Foram aprovados 30 alunos brasileiros e 10 estrangeiros; matrículas devem ser feitas até 10 de dezembro

Foi divulgado na sexta-feira (03) o resultado final com os 30 alunos brasileiros e os 10 alunos estrangeiros selecionados para o Master of Public Policy (MPP). Oferecido pela Enap em parceria com o Columbia Global Centers (CGC), da Universidade de Columbia (EUA), o MPP é a primeira especialização internacional em políticas públicas da Escola. O curso tem um currículo multidisciplinar com enfoque global. A ideia é oferecer em 360 horas-aula um conhecimento teórico e prático sobre administração e políticas públicas. 

Para efetivar a matrícula, os selecionados deverão enviar a documentação necessária até 10 de dezembro de 2021, no e-mail indicado no edital. Caso haja desistências, poderão ser convocados para matrícula candidatos da lista de espera. 

Lista dos alunos estrangeiros selecionados e lista de espera

 Lista dos alunos brasileiros selecionados e lista de espera

No total, foram recebidas 298 inscrições, sendo 262 de candidatos brasileiros e 36 de estrangeiros. Foram selecionados alunos provenientes de 18 diferentes órgãos públicos, como Ministério da Economia, Ministério da Saúde, Ancine, EBC, Arquivo Nacional, Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Tribunal Regional Federal da 4ª região, entre outros. A maioria (57%) possui entre 10 e 15 anos de experiência no serviço público. Dos alunos, 73% já ocuparam uma posição de liderança (DAS 4 e superior). O restante já ocupou cargos ou funções até nível 3. No caso dos estrangeiros, foram selecionados alunos de oito diferentes países: Honduras, Chile, Venezuela, Angola, Timor-Leste, Equador, Guiana e Colômbia.

"O MPP vem cumprir um papel necessário e oportuno: consolidar, em um só programa, os cursos interdisciplinares mais inovadores, com experts selecionados de dentro e fora do país. Os alunos irão explorar os avanços atuais em liderança pública, policy design, finanças públicas, economia, análise de dados, direito público e governança global”, afirma o presidente da Enap, Diogo Costa. Com o MPP, explica Diogo, “os futuros líderes públicos serão capazes de desenvolver hoje as habilidades necessárias para um futuro de governo capaz de viabilizar uma sociedade mais próspera, livre e justa”, afirma. 

Sobre o MPP

As aulas serão ministradas em inglês e acontecerão de janeiro a dezembro de 2022, de forma remota (com interação ao vivo) e online. Ao fim do curso, o aluno terá o título de especialista em política pública. 

“O MPP é um curso absolutamente inovador. Associa conhecimentos de ponta em políticas públicas com experiências aplicadas em âmbito nacional e internacional”, explica o diretor de Educação Executiva da Enap, Rodrigo Torres. “A turma será composta por alunos brasileiros e estrangeiros, permitindo uma troca entre realidades de diversos países. Isso fomentará o desenvolvimento de lideranças públicas com visão global. É o primeiro curso de pós-graduação completamente internacional da Escola”, conclui. 

No programa, estão temas como fundamentos da formulação de políticas públicas, modelos decisórios, legislação, inovação em governo, liderança, novas tecnologias, desenvolvimento sustentável, entre outros. Os alunos irão desenvolver também competências como gestão, pensamento estratégico, análise e pesquisa, compromisso com o bem público e articulação de rede.

Matérias anteriores

https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/selecionados-70-candidatos-para-a-fase-final-do-master-public-policy 

https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/selecionados-alunos-estrangeiros-para-o-master-of-public-policy 

https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/enap-lanca-primeira-especializacao-internacional-em-politicas-publicas

Conteúdo relacionado

MBA em Gestão Pública recebe inscrições até 13 de outubro

São 300 vagas para servidores públicos federais, estaduais e municipais. 

Publicado em:
27/09/2022
MPP oferece aula aberta com embaixador da Índia

Mestrado internacional em políticas públicas discute agendas multilaterais e governo digital no dia 13 de setembro

Publicado em:
05/09/2022
Parceria com OEI expandirá cursos da Enap para profissionais de língua espanhola

Iniciativa é fruto de encontro realizado na manhã desta quinta (17), em Brasília, entre presidente da Escola e secretário-geral da organização ibero-americana 

Publicado em:
16/02/2022
Especialização em gestão pública no formato a distância

Turma-piloto conta com 113 alunos, sendo seis estrangeiros. Próxima edição poderá ter servidores municipais

Publicado em:
24/01/2022