03/2023

20/04/2023 

 

20/04/2023 

24/04/2023 a 28/04/2023 

 

Maio/2023

 

 Inscrições

 Resultado da etapa I do processo seletivo Resultado da etapa II do processo seletivo  Resultado da etapa III do processo seletivo  Publicação do resultado final do processo seletivo 

 Matrícula

 Início das aulas 

 

Para se inscrever, clique aqui.

RESULTADO DA 3ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA LIDERAGOV
Para conferir a lista dos selecionados para participarem da formação do programa, clique aqui.
Se você foi selecionado(a), fique atento(a) à sua caixa de e-mail cadastrado no momento da inscrição! Você receberá as instruções para a realização da matrícula.
 
RESULTADO DA 2ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA LIDERAGOV 
 A segunda etapa do processo seletivo do Programa LideraGov foi concluída.
Para conferir a lista dos selecionados para a 3ª etapa, clique aqui.
Se você foi selecionado(a), fique atento à sua caixa de e-mail cadastrado no momento da inscrição! Você receberá as instruções para a realização da terceira etapa do processo seletivo.
 
RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA LIDERAGOV
A primeira etapa do processo seletivo do Programa LideraGov foi concluída.
Para conferir a lista dos selecionados para a 2ª etapa, clique aqui.
Se você foi selecionado, fique atento à sua caixa de e-mail cadastrado no momento da inscrição!  Você receberá as instruções para a realização da segunda etapa do processo seletivo.
 

Percurso formativo

01

Liderando a si mesmo

02

Liderando equipes

03

Liderando organizações

FAQ

O curso tem carga horária total de 120 horas de aulas telepresenciais. As aulas são realizadas a cada 15 dias, com carga-horária de 8 horas. O curso prevê ainda atividades complementares com duração total de 20 horas. Além disso, sugere-se que o aluno dedique pelo menos 5 horas por semana para leituras e a realização de trabalhos. A periodicidade das aulas, a cada 15 dias, tem por objetivo propiciar melhores condições para a realização das atividades complementares, tarefas e leituras.

IMPORTANTE: Para a aprovação no curso de qualificação o aluno deve assegurar frequência mínima correspondente a 75% da carga horária total do curso

Ao todo, serão oferecidas 50 vagas.

O curso será oferecido via Plataforma Zoom. Assim, é necessário que o aluno tenha o sistema instalado em seu computador pessoal, bem como tenha uma conexão à internet e um equipamento com o mínimo de qualidade. A Enap não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos, nem arca com os custos de participação nas aulas.

O Programa LideraGov é 100% gratuito. Todavia, em caso de desistência, o aluno deverá arcar com o ressarcimento no valor individual do curso, nos termos do art. 18 da Portaria Normativa nº 254, de 23 de junho de 2020.

Sim. Os critérios se referem à formação acadêmica do servidor e não ao seu cargo.

Não, pois o Programa LideraGov inclui Curso de Qualificação com carga horária mínima de 120 horas, conforme Inciso II, do Art. 9º da Portaria Conjunta n.º 254/2020 "Curso de Qualificação, com carga horária de até cento e vinte horas". Portanto, enquadrado como um curso de média duração, tendo em vista que o Órgão Central do SIPEC adota a definição, por carga horária, conforme especificado abaixo:
I – de curta duração: aquelas com carga horária inferior a 100 (cem) horas;
II – de média duração: aquelas com carga horária igual ou superior a 100 (cem) e inferior a 360 (trezentas e sessenta) horas; e
III – de longa duração: aquelas com carga horária igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas.

E segue a recomendação jurídica de que "agentes públicos com vínculo precário com a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional,(...), poderão participar somente das ações de desenvolvimento de curta duração..."

Não. O Programa LideraGov compromete apenas 8 horas de sua jornada de trabalho, a cada 15 dias. Nos termos do Decreto nº 9.991/2019 e Instrução Normativa nº 21/2021, para a participação no programa basta a anuência de sua chefia imediata.

Não. O critério de não ocupação de DAS/FCPE de nível 4 ou superior refere-se apenas ao momento da inscrição no processo seletivo.

Insira o link do seu órgão ou entidade no espaço indicado e depois encaminhe uma breve justificativa para o email: lideragov@economia.gov.br

Caso tenha alguma dúvida envie-nos uma mensagem para o e-mail: lideragov@economia.gov.br