Público-alvo: servidores do Governo Federal

A atuação efetiva do Estado na promoção de políticas públicas para o desenvolvimento e o bem-estar social exige, cada vez mais, a formação de gestores públicos com conhecimentos teóricos e metodológicos de fronteira, bem como o domínio de técnicas e instrumentos que operacionalizam as políticas e programas governamentais.

Com o propósito de atender a essa necessidade de formação e qualificação para a Administração Pública, a Enap oferece mestrados profissionais, que visam à formação por meio do desenvolvimento de capacidades analíticas essenciais ao desempenho das políticas públicas.

Atualmente, são duas ofertas: o Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento e o Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. O propósito de ambos é oferecer conhecimento de fronteira associado ao desenvolvimento da prática, proporcionando um conhecimento integral sobre as diversas ferramentas e tópicos das políticas públicas.

Os cursos não têm ônus para servidores públicos efetivos em exercício em órgão ou entidade Administração Pública Federal, Estadual, Municipal, Distrital ou nas Forças Armadas. Empregados Públicos concursados em exercício em entidade da Administração Pública Federal, Estadual, Municipal ou Distrital também podem se inscrever.

Saiba mais sobre cada curso:

Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas

Tem o objetivo de dotar a Administração Pública Federal de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de servidores públicos para um alto desempenho em funções estratégicas no Estado brasileiro. O curso contribui para que seus egressos sejam capazes de compreender, analisar e atuar, com ética e excelência, em instituições públicas e de enfrentar seus desafios na promoção do desenvolvimento social, político e econômico do país. Este mestrado volta-se à formação da capacidade crítica e inovadora de servidores públicos, constituindo um locus de reflexão no governo federal sobre os desafios e o papel do Estado no século XXI.

Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento

Visa ao desenvolvimento de capacidades analíticas por meio da formação profissional de servidores públicos para o desempenho das funções relacionadas à avaliação de políticas públicas. Os egressos são proficientes para desenvolver avaliações baseadas em evidências científicas e metodologias para a gestão do processo avaliativo em seus diversos aspectos. Os alunos são apresentados a diversas ferramentas e técnicas de pesquisa, bem como a ferramentas de gestão que façam com que o processo avaliativo resulte em aprendizados institucionais e que possam transformar o processo de implementação de políticas públicas.

Perguntas Frequentes

Ainda com dúvidas? Consulte as perguntas frequentes sobre Mestrado