O Programa LideraGOV é um processo de formação de líderes inovadores e de alto impacto, por meio da difusão e desenvolvimento de competências que permitem potencializar o alcance de resultados e promover transformações na esfera de atuação do servidor público.
O Programa de desenvolvimento de líderes da Administração Pública federal é fruto da parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), construindo uma rede de servidores e servidoras qualificados, aptos a atuar como líderes comprometidos com o serviço público e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas. As premissas e objetivos do Programa são:
O percurso formativo do LideraGOV é realizado de maneira remota, com alguns momentos presenciais, e possui carga horária mínima de 120 horas, distribuídas ao longo de oito meses. Além disso, há o acréscimo de pelo menos 40 horas suplementares com atividades como diálogos formativos que contribuem para a transferência da aprendizagem de forma que o participante possa aplicar as competências desenvolvidas.
O Programa destina-se a servidores(as) públicos(as) efetivos(as) da Administração Pública Federal do Poder Executivo, regidos(as) pela Lei nº 8.112/1990, portadores de diploma de nível superior e não ocupantes de Cargo Comissionado Executivo (CCE) ou Função Comissionada Executiva (FCE) de nível 13 ou superior ou equivalentes. No momento da matrícula, é necessária a anuência prévia da chefia imediata para participar do Programa. A Rede LideraGOV é formada por egressos do Programa e, entre seus objetivos, está o fomento à formação continuada dos ex-alunos, sendo formalmente implementada pela PORTARIA CONJUNTA SGP-ENAP/SEDGG/ME Nº 37, DE 6 DE MAIO DE 2022. Assim, contribui para a consolidação de uma cultura orientada por valores alinhados ao interesse público, no exercício da liderança. Além disso, a Rede busca propiciar condições favoráveis de visibilidade do Programa e seus egressos entre órgãos e entidades da Administração Pública Federal e demais espaços da sociedade civil.
Ao ser selecionado, o aluno terá acesso a uma experiência de formação executiva dividida em três eixos: • Reconhecer e avaliar características de sua personalidade e do seu estilo de liderança para aperfeiçoar e potencializar a sua atuação profissional;
1) Liderando a si mesmo(a);
2) Liderando equipes, e
3) Liderando organizações.
O curso foi concebido de modo a possibilitar que os alunos vivenciem uma experiência de aprendizagem orientada para o desenvolvimento de um conjunto de competências relacionadas à autoliderança, ao engajamento de pessoas e equipes, e à gestão estratégica das organizações.
Durante a formação, os alunos terão atividades estruturadas em torno das seguintes estratégias formativas:
• Encontros Formativos quinzenais (mínimo de 120 horas);
• Sessões de Mentoria Coletiva (10 horas);
• Sessões de Mentoria Individual (10 horas);
• Sessões de Diálogo Formativo com o superior hierárquico (20 horas);
• Entregas de atividades baseadas nos aprendizados e que dialogam com problemas públicos.
• Organizar, orientar e engajar pessoas e equipes, tendo em vista o alcance dos objetivos e metas organizacionais;
• Fortalecer a gestão orientada para a equidade racial e de gênero e respeito à diversidade nas suas organizações públicas;
• Tomar decisões que produzam resultados de alta qualidade, por meio da aplicação de conhecimentos técnicos, da análise de problemas e do cálculo de riscos;
• Atuar de forma sistêmica e estratégica, entender, analisar e comunicar o contexto, desenhar cenários futuros e delinear perspectivas para o médio e longo prazos alinhadas aos propósitos organizacionais; e
• Construir processos inovadores e estimular o trabalho em rede, por meio da aplicação de ferramentas e modelos de gestão, destinados à oferta de melhores serviços com foco no cidadão.
Para mais informações sobre o Programa, acesse os links abaixo:
• LideraGOV 1.0
• LideraGOV 2.0
• LideraGOV 3.0
• Painel LideraGOVers
• Observatório de Pessoal