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Mestrados

A metodologia de ensino da Enap possibilita o compartilhamento de experiências entre professores e alunos na experimentação e busca por soluções no modus operandi da Administração Pública Federal. Você terá oportunidade de expandir o networking a fim de partilhar conhecimentos e culturas.  Nosso corpo docente é constituído por profissionais de sólida formação acadêmica e vasta experiência profissional junto ao serviço público. Todos os professores possuem doutorado ou PhD em renomadas instituições de ensino. Nossos programas estão estruturados para gerar alto valor na capacitação de servidores, com foco na inovação de políticas públicas e na constituição de conhecimento de fronteira que seja aplicado na prática cotidiana da Administração Pública Federal.

Mestrado em Governança e Desenvolvimento
Mestrado em Governança e Desenvolvimento


Tem o objetivo de dotar a Administração Pública Federal de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de servidores público

Mestrado em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas
Mestrado em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas

Tem o objetivo de dotar a Administração Pública Federal de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de servidores público

Números dos nossos programas de pós-graduação

101

Mestres Titulados

174

Alunos nos Mestrados

38

Alunos no Doutorado

43

Professores Doutores

3

Doutores Titulados

Eventos
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Lato sensu ou stricto sensu?

Quando se fala em pós-graduação, logo as referências que podem aparecer são especialização, mestrado, MBA e doutorado. Porém, esses cursos apresentam algumas diferenças. A escolha entre latu sensu e stricto sensu deve estar alinhada com os objetivos profissionais. Se a ideia é não esquecer a definição de cada uma dessas formação, é só lembrar o significado das palavras em latim: latu=amplo e stricto=restrito. Para facilitar, é possível conferir as principais diferenças entre latu sensu e stricto sensu na tabela a seguir:

Lato sensu

Especialização ou MBA
Mínimo de 360 horas de aula


50% dos professores devem ser mestres e doutores
50% dos professores devem ter pelo menos uma especialização ou pós lato sensu

Certificado de conclusão que não é válido como diploma

Stricto sensu

Mestrado: mínimo 2 anos
Doutorado: mínimo 4 anos


Todos os professores possuem título de doutor



Diploma com título de mestre ou doutor

Depoimentos Pós Graduação

Grupos de pesquisa

No intuito de incentivar a produção científica e propiciar a participação em atividades de pesquisa, os programas contam com os grupos de pesquisa, organizados em temáticas diversas, frente à coordenação de professores da Pós-Graduação Stricto Sensu da Enap.


Grupo: Campo jurídico, regulação e políticas públicas
Docente responsável: Julia Ximenes


Grupo: Ciências comportamentais
Docente responsável: Antonio Claret

Oportunidades de intercâmbio

A Enap mantém convênios internacionais para promover o intercâmbio de alunos e professores.
O Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD) tem parceria com a School of Public Environment and Affairs da Indiana University (SPEA/IU), Estados Unidos. Os alunos podem frequentar aulas, disciplinas e realizar estágios nos órgãos públicos dos dois países.


Essa possibilidade de intercâmbio com a Indiana University fortalece a perspectiva acadêmica e profissional dos alunos do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento (MPGD). Também possibilita o início da formação de uma rede de conhecimento em gestão pública e desenvolvimento, com o objetivo de realizar e aprofundar estudos comparados, inovadores em gestão e profissionalização.


Outra cooperação na área já realizada foi com a República de São Tomé e Príncipe, na África. Nesse caso, alunos africanos participaram como alunos regulares do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento, da Enap, durante um ano. Com base na perspectiva de cooperação Sul-Sul, a participação dos alunos da República de São Tomé e Príncipe foi fundamental para o fortalecimento de cooperações internacionais entre os governos dos dois países, e serviram também para o aperfeiçoamento acadêmico e profissional dos alunos.