A Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) torna pública a abertura do Edital de Chamada Pública Simplificada n. 21/2025 destinado à prospecção, seleção e formação de pessoas professoras-facilitadoras com conhecimento e experiência na temática Aplicação de Políticas Públicas para Quilombolas, Ciganos, Povos de Terreiro e Comunidades de Matriz Africana para compor o Banco de Colaboradores da Diretoria de Desenvolvimento Profissional (DDPro).
Perfil procurado:
- Pessoas servidoras públicas de todas as esferas e poderes, pessoas empregadas públicas concursadas, bem como pessoas profissionais sem vínculo com a administração pública, que possuam comprovado conhecimento teórico e prático na temática do curso Aplicação de Políticas Públicas para Quilombolas, Ciganos, Povos de Terreiro e Comunidades de Matriz Africana.
- Preferencialmente, pessoas servidoras públicas federais ativas.
- Serão eliminadas desta Chamada Pública as pessoas candidatas que não comprovarem conhecimento teórico e prático na temática do curso Aplicação de Políticas Públicas para Quilombolas, Ciganos, Povos de Terreiro e Comunidades de Matriz Africana.
A Chamada Pública Simplificada é realizada em 03 (três) etapas:
- Etapa I – análise documental de caráter eliminatório e classificatório, mediante preenchimento de formulário eletrônico.
Atenção: Ao final da Etapa I, a pessoa convocada deverá ter realizado, obrigatoriamente, os cursos pré-requisitos para validação das inscrições na Etapa II e para efetivação das matrículas na Formação Inicial de pessoas professoras-facilitadoras. Veja o edital anexo para maiores detalhes. Os cursos pré-requisitos são:
- Formação de Facilitadores de Aprendizagem (40h) - Link de acesso ao curso: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/141
- Temos que dar aulas remotas... e agora? (10h) - Link de acesso ao curso: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/313
- Etapa II - caso o perfil da pessoa candidata seja selecionado (Etapa I), a pessoa candidata será convidada a participar do processo de formação de pessoas professoras-facilitadoras da Escola (Etapa II). A participação nessa etapa é de caráter eliminatório. Na formação de pessoas professoras-facilitadoras, serão repassados os conteúdos de didática para pessoas facilitadoras de aprendizagem da Enap e as estratégias de ensino do curso descrito na Chamada Pública Simplificada. Ao final, as pessoas candidatas apresentarão uma miniaula com base nos conhecimentos adquiridos durante todo o processo de formação. As aulas da Formação Inicial não possuem a finalidade de aprofundamento no conteúdo teórico, mas de repasse das estratégias de ensino que constam no planejamento didático do curso Aplicação de Políticas Públicas para Quilombolas, Ciganos, Povos de Terreiro e Comunidades de Matriz Africana já desenhado pela Enap.
- Etapa III - inclusão no Banco de Colaboradores. Nessa etapa, as pessoas participantes aprovadas na Formação Inicial e que obtiveram a menção “muito bom” na avaliação final de suas miniaulas serão incluídas pela Enap no Banco de Colaboradores habilitados a facilitarem o curso objeto do processo seletivo.
Como se cadastrar:
Preencha o formulário, exclusivamente por este canal, clicando em “Realizar inscrições”.
Para a Enap, é importante que você goste de ensinar e se identifique com os nossos valores. Confira nossos referenciais conceituais e metodológicos.
É imprescindível a leitura do Edital nº 21/2025, que está anexado a essa página, para maiores detalhes a respeito das etapas de participação nesta Chamada Pública Simplificada.
ℹ Outras informações:
O preenchimento deste formulário não configura o direito de inserção automática no Banco de Colaboradores da Enap (Etapa III) e nem a obrigatoriedade de contratação. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Para verificar outras oportunidades abertas para trabalhar na Enap, consulte a página de vagas (https://enap.gov.br/pt/vagas).