LideraGov 4.0

Edição extraordinária para pessoas negras

A nova edição do Programa é fruto da parceria entre o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de lideranças negras, preparando-as para a possível ocupação de cargos estratégicos. Reforça o compromisso do Governo Federal com a agenda da igualdade racial e com o processo de ampliação das oportunidades para a população negra no Estado brasileiro. Pretende ainda contribuir com a efetiva implementação do Decreto nº 11.443, de 21 de março de 2023.

Por que participar do Programa LideraGov?

Uma experiência de formação diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança.

Possibilidade de realizar atividades de mentoria com lideranças conceituadas e reconhecidas.

Oportunidade de participar de uma rede de altas lideranças.

Vídeo dos relatos dos participantes das 1ª e 2ª edições do Programa LideraGov

Desenvolvimento de competências de liderança

O Programa LideraGov prevê o desenvolvimento de competências, entendidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes identificadas como necessárias à formação de lideranças inovadoras, aptas a potencializar o alcance de resultados do Estado em sua esfera de atuação.

 

O Programa LideraGov irá prepará-lo(a) para:

Reconhecer e avaliar características do seu estilo de liderança para aperfeiçoar e potencializar a sua atuação profissional.

Organizar, orientar e engajar pessoas e equipes, tendo em vista o alcance dos objetivos e metas organizacionais.

Atuar de forma sistêmica e estratégica, entender, analisar e comunicar o contexto, desenhar cenários futuros e delinear perspectivas de longo prazo alinhadas aos objetivos organizacionais.

Tomar decisões que produzam resultados de alta qualidade, por meio da identificação de problemas, da prospecção e construção dialogada de soluções e do cálculo de riscos.

Processo seletivo

O processo de seleção de candidatos ao Programa LideraGov busca identificar servidores com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança. O processo será realizado em três etapas.

Etapa I - Verificação do cumprimento dos critérios obrigatórios;
Etapa II - Avaliação Curricular;
Etapa III - Avaliação de trajetória profissional, motivação e perfil para liderança.

Processo seletivo

Esta 4ª Edição do Programa é exclusiva para pessoas negras:

  • Servidoras(es) públicas(os) efetivas(os) da Administração Pública Federal do Poder Executivo, regidas(os) pela Lei nº 8.112/1990;
  • Servidores(as) não ocupantes de Cargo Comissionado Executivo (CCE) ou Função Comissionada Executiva (FCE) de nível 13 ou superior ou equivalentes;
  • Servidores(as) com mais de 5 anos para adquirir direito à aposentadoria; e
  • Com formação de nível superior completa.

 

Observações:

As(os) candidatas(os) aprovadas(os) no Processo Seletivo devem obter anuência prévia da chefia imediata para participação no Curso.

São consideradas negras as pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, e que possua traços fenotípicos que a caracterizem como de cor preta ou parda, atendendo ao disposto no inciso IV do art. 1º do Estatuto da Igualdade Racial, Lei nº 12.288/2010; e ao inciso IV do art. 2º da Instrução Normativa MGI nº 23/2023.

O processo seletivo será realizado em três etapas. Ao final da etapa II, os(as) candidatos(as) selecionados(as) receberão as instruções para a etapa III.

Etapa I – Contempla a verificação do cumprimento dos critérios obrigatórios do(a) candidato(a).

Período de Inscrições: 18/08/2023 a 03/09/2023.

Resultado da Etapa I: 08/09/2023.

Etapa eliminatória na qual serão analisadas as informações fornecidas pelo(a) candidato(a), visando verificar o atendimento dos requisitos obrigatórios e se integra o público-alvo do Programa.

Etapa II – Contempla a análise curricular com ênfase na trajetória acadêmica e profissional do(a) candidato(a).

Resultado da Etapa II: 15/09/2023.

Serão valorizadas nessa etapa a consistência da trajetória acadêmica e profissional do candidato, seu interesse pelo aprendizado contínuo, sua capacidade de formação autônoma e o engajamento em projetos sociais, considerando os seguintes aspectos:

  • Tempo em efetivo exercício na Administração Pública Federal;
  • Tempo de exercício em Cargo Comissionado Executivo (CCE), Função Comissionada Executiva (FCE) ou equivalentes na Administração Pública Federal, Estadual e Municipal;
  • Atuação em cargo de liderança no setor privado;
  • Participação como líder em projetos sociais, voluntário ou remunerado (movimentos sociais, sindicatos, organizações não-governamentais, atividades associativas);
  • Participação como técnico em projetos sociais, voluntário ou remunerado (movimentos sociais, sindicatos, organizações não-governamentais, atividades associativas);
  • Formação Acadêmica (pós lato sensu e pós stricto sensu);
  • Participação em cursos de capacitação profissional, em horas, realizados nos últimos 5 anos, desde que associado ao seu órgão de exercício ou de lotação; à sua carreira ou cargo efetivo; ou ao seu cargo em comissão ou à sua função de confiança;
  • Proficiência em língua estrangeira.

Serão classificados(as) 100 candidatos(as) para a próxima etapa do processo seletivo.

Etapa III – Avaliar a trajetória profissional, motivação e perfil para liderança dos(as) candidatos(as).
Consistirá na entrega e análise de:

  • um Relato Analítico da Trajetória Profissional;
  • um vídeo cujo conteúdo verse sobre a motivação para liderança e proposta de solução para problemas complexos proposta pela organização do Programa; e
  • apresentação de duas cartas de recomendação profissional, sendo uma de seu superior hierárquico e outra de um colega de trabalho.

Prazo para classificados na 2° etapa enviarem relato, vídeo e cartas de recomendação: 16/09/2023 a 21/09/2023.

Os(as) candidatos(as) que não cumprirem o prazo de envio serão automaticamente desclassificados(as).

Resultado da Etapa III: 05/10/2023.

Serão valorizadas nessa etapa a motivação do(a) candidato(a) para a liderança e melhoria do desempenho da Administração Pública e a capacidade de demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a todo e qualquer servidor público, e especificamente requeridos em perfis de liderança.

Ao final, serão selecionados para participar desta edição do Programa LideraGOV 50 candidatas(os), por ordem de classificação.

A ocupação das vagas pelas(os) candidatas(os) aprovadas(os) respeitará a equidade de gênero e de distribuição entre os órgãos da Administração Pública Federal;

As(os) candidatas(os) passarão por procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração na 3ª etapa do Processo Seletivo, que será realizado a partir da fotografia, encaminhada no ato da inscrição, e do vídeo motivacional, encaminhado na 3ª etapa do Processo Seletivo;

No caso de eliminação ou desistência de uma(um) das(os) 50 (cinquenta) candidatas(os), será convocada(o) a(o) próxima(o) candidata(o) da lista de candidatas(os) classificadas(os).

O processo seletivo será realizado em três etapas. Ao final da etapa II, os(as) candidatos(as) selecionados(as) receberão as instruções para a etapa III.

Etapa I – Contempla a verificação do cumprimento dos critérios obrigatórios do(a) candidato(a).

Para participar:

  • Acessar o site https://servicos.enap.gov.br/externo/login?1, fazer login utilizando o Gov.Br, preencher as informações pessoais, profissionais e acadêmicas solicitadas, incluir foto e link de currículo do Banco de Talentos ou Lattes, e enviar sua inscrição.

Etapa II – Contempla a análise curricular com ênfase na trajetória acadêmica e profissional do(a) candidato(a).

Para participar:

  • Ter sido aprovado(a) na Etapa I do processo seletivo.

Etapa III – Avaliar a trajetória profissional, motivação e perfil para liderança dos(as) candidatos(as).

Para participar:

  • Ter sido aprovado(a) na Etapa II do processo seletivo;
  • Quando solicitado, enviar um Relato Analítico da Trajetória Profissional com no máximo 03 páginas, um vídeo de motivação para participar do Programa e resolução de problema público, com duração de, no mínimo de 3 minutos e, no máximo, 5 minutos, e apresentar duas cartas de recomendação.
  • Relato Analítico da Trajetória Profissional (no máximo 03 páginas);

O Relato Analítico deverá ser redigido em português e deverá conter apresentação da candidatura em texto elaborado pela(o) candidata(o), contendo breve relato, em formato dissertativo, sobre:

(i) sua trajetória acadêmica e profissional em consonância com o currículo apresentado;

(ii) seu interesse em cursar o Programa LideraGOV, indicando como o desenvolvimento das competências a serem trabalhadas durante o curso pode contribuir para a melhoria da sua atuação no serviço público; e

(iii) outros elementos que considere importantes no seu percurso pessoal, social e profissional.

O Relato Analítico da Trajetória Profissional visa complementar as informações pessoais, profissionais e acadêmicas da(o) candidata(o), permitindo uma análise mais bem contextualizada tanto do seu perfil, quanto da sua trajetória acadêmica e profissional.

Por meio de uma narrativa autoral, a(o) candidata(o) terá a oportunidade de evidenciar sua capacidade de se comunicar assertivamente, sintetizando sua história, propósito, experiências, aprendizados e motivação, de forma articulada com os objetivos do Programa LideraGOV.

Serão valorizados a clareza de ideias, a consistência da trajetória acadêmica e profissional da(o) candidata(o), seu interesse pelo aprendizado contínuo, sua capacidade de formação autônoma, sua motivação para atuar na melhoria do desempenho da Administração Pública. Será valorizada também a compatibilidade entre os seus valores e percepções com o interesse público e propósitos do Programa.

Reflita sobre o seu percurso profissional, sobre os fatos e aprendizados que contribuíram para sua evolução como servidora/servidor, avalie seu propósito e suas motivações como agente público, suas pretensões pessoais e de ascensão na carreira, sua disposição em investir seu tempo e energia em um projeto dinâmico e desafiador de formação e crescimento profissional.

Você deve elaborar uma narrativa coerente que dê significado ao seu percurso enquanto servidora/servidor público, integrando passado, presente e futuro profissional, com destaque para a conexão de propósitos entre o seu percurso de desenvolvimento profissional e o Programa LideraGOV.

Esse texto deverá ser de no máximo 03 (três) páginas, em formato A4, com margem padrão, espaçamento entre linhas 1,5, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12.

  • Vídeo cujo conteúdo verse sobre a motivação para liderança e proposta de solução para problemas complexos proposta pela organização do Programa.

A liderança do século XXI deve desenvolver a capacidade de se expressar de várias formas, traduzindo o discurso para diversos públicos, valendo-se de múltiplos meios de comunicação. Em tempos de gestão ágil, o Pitch tem se mostrado uma ferramenta eficaz de apresentação suscinta, na forma de um breve vídeo que visa despertar o interesse do interlocutor. Neste processo seletivo, o Pitch será avaliado enquanto um vídeo de motivação. Essa autoapresentação tem por objetivo evidenciar as ambições e o comprometimento do(a) candidato(a) com o seu desenvolvimento profissional, assim como as suas motivações e intenção de aplicar os conhecimentos advindos da participação no Programa em prol da qualificação dos serviços do Estado e da produção de valor público. Questione-se sobre o que a(o) faz querer investir seu tempo neste Programa LideraGOV, que diferença fará na sua trajetória profissional, e que ganhos efetivos sua participação no Programa trará para a organização. “Venda o seu peixe”! Seja ágil, criativa(o), verdadeira(o) e cativante.

O Pitch deve ter duração de no mínimo 3 (três) minutos e no máximo 5 (cinco) minutos. Não serão exigidos o emprego de recursos de nível profissional de roteiro, direção, montagem e edição. É, no entanto, recomendável prestar atenção à qualidade de som, de imagem e de conteúdo, assim como utilizar ferramentas tecnológicas, de uso doméstico, para edição audiovisual, visando um melhor aproveitamento do tempo. É de inteira responsabilidade da(o) candidata(o) enviar o arquivo em formato compatível com os principais dispositivos de reprodução de vídeos (Mp3, Mp4 etc).

ATENÇÃO: Serão desconsiderados vídeos com duração inferior a 3 (três) minutos e superior a 5 (cinco) minutos.

Carta de recomendação da chefia imediata atual ou pregressa com quem a(o) servidora(o) tenha trabalhado nos últimos 5 anos; e carta de recomendação dos pares atuais ou pregressos com quem a(o) servidora(o) tenha trabalhado nos últimos 5 anos.

Serão selecionados 50 candidatos para participar da 4° edição do Programa LideraGOV.

18/08 a 03/09/2023

08/09/2023

15/09/2023

16/9 a 26/9/2023

11/10/2023

De 16 a 20/10/2023

16/11/2023

Inscrições

Resultado da 1ª etapa

Resultado da 2ª etapa

Envio de relato, vídeo e cartas de recomendação pelos classificados na 2° etapa

Resultado da 3ª etapa

Matrículas

Início das aulas do Curso

Para inscrever-se, clique aqui.

Percurso formativo

01

Liderando a si mesmo

02

Liderando equipes

03

Liderando organizações

FAQ

O curso tem carga horária total de 120 horas de aulas telepresenciais. As aulas são realizadas a cada 15 dias, com carga-horária de 8 horas. O curso prevê ainda atividades complementares com duração total de 20 horas. Além disso, sugere-se que o aluno dedique pelo menos 5 horas por semana para leituras e a realização de trabalhos. A periodicidade das aulas, a cada 15 dias, tem por objetivo propiciar melhores condições para a realização das atividades complementares, tarefas e leituras.

IMPORTANTE: Para a aprovação no curso de qualificação o aluno deve assegurar frequência mínima correspondente a 75% da carga horária total do curso

Ao todo, serão oferecidas 50 vagas.

O curso será oferecido via Plataforma Zoom. Assim, é necessário que o aluno tenha o sistema instalado em seu computador pessoal, bem como tenha uma conexão à internet e um equipamento com o mínimo de qualidade. A Enap não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos, nem arca com os custos de participação nas aulas.

O Programa LideraGov é 100% gratuito. Todavia, em caso de desistência, o aluno deverá arcar com o ressarcimento no valor individual do curso, nos termos do art. 18 da Portaria Normativa nº 254, de 23 de junho de 2020.

Sim. Os critérios se referem à formação acadêmica do servidor e não ao seu cargo.

Não, pois o Programa LideraGov inclui Curso de Qualificação com carga horária mínima de 120 horas, conforme Inciso II, do Art. 9º da Portaria Conjunta n.º 254/2020 "Curso de Qualificação, com carga horária de até cento e vinte horas". Portanto, enquadrado como um curso de média duração, tendo em vista que o Órgão Central do SIPEC adota a definição, por carga horária, conforme especificado abaixo:
I – de curta duração: aquelas com carga horária inferior a 100 (cem) horas;
II – de média duração: aquelas com carga horária igual ou superior a 100 (cem) e inferior a 360 (trezentas e sessenta) horas; e
III – de longa duração: aquelas com carga horária igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas.

E segue a recomendação jurídica de que "agentes públicos com vínculo precário com a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional,(...), poderão participar somente das ações de desenvolvimento de curta duração..."

Não. O Programa LideraGov compromete apenas 8 horas de sua jornada de trabalho, a cada 15 dias. Nos termos do Decreto nº 9.991/2019 e Instrução Normativa nº 21/2021, para a participação no programa basta a anuência de sua chefia imediata.

Não. O critério de não ocupação de CCE/FCE de nível 13 ou superior refere-se apenas ao momento da inscrição no processo seletivo.

Insira o link do seu órgão ou entidade no espaço indicado e depois encaminhe uma breve justificativa para o email: lideragov@economia.gov.br

Caso tenha alguma dúvida envie-nos uma mensagem para o e-mail: lideragov@economia.gov.br