O Doutorado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento. O diferencial em relação ao formato acadêmico é o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. 

Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas.

O Doutorado Profissional em Políticas Públicas da Enap apresenta uma estrutura curricular que enfatiza a articulação entre conhecimento atualizado, domínio da metodologia pertinente e aplicação orientada para o campo de atuação profissional específico. O trabalho final do curso deve ser vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno.

O programa de doutorado da Enap foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). Atualmente, o processo encontra-se em exame no Conselho Nacional de Educação (CNE), onde deverá ser apreciado e receber parecer da Câmara de Educação Superior. As atualizações serão publicadas nesta página.