A acessibilidade é entendida como um bem coletivo que beneficia toda a sociedade, pois permite que pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida tenham as mesmas oportunidades de interagir e acessar produtos, serviços, conteúdos e informações que as demais pessoas. É também um direito constitucional conquistado ao longo de décadas por pessoas que buscaram exercer seus direitos e encontraram barreiras construídas socialmente.
Por isso, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferta capacitações para promoção de um ambiente mais inclusivo e acessível. Confira abaixo uma seleção de cursos online e gratuitos que estão disponíveis na Escola Virtual de Governo (EV.G). Todos dão direito a emissão de certificado, desde que o aluno cumpra os requisitos mínimos exigidos.
- Acessibilidade em museus: oferece informações sobre como propor, acompanhar e avaliar adequações de acessibilidade universal em museus.
- Acessibilidade em espaços urbanos: conheça as diretrizes e exemplos de soluções para fundamentar avaliações e projetos de acessibilidade em nossas cidades, de acordo com a legislação brasileira.
- Acessibilidade em espaços de uso público no Brasil: aprenda a identificar os problemas, conheça a legislação e como garantir condições de acessibilidade dos ambientes.
- Acessibilidade em espaços edificados de uso público: conheça os requisitos de acessibilidade e de desenho universal para o uso de edificações considerando suas diversas funções e as necessidades de cada usuário.
Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência: oferece formação básica em direitos humanos ligados ao atendimento especial às pessoas com deficiência. Apresenta lições sobre a atuação nos Conselhos das Pessoas com Deficiência nos níveis municipal, estadual, distrital e federal, trabalhando conceitos básicos presentes na legislação e nos normativos - Introdução à Libras: curso introdutório sobre a Língua Brasileira de Sinais, focado para agentes públicos.
Introdução à audiodescrição: entenda os recursos de audiodescrição, especialmente em sites, mídias sociais e publicações. - Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?: aprenda a simplificar aquele documento com uma linguagem super complexa e escrever textos com uma linguagem simples e compreensível.
- Primeiros passos para uso de Linguagem Simples: desenvolvido pela Enap, em parceria não onerosa com a jornalista e pesquisadora Heloísa Fischer, este curso tem o intuito de apresentar sete diretrizes para a produção de textos informativos com linguagem simples, que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas. A linguagem simples apresenta-se, ao mesmo tempo, como uma causa social e uma técnica de comunicação.
Para mais informações, consulte o catálogo completo de cursos.