Objetivos
Experiências inovadoras de ensino
Grade curricular
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Área de concentração e linhas de pesquisa
Corpo docente
Regulamento e normas
Processos seletivos


Objetivos 

O Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas tem o objetivo de dotar a Administração Pública Federal de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de servidores públicos para um alto desempenho em funções estratégicas no Estado brasileiro. O Mestrado deverá contribuir para que seus egressos sejam capazes de compreender, analisar e atuar, com ética e excelência, em instituições públicas e de enfrentar seus desafios na promoção do desenvolvimento social, político e econômico do país. Dessa forma, a concepção do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento volta-se à formação da capacidade crítica e inovadora de servidores públicos, constituindo um locus de reflexão no governo federal sobre os desafios e o papel do Estado no século XXI.

Os egressos do Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas deverão ser capazes de executar diretamente estudos avaliativos, de contratar de forma consistente e criteriosa estudos avaliativos, de interpretar e se apropriar dos resultados de avaliações proporcionando aprendizados institucionais a respeito de políticas e programas governamentais e comunicar de maneira efetiva tais resultados. O percurso formativo do Mestrado promoverá o desenvolvimento de competências e habilidades por meio de disciplinas obrigatórias e optativas, além da promoção de seminários, colóquios e cursos de extra-curriculares.

O egresso do Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas será proficiente para: 

  • Produzir estudos avaliativos de alta qualidade
  • Gerenciar sistemas de avaliação de políticas públicas
  • Compreender os interesses e valores dos diversos stakeholders no processo de avaliação
  • Pensar sistematicamente sobre novas metodologias de avaliação
  • Promover o monitoramento sistemático de políticas públicas
  • Produzir e comunicar evidências em políticas públicas
  • Promover o aprendizado institucional das políticas públicas

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Experiências inovadoras de ensino

A experiência de formação e desenvolvimento de ensino do Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas é específica no desenvolvimento teórico e aplicado. O corpo discente é formado por servidores públicos de carreira, que buscam aperfeiçoamento e novos conhecimentos. Assim, o corpo discente já acumula experiência, em graus diversos, no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, assim como a gestão de serviços públicos voltados para a cidadania.

Tendo essa experiência pregressa como pano de fundo, a estratégia adotada pelo Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas é a de criar o envolvimento de professores e alunos no desenvolvimento de instrumentos de ensino que se baseiam na experiência e na capacidade de experimentação, assim como na busca por soluções e perspectivas a respeito da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Dessa forma, as estratégias de formação envolvem a construção de uma capacidade reflexiva a respeito das diferentes experiências desempenhadas no governo brasileiro.

Essa experiência pregressa dos alunos é aproveitada e abordada de forma que possa gerar recursos para a reflexão em sala de aula. Ademais, a perspectiva de formação busca integrar esse conhecimento anterior com novas perspectivas teóricas e práticas a respeito da gestão de políticas públicas. Essa experiência entra como insumo, de forma a compor um manancial de práticas que permeiam e explicam as teorias abordadas ao longo das disciplinas da grade curricular.

Nesse sentido, as disciplinas são direcionadas para o desenho de soluções reunindo o conhecimento acadêmico com o desenho prático de soluções para o governo. Para fortalecer esta perspectiva, busca-se uma abordagem que reúna teoria e prática, visando ao aperfeiçoamento das diversas carreiras envolvidas nas diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas ao longo do Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.  

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Grade curricular

O Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento é constituído por disciplinas e mecanismos de construção de competências orientados para a resolução de problemas concretos do setor público brasileiro. A estrutura curricular é dividida em disciplinas obrigatórias e optativas, conforme abaixo:

  • Créditos Disciplinas – 24 (360 horas)
  • Créditos Tese/Dissertação – 6 (90 horas)
  • Equivalência entre horas-aula e créditos – 1 crédito equivale a 15 horas

As disciplinas do Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas são distribuídas da seguinte forma: 

Disciplinas obrigatórias:

  • Fundamentos de avaliação e monitoramento
  • Análise de políticas públicas
  • Indicadores em políticas públicas
  • Desenho, gestão e implementação de sistemas de monitoramento e avaliação
  • Métodos qualitativos
  • Métodos quantitativos I
  • Comunicação e disseminação de estudos avaliativos
  • Seminário de pesquisa

Disciplinas optativas

  • Métodos quantitativos II
  • Métodos quantitativos III
  • Análise de custo e efetividade
  • Análise de dados espaciais
  • Análise de dados: big data
  • Avaliação de impacto
  • Ciências comportamentais aplicadas a políticas públicas
  • Métodos de coleta de dados
  • Sistemas de avaliação e monitoramento em perspectiva comparada
  • Avaliação em política econômica
  • Avaliação em políticas de educação
  • Avaliação em políticas de infraestrutura
  • Avaliação em políticas de saúde
  • Avaliação em políticas sociais
  • Técnicas de monitoramento de políticas públicas
  • Tópicos avançados em avaliação de políticas públicas

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Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

A qualificação dos projetos de TCC ocorrem até o final do 4º trimestre

São adotados como TCC:

  • Dissertação
  • Relatórios finais de avaliação de programas ou de políticas públicas
  • Revisão sistemática
  • Patente
  • Registros de propriedade intelectual
  • Projetos técnicos
  • Publicações tecnológicas
  • Desenvolvimento de processos e técnicas
  • Protocolo experimental ou de aplicação em serviços
  • Projeto de aplicação ou adequação tecnológica
  • Protótipos para desenvolvimento de programas ou de serviços públicos
  • Projetos de inovação tecnológica 

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Área de concentração e linhas de pesquisa

Área de concentração: Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas

O Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas visa a formar profissionais que dominem as técnicas de avaliação e a governança e gestão do processo de avaliação no contexto do setor público. Tem como objetivo dotar a Administração Pública Federal de competências técnico-políticas de gestão, por meio da formação de servidores públicos para um alto desempenho em funções de avaliação de políticas públicas.

O Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas deverá contribuir para que seus egressos sejam capazes de compreender, analisar e atuar, com ética e excelência, no tema da avaliação de políticas públicas em instituições do setor público e de problematizar seus desafios na promoção do desenvolvimento social, político e econômico do país. Dessa forma, a concepção do Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas volta-se à formação da capacidade crítica e inovadora de servidores públicos, constituindo um lócus de reflexão no governo federal sobre os desafios e processos em relação ao conhecimento sobre políticas públicas.

Linhas de Pesquisa

Métodos de avaliação, métodos de pesquisa 

A prática do monitoramento e avaliação de políticas públicas requer a construção de capacidades técnicas, métodos de pesquisa e saberes científicos voltados para a construção de conhecimento sobre políticas públicas. Nesse sentido, esta linha de pesquisa procura o desenvolvimento de métodos de avaliação e o domínio e uso de técnicas quantitativas e qualitativas voltadas para a análise de dados, construção de indicadores e conhecimento sobre políticas públicas. Esta linha de pesquisa busca, também, o debate e o fortalecimento sobre construção de evidências a respeito de políticas públicas, de modo a convergir estas técnicas e métodos de pesquisa em avaliação em conhecimento aplicado para a formulação e implementação de políticas públicas. 

 Governança de sistemas, modelos e práticas de avaliação

A prática do monitoramento e avaliação de políticas públicas ocorre em diferentes modelagens relacionadas a objetivos diferenciados de acordo com a política pública. Esta linha de pesquisa se dedica à pesquisa e desenvolvimento dos modelos de avaliação e monitoramento, problemas de políticas públicas e construção de marcos e planejamento de avaliação. Esta linha de pesquisa trata, também, da governança de sistemas de avaliação, tendo em vista sua estruturação institucional e processos de gestão inerentes ao planejamento da avaliação.

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Corpo docente

Corpo docente permanente:

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Regulamento e normas

 

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Processos seletivos

Em andamento

Não há processos seletivos abertos no momento.

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