O Programa Enap em Rede é uma iniciativa da Escola para oferecer eventos e cursos presenciais de curta duração para desenvolvimento profissional de servidores públicos lotados fora de Brasília. Como a Enap não possui infraestrutura em todos os estados, firmamos parcerias com institutos federais, universidades federais, escolas de governo federais e estaduais para que essas organizações executem os cursos na ponta junto com a gente.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site da Enap, onde o candidato deve escolher as turmas disponíveis na sua cidade ou região. A seleção é realizada pela instituição parceira que sediará a turma e validada pela Enap por meio de mensagem eletrônica de matrícula. As turmas ofertadas no Programa são sempre gratuitas.

Para ter acesso às turmas do Programa no site da Enap, acesse “Alunos”, em seguida “Educação Técnico-Gerencial” e “Consulte os cursos” - faça a pesquisa de acordo com o seu interesse. As turmas são abertas no decorrer do ano, por isso fique atento aos prazos.

O mecanismo de pesquisa também pode ser acessado diretamente pelo link abaixo:

https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/?areas_interesse=&tipos_formacao=,tipo-8&presencial=false&semipresencial=false&distancia=false&periodo_inicio=&periodo_fim=&uf=

 

Após a seleção da turma, que segue critérios pré-estabelecidos pelo Programa, os candidatos selecionados e os não selecionados receberão, no prazo de 12 dias antes do início do curso, e-mail com a confirmação ou não confirmação da matrícula. Na mensagem enviada aos alunos selecionados constará o endereço e horário de realização do curso. A inscrição estará confirmada a partir do recebimento dessa mensagem.

Não há reserva de vagas, as matrículas obedecem à ordem de inscrição e a outros critérios estabelecidos previamente.

O Programa Enap em Rede tem como objetivo oferecer oportunidades de capacitação em cursos presenciais de curta duração para os servidores públicos federais, estaduais e municipais do Poder Executivo. No caso de vagas remanescentes, a Escola abre o acesso também para servidores públicos civis e militares e empregados públicos de todas as esferas e poderes.

Além disso, a justificativa para inscrição no curso, incluída pelo servidor no início do processo, é outro fator considerado no processo seletivo e, portanto, deve haver alinhamento mínimo entre perfil e cargo do interessado e os objetivos do curso.

A Escola busca de modo ativo e seleciona as instituições do Programa a partir de critérios variados, a exemplo da quantidade de servidores públicos civis do Poder Executivo na região, o tipo de instituição (esfera, poder etc.) e o orçamento anual disponível para execução do Programa, dentre outros.

Caso haja interesse de sua instituição na participação do Programa, envie uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. que analisaremos a solicitação e responderemos em seguida.

Envie uma mensagem para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e entraremos em contato em um prazo máximo de dois dias úteis após o recebimento.