Formação Inicial para Cursos Regulares de Catálogo
Quem pode se inscrever
Pessoas servidoras públicas de todas as esferas e poderes; pessoas empregadas públicas concursadas; e profissionais sem vínculo com a administração pública, mas que possuam comprovado conhecimento teórico e prático na temática do curso objeto da Formação.
Formação online com aulas ao vivo
Realizada na modalidade remota, nas plataformas Classroom (momento assíncrono) e Zoom (aulas ao vivo).
Dedicação e carga horária
Com carga horária de 30 horas (12 horas assíncronas e 18 horas de aulas ao vivo).
Certificação
As pessoas participantes que obtiverem frequência mínima de 80% na Formação serão certificadas.
Como fazer parte do Banco de Colaboradores da Enap
Cadastro na Chamada Pública
Cadastrar-se, por meio do preenchimento de formulário eletrônico específico, para participação na Chamada Pública de Formação de Pessoas Professoras-facilitadoras de um curso que contemple seus conhecimentos e experiência.
Matrícula na Formação
Se a pessoa for classificada na fase de análise documental, atender à nossa convocação para inscrição em uma das 15 vagas disponibilizadas para a Formação Inicial de Pessoas Professoras-facilitadoras do seu curso específico.
Aprovação na Formação
A aprovação e a certificação está vinculada à frequência mínima de 80% nas atividades da Formação Inicial de 30 horas.
Avaliação da miniaula
Receber a menção "muito bom" na Avaliação Final das Miniaulas para, além de receber a aprovação e a certificação, ser adicionado ao Banco de Colaboradores.
A formação de professores-facilitadores divide-se nas seguintes fases:
As Chamadas Públicas Simplificadas, destinadas à prospecção, seleção e formação de pessoas professoras-facilitadoras com vistas à atuação nos cursos de catálogo da DDPro, são publicadas no site da Enap (enap.gov.br/pt/vagas) e, para cada curso, é realizado um processo seletivo específico.
O processo seletivo é realizado em 03 (três) etapas:
- Etapa I – As informações prestadas pelas pessoas interessadas, incluindo certificados dos cursos pré-requisitos e comprovantes de experiência e formação, são pontuadas de acordo com critérios pré-definidos que servem para classificação e posterior convite para inscrição em uma das 15 vagas disponíveis em cada Formação. Importa mencionar que a Enap está em franco processo de inclusão de pessoas sub-representadas em suas seleções, reservando vagas para pessoas negras e indígenas nesta primeira fase.
Conheça os cursos que são pré-requisito para a participação nas Formações:
- Formação de Facilitadores de Aprendizagem (40h): Link de acesso ao curso: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/141
- Temos que dar aulas remotas... e agora? (10h): Link de acesso ao curso: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/313
- Etapa II - participação, de caráter eliminatório, na Formação Inicial de Pessoas Professoras-facilitadoras: nessa Etapa, serão repassados, aos participantes matriculados na turma, os conteúdos de didática para pessoas facilitadoras de aprendizagem da Enap e as estratégias de ensino do curso descrito na Chamada Pública Simplificada. Ao final, as pessoas candidatas apresentarão uma miniaula de 20 minutos com base nos conhecimentos adquiridos durante todo o processo de formação. Serão aprovadas todas as pessoas que obtiverem frequência mínima de 80% em toda a Formação, com direito à certificação.
- Etapa III - inclusão no Banco de Colaboradores: nessa Etapa, as pessoas participantes aprovadas na Formação inicial e que obtiveram a menção “muito bom” na avaliação final de suas miniaulas serão incluídas pela Enap no Banco de Colaboradores habilitados a facilitarem o curso objeto do processo seletivo.
O período assíncrono é realizado exclusivamente por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem "Google Classroom" antes das apresentações das miniaulas e possui carga horária de 12 horas. Nele, a pessoa participante tem acesso a vídeos, textos, materiais complementares e preparatórios, tanto de didática como de conteúdo. No Classroom, também são disponibilizadas atividades obrigatórias que servem para fixação do conteúdo apresentado e como ateste de frequência nesta fase da Formação.
As aulas ao vivo, realizadas por meio do Zoom, estão divididas em três partes:
1. Aula de ambientação (carga horária de 3 horas em 1 dia de aula), ministrada pelos docentes de didática e conteúdo juntos, compreende a apresentação da coordenação, dos docentes, dos discentes, do percurso formativo, do Ambiente Virtual de Aprendizagem "Google Classroom" e das atividades da Formação Inicial.
2. Conhecendo as Estratégias do Curso (carga horária de 3 horas em 1 dia de aula), ministrada pelo especialista em conteúdo e acompanhada pelo especialista de didática, compreende o repasse das estratégias de ensino que constam no planejamento didático já desenhado para as ofertas regulares e a realização do alinhamento teórico da abordagem utilizada.
2. Alinhamento para as miniaulas (carga horária de 3 horas em 1 dia de aula), ministrada pelos docentes de didática e conteúdo juntos, tem o objetivo de alinhamento de expectativas, solução de dúvidas e preparação final para a apresentação das miniaulas que ocorrerá nas próximas aulas.
Durante a etapa de apresentação das miniaulas (com duração total de 9 horas, distribuídas em 3 dias de 3 horas cada), realizada de forma remota através do Zoom, as pessoas participantes têm a oportunidade de apresentar individualmente uma miniaula de 20 minutos. Essas apresentações ocorrem na presença dos colegas de turma e são baseadas em um tema previamente sorteado, relacionado ao curso regular em oferta. As pessoas participantes utilizam as estratégias ensinadas durante o curso para elaborar suas apresentações. Os dias e a ordem das apresentações também são definidos por sorteio.
A avaliação final das miniaulas é conduzida pelos professores especialistas em didática e conteúdo e os resultados são disponibilizados através de publicação no site oficial da Enap.
Chamadas Públicas com Inscrições Abertas
Conheça as chamadas públicas simplificadas para prospecção, seleção e formação de pessoas professoras-facilitadoras com inscrições abertas.

Pessoas Professoras-facilitadoras para cursos de curta duração: Equidade, Diversidade, Inclusão e Pertencimento - Edital nº 72/2025
Realize o seu cadastro até 22/05/2025.

Pessoas Professoras-facilitadoras para cursos de curta duração: A Prática Sistêmica do Gerente de Alto Desempenho - Edital nº 70/2025
Realize o seu cadastro até 16/05/2025.

Pessoas Professoras-facilitadoras para cursos de curta duração: Relações interpessoais e feedback - Edital nº 65/2025
Realize o seu cadastro até 14/05/2025.

Pessoas Professoras-facilitadoras para cursos de curta duração: Facilitação Gráfica: como comunicar ideias com o pensamento visual - Edital nº 60/2025
Realize o seu cadastro até 07/05/2025.
Chamadas Públicas em andamento
Conheça as chamadas públicas simplificadas para prospecção, seleção e formação de pessoas professoras-facilitadoras com inscrições em andamento.

Pessoas Professoras-facilitadoras para cursos de curta duração: Gestão executiva para ordenadores de despesa - Edital nº 31/2025
Publicado em: 27/02/2025

Pessoas Professoras-facilitadoras para cursos de curta duração: Formação de Pregoeiros na Prática - Edital nº 22/2025
Publicado em: 10/02/2025

Pessoas Professoras-facilitadoras para cursos de curta duração: Enfrentando o Assédio Moral e Sexual e a Violência de Gênero nas Instituições Públicas - Edital nº 14/2025
Publicado em: 04/02/2025

Pessoas Professoras-facilitadoras para cursos de curta duração: Aplicação de Políticas Públicas para Quilombolas, Ciganos, Povos de Terreiro e Comunidades de Matriz Africana - Edital nº 21/2025
Publicado em: 04/02/2025
Perguntas Frequentes
Pessoas servidoras públicas de todas as esferas e poderes, pessoas empregadas públicas concursadas e pessoas profissionais sem vínculo com a administração pública que comprovem conhecimento teórico e prático na temática do curso.
A Formação Inicial de Pessoas Professoras-Facilitadoras tem como objetivo proporcionar às pessoas participantes a atualização e o alinhamento sobre os conteúdos específicos dos cursos de catálogo da Escola, que deverão ser ministrados nas turmas regulares. Também busca aperfeiçoar a prática docente por meio de plataformas virtuais, utilizando os fundamentos de didática e os referenciais
O processo é composto por três etapas:
Etapa I: Análise documental (eliminatória e classificatória);
Etapa II: Formação Inicial de Pessoas Professoras-Facilitadoras (eliminatória);
Etapa III: Inclusão no Banco de Colaboradores.
Para se inscrever na Etapa II, é obrigatório concluir os dois cursos a seguir, que são pré-requisitos fundamentais:
- Formação de Facilitadores de Aprendizagem (40h)
- Temos que dar aulas remotas... e agora? (10h)
Esses cursos são indispensáveis porque fornecem habilidades e conhecimentos essenciais para avançar de forma bem-sucedida à Etapa II.
Serão ofertadas 15 vagas, sendo 65% para ampla concorrência e 35% reservadas às pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas.
Para concorrer às vagas reservadas para pessoas negras, a pessoa candidata deve se autodeclarar preta ou parda no momento do cadastro, de acordo com o quesito de raça e cor da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Não haverá procedimento de heteroidentificação, a confirmação será feita apenas com base na autodeclaração. Caso seja constatada falsidade na declaração, a Comissão de Seleção poderá eliminar a pessoa candidata a qualquer momento, sem prejuízo de sanções cíveis e criminais.
Todas as pessoas aposentadas podem participar da formação-inicial. No entanto, as pessoas servidoras públicas federais aposentadas não se enquadram no critério de vínculo ativo com o serviço público federal, não sendo computados os pontos deste critério na análise documental.
A Enap não se responsabiliza por problemas de acesso à internet. Cadastros enviados fora do prazo, por qualquer motivo, não serão admitidos.
Será necessário anexar documentos, no formato PDF, que comprovem os critérios de:
- Experiência docente - comprovante ou declaração emitida pela instituição na qual a pessoa candidata ministrou o evento de capacitação, que esteja vinculado às temáticas do curso da Chamada Pública Simplificada;
- Experiência docente em aulas remotas em qualquer temática - comprovante ou declaração emitida pela instituição na qual a pessoa candidata ministrou o evento de capacitação;
- Experiência profissional - autodeclaração, conforme modelo especificado na Chamada Pública, assinada pela pessoa candidata, detalhando a experiência de atuação em atividades relacionadas às temáticas do curso;
- Experiência profissional específica (a depender da Chamada Pública) - autodeclaração assinada pela pessoa candidata, detalhando a experiência comprovada nas temáticas dos cursos;
- Capacitação relacionadas às temáticas do curso e de ferramentas digitais - certificado de conclusão vinculado às temáticas dos cursos especificados nas Chamadas Públicas Simplificadas e certificados de conclusão de cursos sobre ferramentas digitais, como Google Workspace, Microsoft Teams, Zoom, Canva, Mentimeter, Kahoot, Padlet entre outras;
- Formação acadêmica - diploma da titulação mais elevada;
- Vínculo ativo com o serviço público federal - contracheque/holerite, publicação em Diário Oficial, declaração do setor de pessoal do órgão ou entidade ou carteira funcional digital emitida pelo SouGov.br;
- Publicação científica - publicação científica nas temáticas do curso, elencadas no formulário padrão de publicação científica, nos últimos 5 anos.
Experiências como tutoria, monitoria, progresso progressivo de curso, participação em banco de mestrado e doutorado não são consideradas experiências docentes.
Não. Toda informação ou documento deve ser enviado durante o período estipulado, e não haverá possibilidade de correção ou inclusão de documentação após esse prazo.
Não. No caso das pessoas candidatas incluídas na lista de espera, a inscrição, ainda que válida, não garante a efetivação da matrícula na Etapa II. Serão convocadas, por e-mail, as primeiras 25 (vinte e cinco) pessoas classificadas na Etapa I a se inscreverem na Etapa II, no entanto, a efetivação da matrícula na Formação Inicial será realizada pela equipe da Enap a partir das inscrições válidas e até o limite de 15 (quinze) vagas, seguindo a ordem de classificação obtida na Etapa I.
Os critérios de avaliação na Etapa II, constantes como anexo do Edital de Chamada Pública, são: aspectos atitudinais, aspectos pedagógicos, aspectos técnicos, aspectos tecnológicos e aspectos diferenciais. Eles serão detalhados durante a formação inicial e visam assegurar a qualidade e a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
Não. Apenas as pessoas participantes que obtiverem a menção “Muito Bom” na avaliação final serão incluídas no Banco de Colaboradores.
Sim! As pessoas contratadas a ministrarem o curso serão remuneradas, se servidoras públicas federais ativas, por meio de concessão da Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC). Se servidoras públicas inativas ou pessoas sem vínculo com a Administração Pública Federal, a contratação será por inexigibilidade de licitação. O valor considera a hora/aula e a temática de cada curso em específico.
A convocação para as atividades será realizada conforme a demanda da Enap e a disponibilidade das pessoas integrantes do Banco de Colaboradores. Além disso, a inclusão no Banco não gera direito automático à contratação, ficando a critério da Enap a convocação dos docentes, sendo incumbida unicamente à Enap a avaliação sobre a pertinência de manutenção do Banco de Colaboradores, sua extinção ou renovação.