Foram aprovados 30 alunos brasileiros e 10 estrangeiros; matrículas devem ser feitas até 10 de dezembro

Foi divulgado na sexta-feira (03) o resultado final com os 30 alunos brasileiros e os 10 alunos estrangeiros selecionados para o Master of Public Policy (MPP). Oferecido pela Enap em parceria com o Columbia Global Centers (CGC), da Universidade de Columbia (EUA), o MPP é a primeira especialização internacional em políticas públicas da Escola. O curso tem um currículo multidisciplinar com enfoque global. A ideia é oferecer em 360 horas-aula um conhecimento teórico e prático sobre administração e políticas públicas. 

Para efetivar a matrícula, os selecionados deverão enviar a documentação necessária até 10 de dezembro de 2021, no e-mail indicado no edital. Caso haja desistências, poderão ser convocados para matrícula candidatos da lista de espera. 

Lista dos alunos estrangeiros selecionados e lista de espera

 Lista dos alunos brasileiros selecionados e lista de espera

No total, foram recebidas 298 inscrições, sendo 262 de candidatos brasileiros e 36 de estrangeiros. Foram selecionados alunos provenientes de 18 diferentes órgãos públicos, como Ministério da Economia, Ministério da Saúde, Ancine, EBC, Arquivo Nacional, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Tribunal Regional Federal da 4ª região, entre outros. A maioria (57%) possui entre 10 e 15 anos de experiência no serviço público. Dos alunos, 73% já ocuparam uma posição de liderança (DAS 4 e superior). O restante já ocupou cargos ou funções até nível 3. No caso dos estrangeiros, foram selecionados alunos de oito diferentes países: Honduras, Chile, Venezuela, Angola, Timor-Leste, Equador, Guiana e Colômbia.

"O MPP vem cumprir um papel necessário e oportuno: consolidar, em um só programa, os cursos interdisciplinares mais inovadores, com experts selecionados de dentro e fora do país. Os alunos irão explorar os avanços atuais em liderança pública, policy design, finanças públicas, economia, análise de dados, direito público e governança global”, afirma o presidente da Enap, Diogo Costa. Com o MPP, explica Diogo, “os futuros líderes públicos serão capazes de desenvolver hoje as habilidades necessárias para um futuro de governo capaz de viabilizar uma sociedade mais próspera, livre e justa”, afirma. 

Sobre o MPP

As aulas serão ministradas em inglês e acontecerão de janeiro a dezembro de 2022, de forma remota (com interação ao vivo) e online. Ao fim do curso, o aluno terá o título de especialista em política pública. 

“O MPP é um curso absolutamente inovador. Associa conhecimentos de ponta em políticas públicas com experiências aplicadas em âmbito nacional e internacional”, explica o diretor de Educação Executiva da Enap, Rodrigo Torres. “A turma será composta por alunos brasileiros e estrangeiros, permitindo uma troca entre realidades de diversos países. Isso fomentará o desenvolvimento de lideranças públicas com visão global. É o primeiro curso de pós-graduação completamente internacional da Escola”, conclui. 

No programa, estão temas como fundamentos da formulação de políticas públicas, modelos decisórios, legislação, inovação em governo, liderança, novas tecnologias, desenvolvimento sustentável, entre outros. Os alunos irão desenvolver também competências como gestão, pensamento estratégico, análise e pesquisa, compromisso com o bem público e articulação de rede.

Matérias anteriores

https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/selecionados-70-candidatos-para-a-fase-final-do-master-public-policy 

https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/selecionados-alunos-estrangeiros-para-o-master-of-public-policy 

https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/enap-lanca-primeira-especializacao-internacional-em-politicas-publicas

Conteúdo relacionado

Semana de Inovação é reconhecida no cenário mundial da inovação governamental

A lista foi divulgada pela Apolitical durante o Prêmio de Comunicação do Governo de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos

Publicado em:
24/09/2023
Seis vagas estão abertas para servidores estrangeiros nos cursos de mestrado e doutorado

Candidatos precisam apresentar proficiência em português e inglês e disponibilidade para moradia em Brasília durante o curso

Publicado em:
20/09/2023
Enap realiza terceira missão de formação de gestores em São Tomé e Príncipe

Parceria internacional começou em 2022. Mais de 55 servidores já foram capacitados. 

Publicado em:
26/03/2023
MBA em Governança e Controle da Regulação começa com palestra internacional 

Com carga horária de 360 horas, as aulas acontecerão até março de 2024 para alunos que trabalham com o tema. 

Publicado em:
13/03/2023