A jornada envolve imersão na realidade, escuta de pessoas impactadas, construção de protótipo e, por fim, momento de viabilizar a solução desenhada

O programa Cidades que transformam, lançado pela Enap em 2021, chega em sua terceira jornada, agora trabalhando com o município de Ribeirão Preto (SP). O projeto inscrito pelo município paulista é “Requalificando a população adulta para o mercado de trabalho”.

Na abertura do evento, o vice-prefeito do município, Daniel Gobbi, disse que especialmente no período pós-pandemia é necessário formar jovens e requalificar adultos para entrarem no mercado de trabalho. “Nosso foco é capacitar pessoas e gerar empregos, especialmente na área tecnológica, que está cada vez mais presente em nossa sociedade”, afirmou.

O projeto foi submetido à Enap pela Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento local. Seu titular, Eduardo Molina, destacou a expectativa de receber apoio técnico e metodológico na condução dos trabalhos. “Ribeirão Preto está representada no grupo de trabalho por oito instituições, entre secretarias e instituições locais relacionadas ao tema de educação, qualificação profissional e tecnologia”, esclareceu.

Simone Moreira, gerente do projeto pela Enap, contou que serão 16 oficinas para explorar o problema. A jornada envolve imersão na realidade, escuta de pessoas impactadas pelo problema, construção de protótipo e, por fim, momento de viabilizar a solução desenhada, com elaboração de plano de ação e a busca de organizações parceiras para implementação. “Estamos totalmente comprometidos com Ribeirão Preto para contribuir com a busca de soluções para problemas que são relevantes para as pessoas. O levantamento de dados e evidências, aliados à escuta da população impactada nos apontará o problema a ser trabalhado”, disse Simone.

A vida acontece nos municípios

Ao falar na Enap sobre Estratégias de desenvolvimento necessárias para a recuperação das capacidades estatais, Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, disse que  é preciso novos desenhos, mais inovadores, para pensar políticas públicas para estados e municípios. “Dentro do ministério olharemos forte para a questão federativa… Vamos capacitar estados e municípios… Do ponto de vista institucional, precisamos ter certeza que os servidores são capazes de pensar as políticas ‘para além das caixinhas’... Vocês terão o ministério como parceiro”, garantiu a ministra.

Essa fala de Esther Dweck dá à Enap a convicção de que está no caminho certo quando busca parcerias com estados e municípios para desenhar serviços inovadores com as equipes locais.

Aqui você pode conhecer as histórias dos municípios que já passaram pelas jornadas com a Enap:

Afroturismo em Flores de Goiás/GO

Da rede à renda - São Bento/PB

Rio para todos - Parauapebas/PA

Prefeitura digital e cidade conectada - Ijuí/RS

Orçamento participativo - Porto Alegre/RS

Vídeos das jornadas e webinários 

https://bit.ly/vídeos_jornadas

Cidades que Transformam

O Cidades que transformam é uma iniciativa da Enap voltada a apoiar municípios em uma jornada colaborativa para a criação de soluções inovadoras relacionadas aos desafios da Agenda 2030. 

Por meio de uma chamada pública, foram selecionados 16 municípios que apresentaram desafios relevantes e compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Com ela, a Enap pretende apoiar projetos que visem tornar as cidades mais sustentáveis, inclusivas, diversas e empreendedoras. O objetivo da Escola também é fortalecer as capacidades municipais para criar e implantar soluções que respondam às necessidades da população.

Parcerias

Além do Pnud, a Enap conta com a parceria da Frente Nacional dos Prefeitos, Comunitas, Instituto Alziras, Agenda Pública e Delivery Associates.

A Agenda 2030 é um plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a todos, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.