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Certame premia iniciativas voltadas para a gestão e o desenvolvimento de recursos humanos

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) foi uma das vencedoras nesta quinta-feira (09/12) do Prêmio Ser Humano Brasília 2021, promovido pela  Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) com o objetivo de reconhecer boas práticas organizacionais e profissionais na gestão de pessoas no ambiente de trabalho. O trabalho “Um novo significado para a gestão de pessoas na Enap”– que recebeu o segundo lugar na categoria Desenvolvimento – reúne uma série de iniciativas desenvolvidas pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas da Escola entre junho de 2020 e outubro de 2021 no contexto do trabalho remoto trazido pela pandemia. 

Este movimento, no entanto, antecedeu a chegada da Covid-19, segundo explica a diretora de Gestão Interna e uma das autoras da iniciativa premiada, Alana Lisboa. “Essa ressignificação das relações humanas já vinha sendo discutida pela Enap desde 2019, com a revisão de seu planejamento estratégico. Questões sobre a qualidade de vida do servidor, a possibilidade de implementar o trabalho remoto e a adoção de uma gestão mais participativa” explica Alana. Também assinam o projeto André Chaves, Fabiana Baptistucci, Ivanete Sobrinho, João Cândido e Vanessa Assis. 

“Com a pandemia, o que estava em estudo passou a ser uma realidade urgente e  compulsória, com aplicação imediata do plano de ação”, conta. As práticas tiveram como objetivo fazer com que o servidor se torne protagonista do próprio desenvolvimento, buscando se capacitar e se integrar a todos os processos de trabalho, desde o planejamento até o produto/serviço entregue; e criar estratégias para que as lideranças sejam capazes de medir os resultados de suas equipes de forma objetiva, fidedigna e coerente.

Gestão por resultados

A gestão mais participativa permitiu iniciativas como o dimensionamento da força de trabalho e o fortalecimento da gestão por competências, com avaliações de desempenho realistas, efetivas e ciclos de feedbacks contínuos e mais curtos. Outro ponto foi a implementação do Programa de Gestão, uma nova lógica de trabalho com foco na gestão de entregas e produtividade. 

No total, as ações impactaram 382 servidores e 82 colaboradores terceirizados. As ações permitiram resultados como a readequação das atividades de 15% dos servidores, aumento de 21% das capacitações e inclusão das áreas no Programa de Gestão. Além disso, uma nova cultura de gestão de pessoas está sendo criada, fomentando práticas inovadoras que também beneficiam a comunidade externa. Os resultados obtidos têm demonstrado que o estímulo à gestão participativa traz impactos relevantes no aumento da produtividade, na integração do servidor e na otimização das despesas públicas. “Esse é o resultado do esforço da equipe de gestão de pessoas. A missão da Enap é capacitar servidores. Para isso, temos que ser exemplo, fazer funcionar aqui dentro, para que possamos levar isso para fora”, finaliza Alana. 

O Prêmio Ser Humano Brasília é conferido na modalidade Gestão de Pessoas em quatro categorias: Acadêmico, Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade. A categoria de Desenvolvimento, na qual a Enap foi premiada, contempla trabalhos referente às melhores práticas de desenvolvimento de pessoas e organizações, agregando valor para os seus funcionários ou servidores assim como para seus demais públicos de interesse, que foram implantados nas diferentes organizações, como empresas, instituições privadas e públicas e ONGs. 

 Confira como foi a premiação:

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