O comitê consultivo do programa Líderes que transformam se reuniu na última terça-feira (26/09) com sua nova configuração para conhecer os resultados e definir estratégias de melhoria e ampliação da iniciativa. A reunião foi conduzida pela diretora de Inovação da Enap, Camila Medeiros, e pela diretora executiva da Enap, Natália Teles.
Inspirado nas melhores práticas internacionais, o programa contribui com a profissionalização do processo de recrutamento e pré-seleção por competências para a contratação de ocupantes de funções de livre provimento no setor público, também conhecidos como cargos em comissão. Essa iniciativa é totalmente sem custo para os órgãos públicos demandantes e já selecionou 72 líderes para essas funções.
O comitê tem como missão orientar sobre as diretrizes do programa, aconselhar sobre metodologias, inovações e linhas de ação, nortear os desafios e acompanhar resultados. O grupo consultivo é formado por representantes dos ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), da Igualdade Racial (MIR), do Povos Indígenas (MPI), da Fundação Lemann, República.org, Vetor Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) e Secretaria-Geral da Presidência da República.
Para Natália Teles, o fórum é importante pois traz olhares diversos sobre o tema, conforme as diretrizes da Escola, e garante o enfoque na diversidade. “O esforço de promover um processo de seleção de lideranças voltado para transparência, para critérios técnicos, buscando a profissionalização, é difícil de equalizar, pois estamos falando de uma camada da liderança que promove uma interface entre o político e o técnico. Então não é tão simples encontrar a dose ideal para esse tipo de seleção e, desde 2019, a Enap tem contribuído de forma mais sistemática com a transformação dos modelos de seleção,” explicou.
Durante a reunião, os integrantes do comitê se debruçaram sobre quatro questionamentos propostos pela diretora de Inovação, Camila Medeiros. Foram eles: como escalar e tornar eficiente o processo de recrutamento e seleção para esses cargos no serviço público, como apoiar e diversidade nesse processo, como tornar o programa um instrumento de gestão e que parcerias e estratégicas são necessárias neste momento.
“Um dos desafios é promover mais a presença de pessoas negras em cargos de liderança conforme a determinação de reserva mínima de 30% das vagas e a Escola tem feito diversas ações neste sentido como a edição extraordinária do LideraGov 4.0 e cursos de liderança exclusivos para pessoas negras. A promoção da diversidade é prioritária. Por isso, temos atuado tanto no desenvolvimento de habilidades quanto no estudo dos processos seletivos”, explicou Camila Medeiros.
Os integrantes do comitê apresentaram sugestões para ampliar a atuação do programa, como o estudo do mercado (quais instituições precisam desse serviço para processos seletivos?), a pesquisa sobre modelos de avaliação comportamental digital que possam reduzir o custo operacional de processos seletivos, ampliar a visibilidade e a capilaridade do programa por meio de parcerias estratégias e vencer a desconfiança política do processo seletivo para torná-lo um importante instrumento de gestão pública.
Saiba mais sobre o Comitê
O comitê foi criado pela Resolução 19 de 28 de julho de 2020 com o objetivo de orientar sobre diretrizes e direcionamento estratégico com foco na sustentabilidade; aconselhar sobre metodologias, inovações e linhas de ações adotadas; acompanhar resultados de acordo com metas definidas.
O grupo é formado pela diretora de Inovação e seis membros, “com os atributos de maioridade civil, de ilibada conduta e reconhecida liderança e representatividade nas áreas de gestão de pessoas, pesquisa ou inovação.”
Confira as fotos da reunião: https://www.flickr.com/photos/enapgovbr/albums/72177720311479402