Os 50 formandos atuam em 10 estados e no Distrito Federal

A terceira edição do LideraGOV, programa de formação de novas lideranças do setor público, iniciada em maio de 2023, chegou à formatura nesta quinta-feira (07/12). Ao todo, 50 alunos (com média de idade de 41 anos) se reuniram na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para a cerimônia de encerramento do curso. O programa é realizado por meio de parceria entre o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Enap.

De acordo com a presidenta substituta da Enap, Natália Teles, o LideraGOV é muito importante para o órgão e para a atual gestão. “Quando falamos de capacitação e de desenvolvimento de líderes, nunca podemos perder de vista que, na verdade, estamos contribuindo para que as pessoas tenham mais acesso a direitos”, afirmou ela, que também aproveitou a oportunidade para parabenizar os alunos. 

Os formandos representam 35 órgãos diferentes da Administração Pública Federal e estão distribuídos em 10 diferentes unidades da federação, sendo, 60% em Brasília. Os concluintes estão aptos a atuar como líderes inovadores e a ocupar cargos e funções estratégicas no serviço público. 

A diretora de Educação Executiva, Iara Alves, ressaltou que todos que ingressaram no curso conseguiram concluí-lo. Para ela, isso é um sinal de que os servidores públicos são dedicados à capacitação e a todos os aprendizados. “Nós somos pessoas que acreditam que podemos transformar, por isso apostamos na liderança, porque sabemos que a liderança vai ditar o caminho de uma instituição”, disse.

O evento contou com depoimentos e homenagens dos alunos, professores, mentores, facilitadores e também dos coordenadores do programa no MGI e na Enap, Eduardo Almas e Magali Dantas, respectivamente. 

Essa edição ganhou um destaque especial: a história do aluno Fabiano Brandão. Em agosto, no meio do curso, Fabiano se submeteu a uma cirurgia para corrigir uma vértebra da coluna. Durante o procedimento cirúrgico, houve uma intercorrência e, após a cirurgia, Fabiano acordou com o corpo quase todo paralisado, o que afetou completamente a própria rotina. Entretanto, a lesão medular não interrompeu a vontade de viver. Em menos de quatro meses, ele escreveu um livro sobre o que vivenciou e levou mais um diploma para casa. Por isso, ganhou o título de aluno destaque do LideraGOV e tornou-se um exemplo de líder para a turma e para a vida. 

 

LideraGOV

É um programa de formação de novas lideranças do setor público, que tem como objetivo construir uma rede de servidores com alta capacidade de gestão. Composto por quatro fases, inclui processo seletivo, curso, acompanhamento e efetivação da rede e avaliação externa.

A primeira edição foi realizada em 2021 e formou 59 servidores do Ministério da Economia lotados em Brasília (DF). Já na segunda edição, realizada em 2022, formou 79 servidores de diversos órgãos e entidades de várias partes do Brasil.

Os resultados do Programa podem ser conferidos no Observatório de Pessoal: https://www.gov.br/servidor/pt-br/observatorio-de-pessoal-govbr/lideragov 

 

Edição especial

Em novembro, a Enap lançou a quarta edição do programa LideraGOV: extraordinária e exclusiva para pessoas negras. O modelo foi uma parceria entre MGI, Ministério da Igualdade Racial (MIR) e Enap, com o propósito principal de reforçar o compromisso do governo federal com a agenda da Igualdade Racial. A meta é iniciar o processo de ampliação das oportunidades para a população negra dentro das estruturas e burocracias do Estado. 

 

Rede de Egressos

Após a formatura ocorreu o Encontro da Rede LideraGOV de Desenvolvimento de Líderes, composta pelos alunos egressos das edições anteriores. Na oportunidade, a Rede recepcionou os novos integrantes e participou de uma mentoria com o gestor governamental Leonardo Prudente. Ele falou sobre a importância do networking e quais estratégias devem ser utilizadas para expandir as redes de contatos profissionais no mercado de trabalho.

Conteúdo relacionado

Enap promove ações para marcar o mês da Consciência Negra

O período é tempo de atividades formativas e culturais para evidenciar lutas contra o racismo, o preconceito e as desigualdades sociais

Publicado em:
20/11/2023
Edição extraordinária do LideraGOV para pessoas negras abre inscrições

Iniciativa reforça compromisso do Governo Federal com agenda racial e ampliação de representatividade

Publicado em:
23/08/2023
MBA em Governança e Controle da Regulação começa com palestra internacional 

Com carga horária de 360 horas, as aulas acontecerão até março de 2024 para alunos que trabalham com o tema. 

Publicado em:
13/03/2023
Abertas inscrições para programa de acolhimento e integração de novas lideranças do governo

Público prioritário são profissionais que acabaram de assumir cargos comissionados executivos

Publicado em:
28/02/2023