Esteja com a Enap nas ações de desenvolvimento

Ação de desenvolvimento é toda e qualquer atividade de ensino e aprendizagem, estruturada, realizada de modo individual ou coletivo, nas modalidades presencial, a distância ou híbrida. E na Enap as ações de desenvolvimento se desdobram em cursos, oficinas e eventos.

Nesta matéria você confere quais estão com inscrições abertas agora em julho. São, no total, 11 cursos exclusivos para servidores públicos (sete de educação técnico-gerencial e quatro de aperfeiçoamento de carreiras), que acontecerão na sala de aula virtual, com tutoria. Além disso, traremos quatro convidados especiais que trarão muito conhecimento ao Fronteiras e Tendências.

E, se você não é servidor, a Enap disponibiliza uma plataforma de educação a distância de forma gratuita. Basta um simples cadastro para ter acesso a um catálogo de mais de 160 cursos. Abra sua mente e faça boas escolhas.

Educação Técnico-gerencial

Antes oferecida presencialmente, a Educação Técnico-gerencial está com inscrições abertas para cursos nas áreas de Planejamento Estratégico, Orçamento/Contabilidade, Gestão de Pessoas e Contratações Públicas. Esses cursos atendem, em sua maioria, a servidores públicos de qualquer esfera e poder. 

Planejamento Estratégico

Gestão da Estratégia com BSC

Próxima turma: de 4 a 7/8. Inscrições: até 10/7

O conteúdo desse curso ajudará os alunos a identificarem a importância do planejamento estratégico nas organizações públicas; caracterizar os elementos constitutivos do planejamento estratégico nas organizações públicas; identificar os aspectos relevantes para a implementação do planejamento estratégico.

Carga: 28h

Gestão de Pessoas

Planejamento das Ações de Capacitação com Base em Competências

Próxima turma: de 24 a 28/8. Inscrições: até 11/7

O curso aborda o planejamento das ações de capacitação, utilizando os métodos e as técnicas aplicados ao mapeamento de competências, visando à construção das trilhas de aprendizagem.

Carga: 21h 

 

Orçamento/Contabilidade Pública 

Processo Legislativo Orçamentário – Orçamento Impositivo

Próxima turma: 10 a 12/8. Inscrições até 20/7  

Aprenda a relacionar a interação entre os poderes no processo de elaboração da peça orçamentária; os agentes e instituições envolvidos no processo de aprovação do orçamento; ordenar as etapas, prazos e procedimentos no processo de deliberação e aprovação da peça orçamentária; especificar os critérios para proposição de emendas parlamentares; interpretar os fundamentos existentes para a existência dessas instituições no ordenamento jurídico brasileiro; identificar as regras de negócio do fluxo orçamentário e de execução financeira das emendas parlamentares de execução obrigatória. 

Carga: 21h

Contabilidade com Foco na Gestão da Informação Contábil

Próxima turma:18 a 20/8

Os alunos serão levados a compreender o funcionamento da abertura do exercício contábil, empregando o processo necessário para a abertura de um sistema contábil e aplicando as rotinas de consistência contábil; executar os procedimentos para manutenção de uma contabilidade íntegra e consistente; aplicar as rotinas de encerramento do exercício contábil; escolher a melhor forma de exposição da informação contábil, com ferramentas de gerenciamento de dados contábeis e com informações inclusas na Matriz de Saldos Contábeis – MSC.

Carga: 21h

Inscrições: até 4/7

 

Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Novo Regime Fiscal (NRF)

Próxima turma: 11 a 14/8. Inscrições até 20/7

O curso aborda os conceitos inerentes à Lei de Responsabilidade Fiscal; os instrumentos de transparência fiscal; a aplicabilidade da Emenda Constitucional nº 95; o Novo Regime Fiscal e a trajetória do gasto público; a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal ao equilíbrio fiscal permanente e para a melhoria da qualidade do gasto público.

Carga: 14h

Processo Legislativo Orçamentário – Orçamento Impositivo

Próxima turma: 10 a 12/8. Inscrições: até 20/7

Aprenda a relacionar a interação entre os poderes no processo de elaboração da peça orçamentária; os agentes e instituições envolvidos no processo de aprovação do orçamento; etapas, prazos e procedimentos no processo de deliberação e aprovação da peça orçamentária; critérios para alteração das matérias orçamentárias: proposição de emendas parlamentares; interpretar os fundamentos existentes para a existência destas instituições no ordenamento jurídico brasileiro; identificar as regras de negócio do fluxo orçamentário e de execução financeira das emendas parlamentares de execução obrigatória.

Carga: 21h

Contratações Públicas Sustentáveis

Próxima turma: 18 a 20/8. Inscrições até 14/7

O conteúdo do curso aborda os critérios de sustentabilidade e sua aplicação nas contratações no setor público; a utilização desses critérios para elaborar termos de referência, projetos básicos, editais para aquisições de bens e contratação de obras e serviços; elaboração de Planos de Gestão de Logística Sustentável.

Carga: 21h



  

Aperfeiçoamento de Carreiras 

Este segmento é voltado para integrantes de carreiras estratégicas transversais do Governo Federal, como auditores, especialistas, analistas e técnicos. Os cursos com inscrições abertas em julho são:

 

Implementação de Políticas Públicas - Módulo 2

Próxima turma: de 6/7 a 12/8 (vespertino). Inscrições: até 7/7

Carga: 30h (10 horas transmitidas ao vivo e 20h de atividades assíncronas)

Aulas transmitidas: 13, 20 e 27/7; 3 e 10/8, das 14 às 16h

Professores: Roberto Pires e Gabriela Lotta

O curso aborda as teorias e debates do campo de políticas públicas sobre implementação, visando fornecer aos alunos ferramentas analíticas aplicáveis aos desafios associados à condução de programas, projetos e serviços públicos. Este módulo parte das abordagens top-down, típicas dos estudos do campo de implementação. 

Abordam-se as configurações institucionais que caracterizam a governança dos processos de implementação, como elementos associados à (des) construção de capacidades de ação e efetivação de políticas públicas. 

Discutem-se as abordagens de desenho institucional, arranjos de implementação e instrumentação da ação pública, como estratégias analíticas para a avaliação de processos de implementação, permitindo a apreciação de seus pontos fortes, assim como de seus pontos cegos, lacunas e vieses de atenção. Ao final do módulo, os alunos realizarão trabalho em grupo de aplicação das abordagens analíticas sobre casos concretos de políticas e serviços públicos.

 

Machine Learning

Próxima turma: de 13/7 a 5/8 (matutino)

Carga: 30h. 

Aulas transmitidas: dias 13, 15, 17, 20, 22, 24, 27, 29 e 31/7 e 5/8, das 9 às 12h    

Professor: Erick Muzart

Inscrições: até 10/7

O participante será levado a identificar oportunidades de uso e aplicar técnicas de Machine Learning (ML) para modelizar dados; construir modelos preditivos para estimar uma variável de interesse em função de outros dados correlacionados; compreender o fenômeno modelado, baseado em dados, para apoiar a decisão; e melhorar a qualidade do modelo preditivo, determinando o algoritmo mais adequado ou desenhando novas variáveis – feature engineering.

Atenção: para este curso há pré-requisitos mínimos, confira na página do curso. 



Avaliação Socioeconômica de Projetos

Próxima turma: de 14/7 a 6/8

Carga: 30h (16 horas de aulas transmitidas ao vivo e 14 horas de atividades assíncronas)

Aulas transmitidas: 14, 16, 21, 23, 28 e 30/7; 4 e 6/8

Professor: Geraldo Góes

Inscrições: até 13/7

O participante será capaz de descrever os conceitos essenciais do processo de avaliação socioeconômica de projetos, bem como os caminhos de identificação, quantificação e valoração dos custos e benefícios sociais e o tratamento dos fluxos de caixa derivados; incorporar a dimensão ambiental no processo de avaliação socioeconômica de projetos de investimento públicos; calcular indicadores de retorno de projetos.



Estatística Descomplicada Aplicada às Políticas Públicas 

Turma: de 13 a 24/7 (vespertino)

Carga: 20h (12 horas de aulas transmitidas ao vivo e 08 horas de atividades assíncronas)

Aulas transmitidas: dias 13, 15, 17, 20, 22 e 24/7, das 17 às 19h             

Professor: Geraldo Góes

Inscrições: até 10/7

O curso leva o aluno a aplicar os conceitos estatísticos essenciais ao processo de formulação, implementação, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Atenção: turma exclusiva para alunos aprovados no Programa Coding Bootcamp

  

Fronteiras e Tendências 

Sempre às quartas-feiras, às 11h, os altos executivos da administração pública têm uma conversa exclusiva com pessoas renomadas de instituições brasileiras e internacionais sobre temas da atualidade.

Para participar do debate, é necessária a inscrição prévia (transmissão via zoom). Nos demais casos, os interessados podem assistir pelo canal da Enap no Youtube. Em julho, a Enap trará as seguintes personalidades:

08/07 - Margarita Gómez

Políticas públicas em tempos de incerteza: insights da ciência comportamental

Diretora do Laboratório ‘People in Government’ da Escola de Governo de Blavatnik, Oxford. Inscrições abertas: https://bit.ly/FronTendCienciaComportamental

15/07 - Andrea Alvares

VP de marketing da Natura

22/07 - Ruth Richardson

Ex-ministra de Finanças da Nova Zelândia

29/07 - Martin Gurri

Escritor, ex-analista da CIA especializado no relacionamento da política e da mídia global.

Palavras-chave:

Conteúdo relacionado

Um mês dedicado a discutir o papel feminino na administração pública

Palestras, debates, oficinas e documentários, com a temática “Mulheres no serviço público”, estão programadas para este período

Publicado em:
01/03/2023
Enap apresenta agenda de futuros para o Brasil

Documento foi apresentado no encerramento da Semana de Inovação e traz propostas de ações nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e progresso econômico

Publicado em:
10/08/2022
FronTend promove debate sobre o avanço dos órgãos de controle

Convidado da próxima semana será o ex-presidente da Enap, Francisco Gaetani 

Publicado em:
01/10/2020
Frontend debate governança colaborativa

O doutor Humberto Falcão Martins abordará a gestão pública em rede.

Publicado em:
27/09/2020