Seleção de lideranças

Dúvidas gerais

São processos de recrutamento e pré-seleção realizados pela Enap, desde 2019, para a ocupação de cargos ou funções de liderança. Com metodologias inovadoras e alinhadas às melhores práticas internacionais, a Enap atrai, seleciona e faz o match entre os melhores profissionais e as posições estratégicas de governo, em processos seletivos com equilíbrio entre competência e confiança.

Os processos de recrutamento e pré-seleção da Enap avaliam as competências comportamentais essenciais para as lideranças no serviço público e valorizam a diversidade da trajetória profissional das pessoas candidatas.

São elegíveis aos processos de recrutamento e pré-seleção:

  • cargos ou funções de primeiro e segundo nível hierárquico  (FCPE/FCE 4 e 5, de direção e equivalentes) de órgãos ou entidades do poder público, ou suas unidades administrativas, cujas atribuições digam respeito a funções exclusivas de direção;
  • cargos de terceiro nível hierárquico (FCPE/FCE 3 de direção e equivalentes) e cargos de assessoramento (FCPE/FCE 3, 4 ou 5 e equivalentes). No entanto, a composição da lista curta de pessoas candidatas pré-selecionadas se dará preferencialmente a partir do Banco de Perfis.

Para ter acesso aos serviços de recrutamento e pré-seleção de lideranças, é necessário aderir ao Programa Líderes que Transformam, na modalidade de adesão padrão ou complementar. Conheça o modelo de adesão na página do serviço.

O serviço prestado depende da modalidade de adesão ao Programa Líderes que Transformam. 

A adesão padrão contempla as etapas de “definição de perfil”, “recrutamento e pré-seleção”, “escolha e nomeação” e “relatório final dos resultados” e pode ser escolhida por instituições federais e subnacionais.

A Adesão complementar contempla todas as etapas do modelo padrão e inclui etapas adicionais, representativas dos Sistemas de Alta Direção Públicos: celebração de um acordo de resultados, ações orientadas a seu acompanhamento, e, ainda, o desenvolvimento das lideranças selecionadas. Essa modalidade é exclusiva para instituições do Governo Federal.

Não. Concursos públicos são realizados para ocupação de cargos efetivos permanentes ou temporários na administração pública, em qualquer esfera de governo (Decreto nº 9.739/2019).

Os processos seletivos executados pela Enap têm foco em cargos em comissão, de livre nomeação e exoneração (Decreto nº 10.829/2021). São regidos também pelos regulamentos das seleções, com divulgações e etapas publicizadas no Portal da Enap. 

Órgãos do Poder Executivo do Governo Federal, e suas vinculadas, além de órgãos e entidades subnacionais dos estados e municípios brasileiros podem aderir ao Programa Líderes que Transformam e ter acesso ao serviço.

Órgãos e entidades subnacionais poderão solicitar a adesão ao Programa desde que a adesão contemple um número mínimo de 10 cargos. Caberá à Enap avaliar o perfil de cargos subnacionais elegíveis. Os estados e municípios poderão aderir ao modelo apenas na modalidade padrão.

Tendo em vista a natureza de livre nomeação e exoneração dos cargos e funções, a escolha final da pessoa candidata é ato discricionário da autoridade demandante. 

Por esse motivo, após o processo de recrutamento e pré-seleção conduzidos pela Enap, as pessoas candidatas aprovadas são submetidas a uma etapa técnica, com o órgão demandante da vaga, para definição final da pessoa selecionada.

É um cadastro de currículos de pessoas com o perfil profissional e competências necessárias para atuarem em cargos de direção, chefia e assessoramento em áreas transversais e estruturantes do governo, que poderá ser utilizado em processos seletivos dos órgãos integrantes do Programa Líderes que Transformam.

A formação do Banco se dará por meio de busca ativa e prévia às possíveis demandas de processos seletivos, com o intuito de dar mais agilidade ao atendimento das necessidades dos órgãos integrantes do Programa.

Ao se inscrever no Banco de Perfis, a pessoa candidata será convidada a enviar um vídeo de apresentação relatando sua experiência profissional mais relevante na área e também será avaliada quanto às suas competências comportamentais. Somente após aprovada nessas três etapas, a pessoa candidata será considerada pré-selecionada do Banco de Perfis.

Quando demandada, a Enap enviará a lista curta ao órgão indicando os integrantes do Banco mais aderentes à vaga específica. O órgão poderá convocar as pessoas indicadas para a etapa de seleção, que pode ser composta por uma entrevista. 

Nesse caso, a equipe entrará em contato para verificar o interesse e disponibilidade da pessoa candidata em participar do processo.

Dúvidas sobre candidaturas

Qualquer pessoa pode se candidatar, desde que tenha o perfil e cumpra os requisitos da vaga. Cada processo seletivo é único e desenhado especificamente para a posição demandada pelo órgão ou instituição. 

Os perfis consideram requisitos essenciais e desejáveis e são elaborados com base nas competências técnicas e comportamentais requeridas para o cargo ou função.

Os processos seletivos de lideranças podem ser fechados, ou seja, aplicados exclusivamente para pessoas servidoras públicas, ou abertos, contando com a participação de pessoas servidoras públicas, profissionais da iniciativa privada, terceiro setor e do meio acadêmico.

Consulte sempre o Portal do Programa Líderes que Transformam para acompanhar as vagas abertas!

Os processos seletivos têm um regulamento próprio. Consulte as vagas abertas no Portal do Programa Líderes que Transformam e leia atentamente o regulamento da seleção, pois lá estarão todas as informações que regem o processo seletivo, inclusive a forma de inscrição.

Você pode ainda fazer seu cadastro em nosso Banco de Perfis, mesmo que não exista nenhuma vaga específica em aberto.

Sim, desde que tenha o perfil e cumpra os requisitos de cada vaga. Não há restrições a quem queira se candidatar a vagas diferentes.

Cada seleção é única, desenhada especificamente para atender ao órgão ou instituição demandante. Isso quer dizer que as etapas são definidas de acordo com a complexidade exigida para a posição. 

Em geral, as etapas do processo seletivo podem contemplar:

  1. Análise curricular;
  2. Testes de perfil e de aderência às competências comportamentais;
  3. Entrevista por competências;
  4. Entrevista técnica e/ou final com o demandante.

No entanto, algumas etapas podem ser adaptadas de acordo com a complexidade exigida para a posição.

Se você estiver participando de alguma seleção, confira o cronograma, as comunicações enviadas para seu e-mail e consulte sempre o Portal do Programa Líderes que Transformam

A comunicação com as pessoas candidatas é realizada por e-mail. Os resultados das etapas do processo seletivo são divulgados no Portal do Programa Líderes que Transformam.  Ao final da sua inscrição e de cada etapa do processo, você sempre receberá um e-mail de confirmação. 

Confira constantemente a caixa de entrada do seu e-mail e, caso não identifique nossas mensagens, verifique também o lixo eletrônico.

Ao se cadastrar no nosso banco de perfis você poderá ser contatado(a), para participar de processos seletivos, a qualquer momento. Caso o seu perfil seja identificado para alguma vaga específica, a equipe enviará um e-mail ou mensagem para verificar o seu interesse. Por isso, é importante manter seu cadastro atualizado.

Recomendamos ainda que você acompanhe as oportunidades no Portal do Programa Líderes que Transformam e, caso tenha interesse em algum processo seletivo específico, pode fazer a sua inscrição.