Em um esforço conjunto para impulsionar a inovação e promover o desenvolvimento de habilidades no setor público, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a Secretaria de Inovação da Presidência de El Salvador formalizaram, nesta quarta-feira (06/12), a assinatura de um memorando de entendimento na área.
O documento delineia áreas específicas de colaboração entre as duas instituições, abrangendo desde a implementação de programas de formação de competências e habilidades digitais até o fortalecimento das capacidades da Escola de Inovação e Tecnologia (ESIT). Além disso, destaca o apoio à tradução de cursos e materiais didáticos para o espanhol, bem como o reconhecimento na emissão de certificados para cursos executados em conjunto.
O secretário de Inovação da Presidência de El Salvador, Daniel Ernesto Méndez Cabrera, agradeceu ao governo brasileiro pela cooperação: “A parceria será de grande utilidade para nosso país e este memorando de entendimentos é somente o ponto de partida”, frisou.
Já a presidente da Enap, Betânia Lemos, ressaltou que o mais importante é criar e fortalecer laços de confiança entre as duas instituições. “Hoje começa uma história de sucesso e grandes retornos. Agradeço por este momento e estou certa de que esta aliança será muito frutífera para as duas instituições, para as pessoas que atuam como nossas colaboradoras, assim como para toda a comunidade brasileira e salvadorenha", disse.
Mais informações sobre o memorando
Entre as áreas prioritárias de colaboração estão a transferência de conhecimentos sobre transformação digital, inovação e tecnologias emergentes, acompanhamento da execução de cursos conjuntos e a criação de redes de inovadores na gestão pública.
Os participantes concordaram em realizar encontros virtuais e/ou presenciais para promover os laboratórios de inovação na América Latina, proporcionando um espaço para compartilhar experiências e discutir abordagens para enfrentar desafios na implementação de soluções inovadoras.
Também haverá participação no Programa CoLabs da Enap, visando o desenvolvimento de capacidades de inovação para lidar com problemas públicos complexos. Este passo representa um compromisso conjunto na busca por soluções criativas e eficazes para os desafios enfrentados pelo setor público em El Salvador.