A Enap recebeu, no dia 1º de julho, o diretor associado na Delivery Associates e consultor em gestão de desempenho para diversos governos nacionais e subnacionais na América Latina, Guilherme Trivellato, para uma conversa com lideranças públicas sobre quais são as principais armadilhas que gestores públicos enfrentam em tempos de crise e como alcançar um governo de alto desempenho em tempos de transformação.
Doutor em Saúde Pública pela Universidade de Harvard e com MBA pela Universidade de Johns Hopkins, Guilherme acredita que é possível melhorar o desempenho de governos com disciplinas simples e que resultem na capacidade de entregar resultados reais que melhorem a qualidade de vida de seus cidadãos.
Para isso, ele destaca três habilidades que são importantes e a custo praticamente zero: “saber priorizar e ter foco para fazer escolhas difíceis, a qualidade das rotinas de implementação e a qualidade do engajamento”. “Os governos prezam muito pela previsibilidade e estabilidade, criam um excesso de normas e padrões que muitas vezes faz com que seja muito difícil pensar em encontrar os espaços para inovação e criatividade”, destaca Trivellato.
Segundo Guilherme, uma característica que diferencia os governos de alto desempenho dos demais e é uma capacidade que eles têm de transcender os “falsos dilemas”. Para ele, a priorização costuma ser um dos grandes desafios, pois quando o governo “prioriza tudo, na verdade não prioriza nada”. “Governos de alto desempenho são aqueles capazes de transcender as falsas dicotomias e de priorizar as agendas mais estratégicas de forma sustentável”, disse.
Confira, na íntegra, como foi o #FronTend live com Guilherme Trivellato e descubra quais são as 10 dicas de como transcender essas falsas dicotomias:
Sobre o programa
O Fronteiras e Tendências, programa da Enap, é focado no desenvolvimento de lideranças e altos executivos da administração pública. Formar os futuros líderes e desenvolver as habilidades e qualificações essenciais para o núcleo estratégico do Estado é o propósito do Programa de Desenvolvimento de Lideranças e Altos Executivos.
São iniciativas desenvolvidas sob medida para a alta administração, com o conhecimento aplicado à prática e em formatos dinâmicos, sem abrir mão da excelência e qualidade.
Edições anteriores do Fronteiras e Tendências
Para acessar edições anteriores, confira os temas e links abaixo:
17/06/2020: O que podemos aprender sobre Transformação governamental - Liam Maxwell
10/06/2020: Economia Desafiada: Perspectivas para um consenso de retomada econômica - Marcos Lisboa
03/06/2020: Por que o mundo necessita de veículos, inovações e governos mais rápidos - Eli Dourado
27/05/2020: Desafios da legalidade na gestão pública em tempos de COVID-19 - Juliana Palma
20/05/2020: Como superar a Covid-19 e restaurar a economia - Glen Weyl
13/05/2020: Os desafios e oportunidades para lideranças em tempos de crise - César Souza
06/05/2020: Como construir o mundo pós-pandemia - Jake Dunagan
29/04/2020: Covid-19: O que sabemos até o momento? - Jarbas Barbosa
22/04/2020: A importância da transformação digital nos tempos atuais - Rodrigo Galvão
29/01/2020: Governo centrado na liberdade - Tom Palmer
05/12/2019: Pensamento sistêmico e políticas públicas - Karim Chicakly
08/07/2019: Políticas públicas com base em evidências - Ricardo Paes de Barros
04/09/2019: Impactos da saída do Reino Unido da União Europeia na conjuntura global - Vijay Rangarajan
14/08/2019: Como repensar a educação - Fernando Schuler
09/08/2019: A agenda de inserção internacional da economia brasileira - Carlos Pio
16/07/2019: Liderar a partir do futuro que emerge - Otto Scharmer
24/06/2019: Gestão do amanhã - José Salibi