LideraGov
O LideraGov tem por objetivo constituir uma rede de servidores qualificados, aptos a atuar como líderes inovadores, comprometidos com a geração de valor público, e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas.

O que é?
Uma experiência de formação inovadora e diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança. O percurso formativo do programa LideraGov possui carga horária de 120 horas de atividades de formação distribuídas ao longo de oito meses, acrescidas de 20 horas suplementares de atividades de suporte à transferência da aprendizagem para que o participante possa aplicar as competências desenvolvidas.
Modalidade
Curso online com aulas ao vivo
Carga de trabalho
Aulas telepresenciais a cada 15 dias, com 8h de duração, e atividades complementares síncronas e assíncronas
Duração
Maio a dezembro de 2023
Público- Alvo
Servidores públicos efetivos da administração pública federal, do Poder Executivo, com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança, e que preencham os requisitos de participação
Por que participar do Programa LideraGov?
Uma experiência de formação diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança.
Possibilidade de realizar atividades de mentoria com lideranças conceituadas e reconhecidas.
Oportunidade de participar de uma rede de altas lideranças.
Vídeo dos relatos dos participantes das 1ª e 2ª edições do Programa LideraGov
Desenvolvimento de competências de liderança
O Programa LideraGov prevê o desenvolvimento de competências, entendidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes identificadas como necessárias à formação de lideranças inovadoras, aptas a potencializar o alcance de resultados do Estado em sua esfera de atuação.
O Programa LideraGov irá prepará-lo(a) para:

Construir processos inovadores e estimular o trabalho em rede, por meio da adoção de modelos de gestão destinados à oferta de melhores serviços com foco no cidadão.

Reconhecer e avaliar características do seu estilo de liderança para aperfeiçoar e potencializar a sua atuação profissional.

Organizar, orientar e engajar pessoas e equipes, tendo em vista o alcance dos objetivos e metas organizacionais.

Atuar de forma sistêmica e estratégica, entender, analisar e comunicar o contexto, desenhar cenários futuros e delinear perspectivas de longo prazo alinhadas aos objetivos organizacionais.

Tomar decisões que produzam resultados de alta qualidade, por meio da identificação de problemas, da prospecção e construção dialogada de soluções e do cálculo de riscos.
Processo seletivo
O processo de seleção de candidatos ao Programa LideraGov busca identificar servidores com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança. O processo será realizado em três etapas.
Etapa I – Análise de perfil e trajetória profissional
Etapa II – Análise do potencial de liderança
Etapa III – Análise das competências profissionais dos candidatos.
- Servidores públicos efetivos da administração pública federal, do Poder Executivo
- Servidores não ocupantes de cargo de Direção e Assessoramento Superior ou Função Comissionada do Poder Executivo de níveis 4, 5 ou 6, cargo de Natureza Especial ou equivalentes
- Servidores com mais de cinco anos para adquirir o direito à aposentadoria
- Portadores de diploma de nível superior reconhecido pelo MEC
- Servidores que disponham da anuência da chefia imediata para participar do Programa
Etapa I – Contempla a análise do perfil e da trajetória acadêmica e profissional do candidato
Período de Inscrições: 22/11/2023 a 29/01/2023
Resultado da Etapa I: 03/03/2023
Serão valorizados nessa etapa a consistência da trajetória acadêmica e profissional do candidato, seu interesse pelo aprendizado contínuo, sua capacidade de formação autônoma, sua motivação para a melhoria do desempenho da Administração Pública.
Etapa II – Identificar o potencial de liderança do candidato, por meio da avaliação de competências de liderança, notadamente de soft skills
Período de realização: 03/03/2023 a 16/03/2023
Resultado da Etapa II: 22/03/2023
Serão valorizadas nessa etapa as competências que evidenciem o potencial do candidato para o exercício da liderança, a partir de sua capacidade de demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a todo e qualquer servidor público e desejáveis em perfis de liderança.
Etapa III – Avaliar as competências profissionais dos candidatos
Período de realização: 31/03/2023
Resultado da Etapa III: 20/04/2023
Serão valorizadas nessa etapa competências que evidenciem o potencial do candidato para o exercício da liderança, notadamente para a resolução de problemas, a partir da sua capacidade de demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a todo e qualquer servidor público, e especificamente requeridos em perfis de liderança.
Todas as três etapas possuem caráter classificatório. Serão selecionados 50 candidatos para participar do Programa LideraGOV.
O processo seletivo será realizado em três etapas. Ao final de cada uma, o candidato selecionado receberá as instruções para a estapa seguinte.
Etapa I – Contempla a análise do perfil e da trajetória acadêmica e profissional do candidato
Para participar:
● Preencher um formulário com informações pessoais, profissionais e acadêmicas;
● Elaborar um Relato Analítico da Trajetória Profissional de 3.000 a 4.000 caracteres (incluindo espaços);
● Apresentar um vídeo de motivação para participar do Programa, com duração de, no mínimo de 1 minuto e, no máximo, 2 minutos.
Relato Analítico da Trajetória Profissional (3.000 a 4.000 caracteres, incluindo espaços) | Vídeo de Motivação (mínimo de 1 minuto e máximo de 2 minutos) |
O Relato Analítico da Trajetória Profissional visa complementar as informações pessoais, profissionais e acadêmicas do candidato, permitindo uma análise mais bem contextualizada tanto do seu perfil, quanto da sua trajetória acadêmica e profissional.
Por meio de uma narrativa autoral, o(a) candidato(a) terá a oportunidade de evidenciar sua capacidade de se comunicar assertivamente, sintetizando sua história, propósito, experiências, aprendizados e motivação, de forma articulada com os objetivos do Programa LideraGOV.
Serão valorizados a clareza de ideias, a consistência da trajetória acadêmica e profissional do(a) candidato(a), seu interesse pelo aprendizado contínuo, sua capacidade de formação autônoma, sua motivação para atuar na melhoria do desempenho da Administração Pública. Será valorizada também a compatibilidade entre os seus valores e percepções com o interesse público e propósitos do Programa.
Reflita sobre o seu percurso profissional,sobre os fatos e aprendizados que contribuíram para sua evolução como servidor, avalie seu propósito e suas motivações como agente público, suas pretensões pessoais e de ascensão na carreira, sua disposição em investir seu tempo e energia em um projeto dinâmico e desafiador de formação e crescimento profissional.
Você deve elaborar uma narrativa coerente que dê significado ao seu percurso enquanto servidor público, integrando passado, presente e futuro profissional, com destaque para a conexão de propósitos entre o seu percurso de desenvolvimento profissional e o Programa LideraGOV.
ATENÇÃO: Serão desconsiderados textos com extensão inferior a 3.000 caracteres ou superior a 4.000 caracteres (incluindo espaços). |
O líder do século XXI deve desenvolver a capacidade de se expressar de várias formas, traduzindo o discurso para diversos públicos, valendo-se de múltiplos meios de comunicação. Em tempos de gestão ágil, o Pitch tem se mostrado uma ferramenta eficaz de apresentação suscinta, na forma de um breve vídeo que visa despertar o interesse do interlocutor.
Neste processo seletivo, o Pitch será avaliado enquanto um vídeo de motivação. Essa auto apresentação tem por objetivo evidenciar as ambições e o comprometimento do(a) candidato(a) com o seu desenvolvimento profissional, assim como as suas motivações e intenção de aplicar os conhecimentos advindos da participação no Programa em prol da qualificação dos serviços do Estado e da produção de valor público.
Questione-se sobre o que o(a) faz querer investir seu tempo neste Programa LideraGOV, que diferença fará na sua trajetória profissional, e que ganhos efetivos sua participação no Programa trará para a organização. Venda o ‘seu peixe’! Seja ágil, criativo(a), verdadeiro(a) e cativante.
O Pitch deve ter duração de no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos. Não serão exigidos o emprego de recursos de nível profissional de roteiro, direção, montagem e edição. É, no entanto, recomendável prestar atenção à qualidade de som, de imagem e de conteúdo, assim como utilizar ferramentas tecnológicas, de uso doméstico, para edição audiovisual, visando um melhor aproveitamento do tempo. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) enviar o arquivo em formato compatível com os principais dispositivos de reprodução de vídeos (Mp3, Mp4, etc).
ATENÇÃO: Serão desconsiderados vídeos com duração inferior a 1 minuto e superior a 2 minutos. |
Etapa II – Identificar o potencial de liderança do candidato, por meio da avaliação de competências de liderança, notadamente de soft skills
Para participar:
● Submeter-se a um teste de avaliação de soft skills
Etapa III – Avaliar as competências profissionais dos candidatos
Para participar:
● Realizar um exercício de Estudo de Caso;
● Apresentar duas cartas de recomendação profissional, sendo uma de seu superior hierárquico e outra de um colega de trabalho, ambos atuais.
Todas as três etapas possuem caráter classificatório. Serão selecionados 50 candidatos para participar do Programa LideraGOV.
02/01/2023 a 29/01/2023 |
03/03/2023 |
22/03/2023 |
20/04/2023 |
20/04/2023 |
24/04/2023 a 28/04/2023 |
Maio/2023 |
Inscrições |
Resultado da etapa I do processo seletivo | Resultado da etapa II do processo seletivo | Resultado da etapa III do processo seletivo | Publicação do resultado final do processo seletivo |
Matrícula |
Início das aulas |
Para se inscrever, clique aqui.
Percurso formativo
Liderando a si mesmo
Liderando equipes
Liderando organizações
FAQ
O curso tem carga horária total de 120 horas de aulas telepresenciais. As aulas são realizadas a cada 15 dias, com carga-horária de 8 horas. O curso prevê ainda atividades complementares com duração total de 20 horas. Além disso, sugere-se que o aluno dedique pelo menos 5 horas por semana para leituras e a realização de trabalhos. A periodicidade das aulas, a cada 15 dias, tem por objetivo propiciar melhores condições para a realização das atividades complementares, tarefas e leituras.
IMPORTANTE: Para a aprovação no curso de qualificação o aluno deve assegurar frequência mínima correspondente a 75% da carga horária total do curso
Ao todo, serão oferecidas 50 vagas.
O curso será oferecido via Plataforma Zoom. Assim, é necessário que o aluno tenha o sistema instalado em seu computador pessoal, bem como tenha uma conexão à internet e um equipamento com o mínimo de qualidade. A Enap não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos, nem arca com os custos de participação nas aulas.
O Programa LideraGov é 100% gratuito. Todavia, em caso de desistência, o aluno deverá arcar com o ressarcimento no valor individual do curso, nos termos do art. 18 da Portaria Normativa nº 254, de 23 de junho de 2020.
Sim. Os critérios se referem à formação acadêmica do servidor e não ao seu cargo.
É necessário estar em exercício em órgãos ou entidades da administração pública federal, do Poder Executivo.
Não, pois o Programa LideraGov inclui Curso de Qualificação com carga horária mínima de 120 horas, conforme Inciso II, do Art. 9º da Portaria Conjunta n.º 254/2020 "Curso de Qualificação, com carga horária de até cento e vinte horas". Portanto, enquadrado como um curso de média duração, tendo em vista que o Órgão Central do SIPEC adota a definição, por carga horária, conforme especificado abaixo:
I – de curta duração: aquelas com carga horária inferior a 100 (cem) horas;
II – de média duração: aquelas com carga horária igual ou superior a 100 (cem) e inferior a 360 (trezentas e sessenta) horas; e
III – de longa duração: aquelas com carga horária igual ou superior a 360 (trezentas e sessenta) horas.
E segue a recomendação jurídica de que "agentes públicos com vínculo precário com a Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional,(...), poderão participar somente das ações de desenvolvimento de curta duração..."
Não. O Programa LideraGov compromete apenas 8 horas de sua jornada de trabalho, a cada 15 dias. Nos termos do Decreto nº 9.991/2019 e Instrução Normativa nº 21/2021, para a participação no programa basta a anuência de sua chefia imediata.
Não. O critério de não ocupação de DAS/FCPE de nível 4 ou superior refere-se apenas ao momento da inscrição no processo seletivo.
Insira o link do seu órgão ou entidade no espaço indicado e depois encaminhe uma breve justificativa para o email: lideragov@economia.gov.br
Caso tenha alguma dúvida envie-nos uma mensagem para o e-mail: lideragov@economia.gov.br