LideraGov

O Programa Lideragov de Desenvolvimento de Líderes da Administração Pública Federal é fruto de uma parceria inédita entre Ministério da Economia e Enap, que tem por objetivo constituir uma rede de servidores qualificados, aptos a atuar como líderes inovadores, comprometidos com a geração de valor público, e com prontidão para ocupar cargos e funções estratégicas.

Por que participar do Programa LideraGov?

Uma experiência de formação diferenciada, orientada para o desenvolvimento de competências de liderança.

Possibilidade de realizar atividades de mentoria com lideranças conceituadas e reconhecidas.

Oportunidade de participar de uma rede de altas lideranças.

Vídeo dos relatos dos participantes da 1ª turma do LideraGov

Desenvolvimento de competências de liderança

O Programa LideraGov prevê o desenvolvimento de competências, entendidas como um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes identificadas como necessárias à formação de lideranças inovadoras, aptas a potencializar o alcance de resultados do Estado em sua esfera de atuação.

 

O Programa LideraGov irá prepará-lo(a) para:

Reconhecer e avaliar características de sua personalidade e do seu estilo de liderança para aperfeiçoar e potencializar a sua atuação profissional.

Organizar, orientar e engajar pessoas e equipes, tendo em vista o alcance dos objetivos e metas organizacionais.

Atuar de forma sistêmica e estratégica, entender, analisar e comunicar o contexto, desenhar cenários futuros e delinear perspectivas de longo prazo alinhadas aos objetivos organizacionais.

Tomar decisões que produzam resultados de alta qualidade, por meio da análise de problemas e do cálculo de riscos.

Processo seletivo

O processo de seleção de candidatos ao Programa LideraGov busca identificar servidores com perfil, potencial e motivação para o exercício da liderança. O processo será realizado em três etapas.

Etapa I – Análise de perfil e trajetória profissional
Etapa II – Análise do potencial de liderança
Etapa III – Análise das competências profissionais dos candidatos.

Processo seletivo
  • Servidores públicos efetivos da administração pública federal
  • Servidores não ocupantes de cargo de Direção e Assessoramento Superior ou Função Comissionada do Poder Executivo de níveis 4, 5 ou 6, cargo de Natureza Especial ou equivalentes
  • Servidores com mais de cinco anos para adquirir o direito à aposentadoria
  • Portadores de diploma de nível superior reconhecido pelo MEC
  • Servidores que disponham da anuência da chefia imediata para participar do Programa

*Servidores ocupantes de cargos efetivos de nível médio e fundamental também podem participar desde que possuam diploma de nível superior reconhecido pelo MEC.

O processo seletivo será realizado em três etapas. Ao final de cada etapa, o candidato selecionado receberá as instruções em seu e-mail de cadastro para a etapa seguinte.

Etapa I  –  Contempla a análise do perfil e da trajetória acadêmica e profissional do candidato.

Período de Inscrições: 22/11/2021 a 19/12/2021

Resultado da Etapa I: 21/01/2022

Serão valorizados nessa etapa a consistência da trajetória acadêmica e profissional do candidato, seu interesse pelo aprendizado contínuo, sua capacidade de formação autônoma, sua motivação para a melhoria do desempenho da Administração Pública. Será valorizada também a compatibilidade entre os seus valores e percepções com o interesse público e propósitos do Programa.

Etapa II  – Tem por objetivo identificar o potencial de liderança do candidato, por meio da avaliação de soft skills

Período de realização: 24/01/2022 a 28/01/2022

Resultado da Etapa II: 18/02/2022

Serão valorizadas nessa etapa as competências que evidenciem o potencial do candidato para o exercício da liderança, a partir de sua capacidade de demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias a todo e qualquer servidor público, e desejáveis em perfis de liderança.

Etapa III  –Tem por objetivo avaliar as competências profissionais dos candidatos.

Período de realização: 21/02/2022 a 25/02/2022

Resultado da Fase III: 18/03/2022

Serão valorizadas nessa etapa as competências que evidenciem o potencial do candidato para o exercício da liderança, a partir de sua capacidade de demonstrar conhecimentos, habilidades e atitudes especialmente desejáveis em perfis de liderança.

Todas as três etapas possuem caráter classificatório e eliminatório.

Ao final, serão selecionados para participar desta edição do Programa LideraGov  80 candidatos, por ordem de classificação.

Etapa 1

● Preencher um formulário com informações pessoais, profissionais e acadêmicas;
● Elaborar um Relato Analítico da Trajetória Profissional (saiba mais)
● Apresentar um vídeo de motivação para participar do Programa, com duração de, no mínimo 1 minuto e, no máximo, 2 minutos (saiba mais)

Etapa 2

● Submeter-se a um teste de avaliação de soft skills;

Etapa 3

● Realizar um exercício de Estudo de Caso;
● Apresentar duas cartas de recomendação profissional, sendo uma de seu superior hierárquico e outra de um colega de trabalho, ambos atuais.

Relato Analítico da Trajetória Profissional (3.000 a 4.000 caracteres)

O Relato Analítico da Trajetória Profissional visa complementar as informações pessoais, profissionais e acadêmicas do candidato, permitindo uma análise mais bem contextualizada tanto do seu perfil, quanto da sua trajetória acadêmica e profissional.

Por meio de uma narrativa autoral, o candidato terá a oportunidade de evidenciar sua capacidade de se comunicar assertivamente, sintetizando sua história, propósito, experiências, aprendizados e motivação, de forma articulada com os objetivos do Programa LideraGov.

Serão valorizados a clareza de ideias, a consistência da trajetória acadêmica e profissional do candidato, seu interesse pelo aprendizado contínuo, sua capacidade de formação autônoma, sua motivação para atuar na melhoria do desempenho da Administração Pública. Será valorizada também a compatibilidade entre os seus valores e percepções com o interesse público e propósitos do Programa.

Reflita sobre o seu percurso profissional, sobre os fatos e aprendizados que contribuíram para sua evolução como servidor, avalie seu propósito e suas motivações como agente público, suas pretensões pessoais e de ascensão na carreira, sua disposição em investir seu tempo e energia em um projeto dinâmico e desafiador de formação e crescimento profissional.

Você deve elaborar uma narrativa coerente que dê significado ao seu percurso enquanto servidor público, integrando passado, presente e futuro profissional, com destaque para a conexão de propósitos entre o seu percurso de desenvolvimento profissional e o Programa LideraGov.

ATENÇÃO: Serão desconsiderados textos com extensão inferior a 3.000 caracteres ou superior a 4.000 caracteres.

Vídeo de Motivação (mínimo 1 minuto e máximo de 2 minutos)

O líder do século XXI deve desenvolver a capacidade de se expressar de várias formas, traduzindo o discurso para diversos públicos, valendo-se de múltiplos meios de comunicação. Em tempos de gestão ágil, o Pitch tem se mostrado uma ferramenta eficaz de apresentação suscinta, na forma de um breve vídeo que visa despertar o interesse do interlocutor.

Neste processo seletivo, o Pitch será avaliado enquanto um vídeo de motivação. Essa auto apresentação tem por objetivo evidenciar as ambições e o comprometimento do(a) candidato(a) com o seu desenvolvimento profissional, assim como as suas motivações e intenção de aplicar os conhecimentos advindos da participação no Programa em prol da qualificação dos serviços do Estado e da produção de valor público.

Questione-se sobre o que o(a) faz querer investir seu tempo neste Programa LideraGov, que diferença fará na sua trajetória profissional, e que ganhos efetivos sua participação no Programa trará para a organização. Venda o ‘seu peixe’! Seja ágil, criativo(a), verdadeiro(a) e cativante.

O Pitch deve ter duração de no mínimo 1 minuto e no máximo 2 minutos. Não serão exigidos o emprego de recursos de nível profissional de roteiro, direção, montagem e edição. É, no entanto, recomendável prestar atenção à qualidade de som, de imagem e de conteúdo, assim como utilizar ferramentas tecnológicas, de uso doméstico, para edição audiovisual, visando um melhor aproveitamento do tempo. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) enviar o arquivo em formato compatível com os principais dispositivos de reprodução de vídeos (Mp3, Mp4, etc).

ATENÇÃO: Serão desconsiderados vídeos com duração inferior a 1 minuto e superior a 2 minutos.

Esteja atento para o fato de que o sistema está definido para receber arquivos até 100 MB.

22/11/2021 a
19/12/2021

 

21/01/2022

 

18/02/2022

 

18/03/2022

 

28/03/2022

28/03/2022

a

01/04/2022

 

Abril/2022

 

Inscrições

Resultado da etapa I do Processo Seletivo

Resultado da  etapa II do Processo Seletivo

Resultado da etapa III do Processo Seletivo

Resultado final do Processo Seletivo

 

Matrícula

Início

das

aulas

Para se inscrever, clique aqui.

 
Atenção:

  • Antes de acessar o formulário de inscrições, certifique-se de ter lido todo o regramento do processo de seleção.
  • Ao ser aprovado, e para participar do Programa "LideraGov", o servidor assinará Termo de Compromisso e Responsabilidade no qual se comprometerá a não abandoná-lo e a concluí-lo mediante o atendimento de todos os requisitos para a obtenção do certificado, sob pena de ressarcir ao erário o custo correspondente à sua participação, nos termos da legislação vigente”.

Percurso formativo

01

Liderando a si mesmo

02

Liderando equipes

03

Liderando organizações

FAQ

O curso tem carga horária total de 120 horas de aulas telepresenciais. As aulas são realizadas a cada 15 dias, com carga-horária de 8 horas. O curso prevê ainda atividades complementares com duração total de 20 horas. Além disso, sugere-se que o aluno dedique pelo menos 5 horas por semana para leituras e a realização de trabalhos. A periodicidade das aulas, a cada 15 dias, tem por objetivo propiciar melhores condições para a realização das atividades complementares, tarefas e leituras.

IMPORTANTE: Para a aprovação no curso de qualificação o aluno deve assegurar frequência mínima correspondente a 75% da carga horária total do curso

Serão oferecidas ao todo 80 vagas, sendo 40 de ampla concorrência entre servidores de qualquer órgão da Administração Pública Federal. As demais 40 vagas serão distribuídas exclusivamente entre servidores de órgãos que aderiram ao Programa LideraGov mediante o estabelecimento de parceria com a Enap, a saber: 15 vagas para servidores da Receita Federal do Brasil - RFB, 10 vagas para servidores da Agência Brasileira de Inteligência – Abin, 10 vagas para servidores do Ministério da Economia, e 5 vagas para servidores do Ministério da Infraestrutura. O preenchimento de todas as 80 vagas está condicionado à aprovação no presente processo seletivo. 

Atenção: Os servidores em exercício na Receita Federal do Brasil, na Agência Brasileira de Inteligência, no Ministério da Economia e no Ministério da Infraestrutura deverão, no momento da inscrição, optar por concorrer às vagas exclusivas ou às vagas de ampla concorrência.

O curso será oferecido via Plataforma Zoom. Assim, é necessário que o aluno tenha o sistema instalado em seu computador pessoal, bem como tenha uma conexão à internet e um equipamento com o mínimo de qualidade. A Enap não se responsabiliza por quaisquer problemas técnicos, nem arca com os custos de participação nas aulas.

O Programa LideraGov é 100% gratuito. Todavia, em caso de desistência, o aluno deverá arcar com o ressarcimento no valor individual do curso, nos termos do art. 18 da Portaria Normativa nº 254, de 23 de junho de 2020.

Sim. Os critérios se referem a formação acadêmica do servidor e não ao seu cargo.

Não. O Programa LideraGov compromete apenas 8 horas de sua jornada de trabalho, a cada 15 dias. Nos termos do Decreto nº 9.991/2019 e Instrução Normativa nº 21/2021, para a participação no programa basta a anuência de sua chefia imediata.

Não. O critério de não ocupação de DAS/FCPE de nível 4 ou superior refere-se apenas ao momento da inscrição no processo seletivo.

Caso tenha alguma dúvida envie-nos uma mensagem para o e-mail: lideragov@economia.gov.br