Enap abre as portas do mundo da programação; inscrições abertas até 2 de agosto

Atualização da matéria em 15/7/2020, por nova data para a realização do Módulo 2, que passa a ser de 22/2 a 23/3/2021.

 

Que tal aprender a desenvolver seus próprios aplicativos e  compreender como a ciência de dados pode beneficiar a oferta de serviços públicos aos cidadãos? Estão abertas a partir desta sexta-feira (3/7) as inscrições para a segunda turma do Coding Bootcamp. As aulas se iniciam em outubro e os interessados têm até 2 de agosto para se candidatar. 

Iniciativa inédita da Enap, o programa é uma imersão no mundo da programação. Em apenas três meses, os alunos irão desenvolver habilidades de programação, desenvolvimento web, ciência de dados e machine learning, utilizando uma metodologia testada e reconhecida internacionalmente, ofertada pela Le Wagon. 

Para Diogo Costa, presidente da Enap, aumentar a capacidade de alfabetização em programação no setor público é um grande desafio e uma grande missão. “Cada vez mais nosso trabalho no governo envolve tecnologia. E os códigos se tornam importantes para a tomada de decisão, mesmo que você não seja um programador”, afirma Diogo. 

“Se falamos em ter políticas públicas baseadas dados, em evidências, esses dados passam a ser trabalhados. E como formuladores,  assessores ou executores dessas políticas, o conhecimento daquilo que de fato está por trás da tecnologia é cada vez mais fundamental”, explica. E é isso que mobiliza a Enap para mais uma jornada do Coding Bootcamp. 

Para a primeira turma, foram 432 servidores inscritos para as 30 vagas previstas inicialmente. Devido ao alto interesse, a Enap ampliou o número de vagas para 40. Os selecionados são oriundos de 25 órgãos, pertencentes a 20 diferentes carreiras da Administração Pública Federal. As aulas desta primeira turma começam em 10 de agosto. 

É hora de codar

O Coding Bootcamp é oferecido em formato de licença capacitação aos servidores públicos federais. Não é necessário conhecimento prévio na área. Serão três meses de muito aprendizado e trabalho intenso. 

O curso está estruturado em dois módulos: programação e desenvolvimento web (entre 19/10/20 e 17/12/20), com metodologia Le Wagon e ciência de dados e machine learning (entre 22/02/21 e 23/3/21), com metodologia desenvolvida pela Enap. A dedicação é integral, de 8 horas diárias. 

No módulo 1, em um dia típico, as aulas serão divididas entre a parte teórica (9h às 10h30) e exercícios (10h30 às 17h30). Você desenvolverá pequenos aplicativos e na sétima semana começará a desenvolver seu projeto profissional. No módulo 2, o aluno irá aprender a extrair conhecimentos do passado (bases de dados) e aplicá-los a padrões diferentes para ver como situações se comportarão no futuro. 

As aulas serão ministradas em português e estão previstas para serem presenciais, seguindo os protocolos sanitários de saúde de prevenção à Covid-19. Caso não seja possível, em virtude das medidas de distanciamento social vigentes, o curso será ministrado à distância, com aulas online transmitidas ao vivo.

Não deixe para a última hora

Os candidatos deverão enviar seus dados, carta de motivação e completar um desafio on-line. As inscrições vão até 2 de agosto.  Consulte na página do Bootcamp todas as etapas do processo seletivo. 

A Enap incentiva e estimula a candidatura de servidoras mulheres. Não é necessário comprovar proficiência em inglês. No entanto, boa parte do material didático é em inglês. O processo seletivo inclui um desafio online e um teste de lógica na língua inglesa. 

Serão, no total, 31 vagas, sendo 6 de ampla concorrência entre os servidores da administração pública federal e as demais destinadas a servidores lotados nos seguintes órgãos (e instituições vinculadas): Receita Federal (7), Conselho Nacional de Justiça - CNJ e servidores do Poder Judiciário (6), Ministério da Justiça e Segurança Pública (7), Secreta

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Enap encerra curso de análise de dados, voltado exclusivamente para mulheres

Agora, as servidoras públicas federais poderão aprofundar seus estudos em trajetórias como cientistas ou engenheiras de machine learning

Publicado em:
13/11/2023
Livro mostra como aplicar a ciência de dados em políticas públicas

A publicação traz métodos e recomendações práticas dos alunos da especialização em ciência de dados em áreas como saúde pública e desmatamento

Publicado em:
01/02/2023
Inscrições prorrogadas para o bootcamp desenvolvimento web

Curso vai de outubro a dezembro e inscrições podem ser feitas até 12 de setembro. Os candidatos devem ficar atentos às etapas de seleção. 

Publicado em:
29/08/2022
Oficinas de programação web movimentam Semana de Inovação

Cursos encorajam gestores a entender mais sobre tecnologia para aperfeiçoar contratação de serviços 

Publicado em:
10/08/2022